Porque tenho medo de tempestades?

Perguntado por: ndantas2 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

O Medo de Tempestade e Fenômenos da Natureza está sempre relacionado a um ou mais eventos traumáticos ocorridos em algum momento da vida. Essas memórias traumáticas ficam armazenadas em nosso banco de memórias, passando a influenciar o nosso inconsciente.

No momento, a abordagem mais indicada para o tratamento desse tipo de fobia é a terapia cognitivo comportamental. O terapeuta irá te educar sobre o que é uma fobia específica, bem como irá prepará-la para as técnicas que poderão ser utilizadas no seu caso.

Sintomas de Fonofobia

  1. Desejo de fulga.
  2. Medo de som alto.
  3. Sudorose excessiva (suor em excesso)
  4. Batimentos cardíacos irregulares.
  5. Náuseas e tontura.
  6. Ataque de pânico.
  7. Desmaios.
  8. Fortes oscilações do humor.

Concentre-se em sua respiração, muitas pessoas hiperventilam em situações de estresse, controle sua ansiedade, pense com clareza sobre qual a melhor maneira de lidar com a situação. Lembre-se das coisas simples como vestir agasalhos e anorak para se proteger do frio.

Chuvas e tempestades
Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia. Se estiver fora de casa, procure locais onde possa se abrigar, como lojas e outros locais cobertos que podem ser uma opção na hora de se proteger durante uma tempestade.

Esta e outras fobias, como a brontofobia (fobia de tempestades), anemofobia (fobia de rajadas de vento) podem promover a perda de capacidade de condução pelos condutores, fomentando a insegurança.

A astrofobia é o medo irracional, fóbico, de raios e de trovões que, segundo pesquisas recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), afeta, aproximadamente, 5% da população mundial.

Ainda que não tenha uma causa determinada, as fobias surgem em decorrência de um conjunto de fatores interligados. Influências genéticas, de cunho familiar, comportamentais e também do ambiente social merecem consideração.

(2007), a entomofobia que é o medo de insetos, costuma se desenvolver na infância e é considerada o tipo mais comum entre as chamadas fobias específicas. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é tomar conhecimento da proporção de indivíduos que têm medo específico de insetos e aracnídeos.

Uma tempestade isolada pode durar de uma a algumas horas (cerca de 80% duram menos de três horas), tem um diâmetro de 10 a 20 km, alcança altitudes de 6 a 20 km (cerca de 50% ultrapassa 15 km de altura) e move-se com velocidade de até 50 km/h.

Durante as tempestades fique em casa. Saia somente se for absolutamente necessário. Não retire nem coloque roupa em estendedores (varais) de arame durante a tempestade. Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas.

A astrofobia pode ser tratada com tratamento psiquiátrico, psicológico e em casos mais graves com remédios para ansiedade para evitar que o transtorno atrapalhe o dia a dia do seu portador.

Sentir incômodo com ruídos excessivamente altos é natural. Contudo ter intolerância a barulhos comuns do dia a dia não é. Essa sensibilidade ao som é conhecida com hiperacusia e causa transtornos na vida de quem sofre com a condição. A hiperacusia é a sensibilidade anormal aos sons de baixa e média intensidade.

De forma resumida, quem sofre com esse distúrbio tem, literalmente, medo de barulho. Isso se dá devido a uma alteração psicológica, que faz com que a pessoa tenha sintomas de ansiedade — como palpitações no coração, boca seca e transpiração excessiva — ao ouvir sons altos.

A misofonia causa intenso incômodo ao ouvir sons de volume baixo e repetitivos, como a mastigação, o engolir, o mascar chiclete, o tossir ou pigarrear, o estalar os lábios, e o clique de uma caneta. A misofonia está diretamente relacionada ao significado do som.

Preste atenção à umidade.
A umidade alta indica que vai chover; fique de olho em outros sinais causados por ela, como se o seu cabelo começar a ficar com frizz, se as folhas ficarem onduladas e se a madeira dos objetos e móveis se expandir. Tudo isso indica que uma tempestade está a caminho.

Não use o telefone celular para fazer ou receber ligações, se estiver conectado na instalação elétrica, durante uma tempestade ou com relâmpagos em dia chuvoso. Pode-se correr o risco de acontecer a explosão da bateria, de levar um choque, sofrer queimaduras e até mesmo a morte provocada por uma descarga elétrica.