Porque testosterona cai cabelo?

Perguntado por: eesteves9 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Ao atingir a raiz do cabelo, a testosterona sofre a ação de uma enzima. Como consequência dessa reação surgem substâncias que vão reduzir a velocidade de multiplicação das células da raiz ou mesmo provocar a morte delas. O resultado é que o cabelo fica mais fino e seu crescimento mais vagaroso.

Atualmente, o tratamento mais conhecido para impedir que a testosterona vire DHT é o uso de inibidores de 5AR. Eles atuam impedindo que a enzima chegue até o hormônio e faça a conversão. Os mais famosos atualmente são a finasterida e a dutasterida.

Saiba que o hormônio masculino testosterona e calvície tem uma relação. A testosterona pode afinar os fios e aumentar a queda capilar com redução do tempo de crescimento dos cabelos. A progressão do problema em pessoas predispostas leva ao desaparecimento do fio e a calvície.

Hormônios andrógenos como testosterona, DHEA, são os hormônios principais que ditam crescimento de cabelo.

hormônio DHT

No organismo humano, o hormônio DHT é produzido pela mesma enzima que auxilia no crescimento dos novos fios de cabelo.

Existem muitos sintomas que podem ser alertados sobre os níveis de testosterona no organismo. Nos homens as mais comuns são fadiga, diminuição de energia e disfunção erétil. Enquanto nas mulheres, a oleosidade da pele, acnes e aumento de pelos no corpo.

A calvície é uma condição que afeta mais os homens, pois a queda dos cabelos está diretamente associada à presença dos hormônios sexuais masculinos, de modo especial à presença da testosterona. As mulheres também produzem esse hormônio, mas em quantidade bem pequena.

Publicado na revista científica Archives of Sexual Behavior, um novo estudo não encontrou nenhuma relação entre a quantidade de pelos faciais e a autopercepção de dominância em homens e seus níveis de testosterona.

Como aumentar a testosterona de forma natural

  1. Perca peso. O peso em excesso não ajuda. ...
  2. Exercícios de alta intensidade e treinos de força. Os exercícios de alta intensidade aumentam os níveis de testosterona e previnem a sua deterioração. ...
  3. O zinco é um bom aliado. ...
  4. Reduza o stress. ...
  5. Estímulos sexuais.

SINTOMAS DE ” TESTOSTERONA BAIXA
Quando existe uma redução dos níveis de testosterona além de certo ponto, é frequente encontrarmos sintomas como: Redução da libido (vontade de fazer sexo). Diminuição da qualidade ou frequência das ereções. Redução da massa muscular e aumento da quantidade de gordura corporal.

A testosterona ajuda a produzir proteínas e é essencial para o comportamento sexual normal e para as ereções. Também afeta muitas atividades metabólicas, como produção de células do sangue na medula óssea, formação do osso, metabolismo de lipídios, metabolismo de carboidratos, função hepática e crescimento da próstata.

Sinais e sintomas de testosterona baixa

  1. Diminuição da libido;
  2. Disfunção erétil;
  3. Diminuição das ereções espontâneas matinais;
  4. Dificuldade de atingir o orgasmo;
  5. Diminuição das fantasias sexuais.

Além de hormônios, os genes estão relacionados a essa alopecia. Mesmo assim, a ausência do fator hereditário não impede o surgimento do quadro. Por exemplo, um paciente pode ter calvície sem ter ninguém calvo na família.

Então, se o problema principal da queda de cabelos for por questões de desequilíbrio hormonal, o desconforto de ver os fios soltos na escova ou espalhados pelo chão podem ser sanados com a remodulação de hormônios com bioidênticos e terapia Antiaging.