Porque tirar a casca do grão de bico?

Perguntado por: ngalvao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Sua casca é rica em fibras. No entanto, por concentrar também substâncias que dificultam a absorção de nutrientes, a maioria das receitas pede a semente descascada.

A recomendação de ingestão diária das leguminosas, incluindo o grão-de-bico, é de 3 colheres de sopa, podendo ser usado em saladas, pastas, sopas, sobremesas e ainda pode ser usado como base para preparo de pães, bolos, hambúrgueres, massas e pizzas.

Uma contraindicação do uso de grão-de-bico está ligada aqueles pacientes que são intolerantes ao consumo de fibras, podendo gerar desconforto abdominal e acúmulo de gases.

O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas. Troque a água também antes de cozinhá-lo bem.

Por fim, você pode comer grão-de-bico diariamente e a recomendação é uma concha média. Segundo o nutrólogo Jô Furlan “o grão de bico é muito rico em carboidratos e comer muito pode engordar. Assim, é um alimento que precisa ser consumido com moderação”.

Os anti-nutrientes são substâncias que atrapalham a digestão e absorção dos nutrientes e é por isso que grãos que não são deixados de molho costumam dar muitos gases. Por isso antes mesmo de aprender como cozinhar grão-de-bico, você precisa aceitar que o processo de deixar de molho é fundamental.

Bem Estar - Grão de bico substitui bem o feijão; tem mais ferro, cálcio e carboidrato.

Por ser um alimento que fermenta o intestino, o grão-de-bico pode causar gases. O ideal é evitar ou comer poucas quantidades para quem tem propensão a esse tipo de desconforto. Ele também não deve ser consumido por quem possui diverticulite, uma doença intestinal.

Na panela convencional, o grão-de-bico leva 1 hora para cozinhar em fogo baixo — sem o bicarbonato de sódio no demolho o tempo de cozimento aumenta para 1 hora e 30 minutos. Para 1 xícara (chá) de grão-de-bico seco, conte 2,5 litros de água para o cozimento.

Em seguida, é preciso deixar os grãos de molho em água fria por, no mínimo, 12 horas. Esse processo hidrata o grão, o que facilita o cozimento e garante a mesma textura em todos os grãos. Feito isso, saiba como preparar o grão-de-bico de diferentes formas.

O grão-de-bico contém triptofano, um aminoácido que participa da produção de serotonina – neurotransmissor conhecido por melhorar o humor, proporcionar boas noites de sono e conferir sensação de relaxamento e bem-estar.

Além disso, é recomendável investir em cereais, desde que integrais; legumes e verduras (especialmente as folhosas); além de leguminosas (feijões, ervilhas, grão de bico, lentilhas).

33

Grão de bico - índice glicêmico: 33 (Baixo)

Aveia

1º – Aveia
“De acordo com estudos, quatro colheres de sopa diárias já trazem esses benefícios”, diz a nutricionista. A aveia também é fonte de micronutrientes como ferro, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B, fósforo e zinco.

Os benefícios do grão-de-bico
O alimento é rico em fibras e proteínas, assim atua na prevenção da diabete e faz bem pra digestão. Além disso, ajuda a manter a sensação de saciedade e atua na manutenção do peso, controla os níveis de açúcar no sangue, protege contra doenças como câncer e problemas cardíacos.

Aquafaba é a água residual obtida após o cozimento do grão-de-bico na água. Recentemente, foi demonstrado que esta solução produz espumas e emulsões estáveis e pode atuar como espessante.

São alimentos substitutos: ervilha, grão de bico, lentilha e soja (entretanto não recomendo consumo frequente da soja).