Porque Tenório casou com Maria Bruaca?

Perguntado por: uramos . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

Tenório se casou com ela por interesse, de olho nas propriedades do sogro. Ele, porém, passa a tratá-la mal assim que uma geada destrói as plantações e, consequentemente, a fortuna da família. Em 2022, a personagem ficou a cargo de Isabel Teixeira.

Tenório (Murilo Benício) descobrirá a traição de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) em Pantanal. O fazendeiro se esconderá atrás de uma parede e ouvirá Zefa (Paula Barbosa) conversar com Alcides (Juliano Cazarré) no galpão. A empregará aconselhará o peão na novela das nove da Globo a se mandar antes que vire defunto.

Maria Bruaca (Isabel Teixeira) será raptada, ameaçada e torturada por Tenório (Murilo Benício) O pistoleiro contratado por Tenório (Murilo Benício) cairá morto em Pantanal, mas nem por isso o grileiro desistirá de vingar seus chifres.

Ardiloso e com os olhos vermelhos de raiva, Tenório encurralou o casal no galpão dos peões onde decidiu então torturá-los de uma das formas mais violentas.

No entanto, devido à repercussão negativa da cena na época, o autor da novela, Benedito Ruy Barbosa, alterou o desfecho do peão. Ele reverteu a castração, de forma que Alcides não perdeu seu órgão genital.

É que o assassinato do fazendeiro dará origem à vingança de Renato (Gabriel Santana), filho de Tenório com Zuleika (Aline Borges). Revoltado, o rapaz vai prometer justiça. Quem mata Tenório é Alcides, com a ajuda de Zaquieu (Silvero Pereira).

Zaquieu também incentiva o casal eles decidem ir embora do Pantanal. Sendo assim, Alcides e Maria se mudam para o Sarandi para recomeçar suas vidas. Eles voltam apenas no último capítulo da novela para participar do casamento entre Leôncio e Filó (Dira Paes).

Maria (Isabel Teixeira) e Alcides (Juliano Cazarré) durante casamento no final de Pantanal. Autor responsável pelo remake de Pantanal, Bruno Luperi decidiu colocar as mãos no final de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Alcides (Juliano Cazarré), um dos casais mais queridinhos pelo público.

Em Pantanal, Zuleica é desmascarada e desprezada por Tenório
A paulistana conheceu o coronel e, logo em seguida, descobriu que estava grávida em decorrência de um estupro sofrido. Ao invés de contar a verdade, ela se deitou com o amante e o fez acreditar que o filho era dele.

Tenório (Murilo Benício) perderá as estribeiras ao se deparar com mais uma traição em Pantanal. Ele descobrirá que Zuleica (Aline Borges) lhe enganou a vida inteira em relação à paternidade de Marcelo (Lucas Leto). O agrônomo não é filho biológico do bigodudo, e a revelação abalará o vilão na novela das nove da Globo.

Leia+: Encontro de intérpretes de Maria Bruaca contou com mais surpresas. Veja! Na primeira versão da novela, exibida pela TV Manchete em 1990, após ser expulsa, a dona de casa interpretada pela atriz Ângela Leal passou a morar no barco, motivo esse que levou os moradores da região a chamá-la de “Maria da Chalana”.

O que Tenório fez com Alcides em cena tensa de "Pantanal"
O peão, então, deixa claro que foi abusado sexualmente.

Segundo o Notícias da TV, Zuleica e Maria Bruaca viverão juntas na fazenda de Tenório – sem o vilão, claro. As duas ficarão no controle dos negócios da família, ao lado dos filhos. Em recente entrevista, Aline Borges comentou com felicidade o desfecho que sua personagem ganhou.

Para sacramentar sua sentença e continuar a sequência da cena que emocionou quem acompanha o folhetim, o Velho do Rio (Osmar Prado), em forma de sucuri, enrola o corpo de Tenório e o leva para o fundo das águas, determinando a morte do personagem.

O que se mostrou foi um pedaço de madeira aquecido na fogueira, com o qual Tenório bateu em Alcides. Ele grita uma vez, e grita de novo quando supostamente é penetrado, mas ninguém vê o que de fato ocorreu.

Na reta final de Pantanal, Tenório (Murilo Benício) quer deixar uma marca de vingança em Alcides (Juliano Cazarré). Como resposta ao caso do peão com Maria Bruaca (Isabel Teixeira), Tenório tortura e estupra o empregado. O próprio Tenório vai estranhar a reação amena de Alcides.

Alcides (Juliano Cazarré) ficará traumatizado após ser estuprado por Tenório (Murilo Benício) nos últimos capítulos da novela "Pantanal". Na versão original, o vilão tentava castrar o peão, mas o remake mudou a castração para um estupro.

As câmeras focaram no desespero de Mari bruaca que viu tudo do outro lado da porta, afinal estava trancada. Mais tarde, para a felicidade de ambos, Alcides descobre que a castração não deu certo. O peão não revela detalhes para a amada, mas diz que "não foi capado" e os dois comemoram.

Confirmado pelo diretor de Pantanal, Alcides foi estuprado por Tenório, e não capado.

O autor Bruno Luperi, responsável pelo roteiro da novela e neto de Benedito Ruy Barbosa, que escreveu a obra original, já garantiu que não haverá a castração de Alcides. Nesta versão, o personagem será vítima de violência sexual e a ação não será explícita e tão violenta quanto ocorreu anteriormente.

O final do Velho do Rio tem relação com a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira). Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite.