Porque tirar o roteador da tomada?

Perguntado por: ulopes . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

Quando o roteador é ligado na energia por muitos dias seguidos, ele pode começar a apresentar problemas como lentidão e travamentos. Por isso, é recomendável desligar o seu roteador da energia quando você não for utilizar a internet, como quando você sair de casa ou quando for dormir por exemplo.

Hoje em dia, todos querem ficar conectados 24 horas, ainda mais com redes sociais, WhatsApp, trabalho remoto, estudo à distância etc. Isso significa que os provedores de internet disponibilizam tecnologias que caminham lado a lado com as novas demandas. Ou seja, seu Wi-Fi não vai estragar se ficar ligado direto.

A economia de energia não é tão grande assim, uma vez que em média um roteador consome 12W, deixando ele ligado 24 horas por dia, durante um mês, ele vai consumir 8,64 KWH o que corresponde a R$5,91 reais em média. Lembrando que o valor pode varias de acordo com a concessionária de energia que atende a sua região.

Evite colocar o roteador perto de obstáculos
Alguns objetos como espelhos, aquários, paredes ou vigas muito espessas, além de equipamentos que causam ruídos na rede, são como obstáculos que podem atrapalhar a transmissão do sinal.

Desligar o roteador da energia, esperar 2 minutinhos e voltar a liga-lo pode resolver a maioria dos problemas de sua conexão. É importante que você espere 2 minutos para que ele possa desconectar. Existem roteadores que são mais lentos e se você desliga e liga o roteador muito rápido, ele permanece conectado.

Apesar de parecer pouco, qualquer barreira que não seja papelão, pode atrapalhar a distribuição do seu sinal para os seus dispositivos, ainda mais se o aparelho não tiver antenas. A dica para esse caso, é deixar em cima de uma móvel alto, por exemplo, onde enxerga-lo não é tarefa fácil.

Mito. Pode ficar tranquilo(a): ter dispositivos wireless em casa não oferece danos à saúde. Todas as tecnologias sem fio trabalham com radiação eletromagnética, igualzinho a televisão — que faz parte dos lares brasileiros desde a década de 1950.

Equipamentos eletrônicos aquecem naturalmente devido a passagem de corrente elétrica. Porém, um superaquecimento pode causar danos irreversíveis ao roteador. Se sua conexão Wi-Fi estiver com problemas confira se seu roteador está esquentando demais.

As grandes fabricantes recomendam que os roteadores domésticos sejam trocados entre 2 e 3 anos de utilização.

Já no Brasil, o maior consumo de energia acontece no verão. E o motivo é um só: o ar condicionado, usado durante a temporada de calor pelas famílias.

Cada marca de roteador tem sua própria tela de configurações, de maneira que é impossível mostrar exatamente como tirá-lo do modo “economia de energia” para cada tipo de aparelho. Normalmente, você pode desativar a opção procurando pelas alternativas “modo ecológico”, “economia de energia” ou “nível de transmissão”.

Este aparelho de cozinha gasta muita energia e, se ficar ligado na tomada, pode gastar mais de 3W por hora. Apesar de dizerem que essas TVs mais modernas economizam energia, devemos considerar painéis de luz, sensores e outros recursos que fazem com que a televisão desligada possa consumir 3W por hora.

Por isso, o procedimento padrão realizado pelas operadoras é reiniciar o roteador desligando ele por pelo menos 30s. Então, manter o aparelho sempre ligado não é o ideal para seu melhor funcionamento. O recomendado é que você reinicie ele pelo menos 1 vez por semana em caso de lentidão e travamentos na internet.

A verdade é que o carregador sempre vai consumir energia mesmo sem uso, ou seja, ainda que não esteja conectado ao aparelho, a fonte puxa alimentação, mas não há motivos para se preocupar. Na prática, é um consumo de stand by bem pequeno.

4,30 kWh

Muita gente não sabe, mas o aparelho de televisão é um dos que mais consome energia. De acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o consumo mensal de uma TV de 20 polegadas que fica constantemente no modo stand by é de 4,30 kWh. Em regra geral, quanto maior ela for, maior será o seu consumo.

E sabe por quê? Com o roteador sempre ligado sua internet fica mais sensível a picos e oscilações de energia. Isso pode acabar influenciando em travamentos no Wi-Fi. Por isso, o procedimento padrão realizado pelas operadoras é reiniciar o roteador desligando ele por pelo menos 30s.

Vilões do Wi-Fi: 8 objetos que prejudicam o sinal da internet

  1. Espelhos. Superfícies de metal são excelentes refletoras de sinal de Wi-Fi. ...
  2. Aquários. ...
  3. Micro-ondas e dispositivos sem fio. ...
  4. Telas de LCD. ...
  5. Paredes. ...
  6. Cabos desprotegidos. ...
  7. Secadores de cabelo. ...
  8. Geladeiras e máquinas de lavar roupas.

O roteador tem que ficar na parte de cima, porque ele funciona com ondas de rádio. Se ele ficar embaixo, as ondas de rádio que ele fornece terão dificuldades em se propagar para cima, e a intensidade do sinal será prejudicada.

Desconecte os cabos de alimentação e Ethernet do modem. Alguns modelos têm pilhas de reserva, que também precisam ser removidas. Aguarde de dois a três minutos para que o modem seja totalmente desligado. Todas as luzes precisam estar apagadas.

Ao optar por manter os dados móveis sempre ligados, o utilizador pode acabar por gastar todos os dados do plano que contratou com a sua operadora e pode ter surpresas desagradáveis, quer na fatura final, se não tiver imposto um gasto fixo, quer durante a utilização, se estiver a enviar um ficheiro importante e a ...

esta oscilação de energia pode danificar os equipamentos (fonte interna ), se pode deixar os equipo ligado nele melhor. e a questão de desligar e ligar pela manhã vai economizar um pouco na fatura de energia. espero ter ajudado.