Porque tenho dificuldade em entender o que leio?

Perguntado por: ebarbosa . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Uma das maiores dificuldades de quem precisa ler muito é a falta de concentração. Quem tem dificuldades para interpretar textos e fica lendo e relendo sem entender nada pode estar sofrendo de um mal que vem crescendo na população da era digital.

Dislexia. O mais conhecido entre os transtornos de aprendizagem é também um dos mais banalizados. O uso irônico e equivocado do termo “disléxico” causa certa confusão quanto ao real significado do diagnóstico.

O que pode causar o DPAC
As principais causas são: Problemas durante a gestação e o nascimento. Otites frequentes durante os primeiros anos de vida. Falta de estimulação auditiva durante a primeira infância.

As dificuldades de compreensão podem estar relacionadas a problemas de atenção, dificuldade em discriminar sons, dificuldades no entendimento da gramática, dificuldades no entendimento do aspecto pragmático da comunicação e dificuldades cognitivas mais gerais.

Onde fazer o teste para TDAH
O primeiro passo para fazer o teste para TDAH é agendar uma consulta com um profissional médico ou de saúde mental. Um diagnóstico clínico algumas vezes envolve a coleta de informações de várias fontes, incluindo professores, pais ou cuidadores.

Pessoas com dislexia apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos lingüísticos relacionados à leitura. O disléxico tem dificuldade para associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal.

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência.

O nome dado as pessoas que leem mentes é telepata.

A esquizofrenia pode ser confundida, por exemplo, com o transtorno bipolar, o autismo e até com a depressão.

A dislalia (do grego dys + lalia) é um distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. Basicamente consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os ordenadamente.

O transtorno da personalidade esquizoide é caracterizado por um padrão generalizado de distanciamento e desinteresse geral pelos relacionamentos sociais e uma gama limitada de emoções nas relações interpessoais. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com terapia cognitivo-comportamental.

5 dicas para aprender melhor e mais rápido

  1. Aproveite os vários métodos para aprender. Cada pessoa aprende de um jeito. ...
  2. Tome notas escritas à mão ao estudar. ...
  3. Não ignore a importância de revisar após estudar. ...
  4. Crie um plano de estudos. ...
  5. Para as matérias mais difíceis, ensine alguém.

Descubra 8 técnicas para estudar e aprender mais rápido!

  1. Busque seu horário mais produtivo. ...
  2. Lembre-se de realizar pausas. ...
  3. Elabore resumos de conteúdos e mapas mentais. ...
  4. Ensine outras pessoas. ...
  5. Faça simulados sobre o assunto que está estudando. ...
  6. Pratique atividades físicas. ...
  7. Mantenha o foco. ...
  8. Faça revisões periódicas.

A falta de atenção e concentração pode ter vários motivos: problemas emocionais, quadros psiquiatricos, neurológicos, etc. Devido a isto seria indicado você buscar uma ajuda profissional para entender as causas desses problemas.

Para desenvolver a compreensão da leitura é muito importante dar o exemplo: se o seu filho o ver a ler, ele vai querer ler também. Além disso, para promover a leitura em casa, você pode encher as estantes de livros e ordená-los de acordo com o nível de leitura do seu filho.

Confira abaixo:

  1. Leia com um dicionário por perto. Não existe mágica para atingir a primeira etapa, a da pré-compreensão. ...
  2. Faça paráfrases. ...
  3. Leia no papel. ...
  4. Reserve um tempo do seu dia para ler devagar.