Porque Testemunha de Jeová não doa órgãos?

Perguntado por: uoliveira9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

A recusa em se submeter a procedimento médico por motivo de crença religiosa configura manifestação da autonomia do paciente, derivada da dignidade da pessoa humana.

As Testemunhas de Jeová não fazem uso do sangue de nenhuma das formas. O ordenamento jurídico brasileiro não possui lei ou norma que obriguem um paciente a submeter-se à transfusão sanguínea e tampouco que obriguem um médico omitir-se diante da vontade de tal paciente.

Em resumo, a Testemunha de Jeová não proíbe o consumo de álcool, mas adverte contra o abuso de bebidas alcoólicas. Os membros da Testemunha de Jeová são aconselhados a seguir as instruções da Bíblia sobre o consumo de álcool e a evitar o abuso de bebidas alcoólicas.

Mas por que eles não comemoram? - Embora Testemunhas de Jeová respeitem os que desejam celebrar essa data, alguns fatos os levaram a não celebração. “Por exemplo, a bíblia não diz que os apóstolos e os primeiros discípulos de Jesus comemoravam o Natal.

Com base nesse pensamento, as testemunhas de Jeová declaram que esse tipo de comemoração é um erro, em especial, porque acreditam que o seu objetivo é idolatrar o aniversariante.

Como se organizam? Organizam-se em congregações e cada uma é supervisionada por um grupo de anciãos, que não recebem salário. Aliás, este é um dos fatores que dizem justificar a boa saúde financeira.

Em relação às Testemunhas de Jeová, estas possuem orientação no sentido de que a atividade policial não deve ser desenvolvida pelos seus membros em razão do uso da arma de fogo. Além disso, entendem que ao fazer uso da arma a pessoa será culpada pelo sangue, sendo que somente o Dador da vida está autorizado a tirá-la.

As Testemunhas de Jeová reivindicaram em 2022 mais de 8,6 milhões de membros ativos em 239 países (1,2 milhão apenas nos Estados Unidos).

Sua religião proíbe a doação de órgãos.
Já os hindus, testemunhas de Jeová, Jesus Cristos dos Santos do Últimos Dias (Mórmons) e a Igreja Pentecostal acreditam que a decisão é de inteira responsabilidade do indivíduo, mas não se opõem ao transplante. Os testemunhas de Jeová são contrários apenas à transfusão de sangue.

A partir da análise dos artigos científicos que abordam tratamentos alternativos à transfusão de sangue em Testemunhas de Jeová, verificou-se que na contemporaneidade são utilizadas diversas alternativas à transfusão sanguínea, como a eritropoietina ou a hemodiluição normovolêmica aguda.

Nesse sentido creem que os ensinamentos bíblicos os ordenam a se abster de sangue (Gênesis 9:4; Levítico 17:10; Deuteronômio 12:23; Atos 15:28, 29). Mais do que isso, segundo o texto Sagrado, Deus revela que o sangue é vida e esta dádiva somente a Ele pertence.

Praticantes da religião Testemunhas de Jeová não comemoram aniversário, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, entre outras datas festivas. Para eles, qualquer celebração só pode ser para Deus.

Ele ressalta que a organização religiosa Testemunhas de Jeová se baseia nas escrituras sagradas em seu trabalho para manter as famílias unidas.

Os seguidores da religião Testemunha de Jeová não podem receber transfusão de sangue em qualquer procedimento médico, ainda que com a vida em risco.