Porque tenho os dedos tortos?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Dedos que começam a entortar sem causa aparente precisam de avaliação médica rápida, pois podem ser sintomas de algo mais grave, como um derrame. Tanto a artrite como a artrose são doenças tratadas pelo médico reumatologista, mas o acompanhamento com um ortopedista é importante.

(Contratura de Dupuytren; Fibromatose palmar)
A contratura de Dupuytren desenvolve-se em pessoas predispostas geneticamente. Normalmente, os sintomas incluem a formação de um nódulo na palma da mão e a curvatura dos dedos. Os médicos baseiam o diagnóstico em um exame da mão.

Na fase inicial, ela pode se apresentar de forma mais intensa ao acordar e diminuir ao longo do dia. Também são sinais comuns da artrose dos dedos das mãos a rigidez, dificuldade para realizar movimentos simples, como pegar um objeto ou digitar, por exemplo, inchaço, rigidez e formigamento nos locais afetados.

Por sua vez, a artrose nas mãos afeta diretamente as articulações entre os ossos metacarpianos e as falanges.
...
Os principais sintomas são:

  • inchaço nos dedos;
  • perda de flexibilidade;
  • dor nas mãos ou dedos;
  • rigidez nas articulações;
  • formigamento nas mãos ou dedos.

Varia também com o hospital e equipe médica. Contudo, o padrão é 4000-9000 do hospital, mesmo valor para a equipe médica, e material é muito variável, indo desde 3000 até 20000 reais ou mais, dependendo da cirurgia. Pessoas idosas podem ter de ficar na UTI, então teria de acrescentar de 5000 a 10000 reais a mais.

O dedo em gatilho, também conhecido como dedo engatilhado ou tenossinovite estenosante, é uma inflamação do tendão responsável por dobrar o dedo, que faz com que o dedo afetado fique sempre dobrado, mesmo quando se tenta abri-lo, causando dor intensa na mão.

O dedo em martelo ocorre geralmente quando há ruptura do tendão que prende o osso ao músculo da ponta do dedo. Este tendão (chamado o tendão extensor) é usado para endireitar a ponta do dedo. Geralmente, o tendão é rompido quando uma força faz com que a ponta do dedo se dobre para trás mais do que o normal.

A síndrome de Raynaud secundária à doença do tecido conjuntivo pode progredir para gangrena dolorosa dos dedos; a síndrome de Raynaud secundária à esclerodermia tende a causar úlceras infectadas e extremamente dolorosas nas extremidades dos dedos. As pontas de múltiplos dedos são cianóticas.

“Ela pode ser resultado de infecções, traumas ou doenças autoimunes”, explica o reumatologista Ari Halpern, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A artrose, por sua vez, é uma degeneração que começa na cartilagem entre as juntas e os ossos, processo que dificulta a movimentação.

Uma das causas principais é a exposição ao frio. Assim, pessoas que vivem em locais com temperatura mais amena ou que se expõem a temperaturas mais geladas (lavando louça com água fria ou manuseando gelo) podem apresentar a síndrome de Raynaud.

Para impedir o desenvolvimento da artrose, é importante evitar a sobrecarga das articulações. Movimentos simples, como dobrar e esticar o punho e os dedos lentamente e repetidamente e realizar movimentos nos punhos são alguns exemplos.

Exames de imagem que auxiliam no diagnóstico da artrose
Além da consulta ao médico, há exames de imagem que auxiliam no diagnóstico, como é o caso do raio-X e da ressonância magnética.

Causas para a artrose nas mãos
Talvez sejam anormalidades sutis, como pequenos defeitos na superfície articular, que levem ao desgaste na cartilagem. Ainda mais, outras causas comuns são: obesidade, esforços físicos repetitivos com a mão e esportes que geram grande impacto.

A artrose é uma das mais comuns doenças reumáticas, que acomete tanto homens quanto mulheres, principalmente na terceira idade.

Uma das causas mais comuns na maioria das pessoas é o desgaste natural das articulações, mas é possível ser causada também por excesso de peso, super uso, idade, traumatismo, fator genérico e devido a fungos, bactérias e vírus que se instalam através da corrente sanguínea gerando a inflamação.

Como identificar os sinais de artrose?

  1. Dor;
  2. Rigidez localizada;
  3. Inchaço;
  4. Redução da mobilidade;
  5. Deformidade na articulação que foi afetada.