Porque tenho a sensação de que ninguém gosta de mim?

Perguntado por: ipadilha . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

"Achar que ninguém gosta de você" pode estar relacionado com diferentes quadros clínicos, incluindo quadros de ansiedade, porém você tem duas opções, uma delas é explicar em que situações isso acontece; ou então buscar diretamente um psicólogo para tratar dessas interpretações.

A pessoa em estado depressivo encara a vida de forma pessimista e costuma acreditar que os outros não gostam dela. Quando alguém tem baixa autoestima ou passou por várias decepções, por exemplo, também é comum ter o mesmo pensamento.

O complexo de inferioridade aparece quando a pessoa realmente acredita que não tem tanto valor quando se compara a outro indivíduo, chegando ao ponto, inclusive, de “provar” que é inferior ao outro.

Normalmente, quando começamos pensar que ninguém se interessa pela gente, no fundo, existe uma questão com a gente mesmo. O primeiro passo é olhar para dentro, analisar como está a sua relação com você mesmo, e, se não tiver legal, entender o que pode ser feito para ficar legal.

Mania de perseguição faz paranoia “bater à porta” e parecer que todos te odeiam. Situação pode estar ligada a diversos quadros de saúde, como ansiedade, esquizofrenia e transtorno de personalidade. Às vezes parece que o mundo se virou contra a gente e a sensação é de estar sendo perseguido por tudo e todos.

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.

A baixa autoestima está ligada à falta de confiança em si mesmo para realizar tarefas do dia a dia e se relacionar de modo geral, seja com amigos, família ou no trabalho. É muito comum associarmos a baixa autoestima com o corpo.

Incapazes de sentir empatia pelos outros, pessoas com essa característica tendem a ser manipuladoras, pouco confiáveis e desprezar os sentimentos e interesses dos demais. Por fim, há o maquiavelismo, que implica em atitudes cínicas e criação de estratégias para beneficiar os próprios interesses.

Esse comportamento é uma resposta mal adaptada a repetidas situações de falha ou de incapacidade de atingir suas expectativas, provavelmente associadas com relacionamentos ruins (inclusive familiares). Você poderia buscar ajuda de um psicólogo nesse momento, é o melhor que você poderia fazer para se ajudar.

A pessoa indiferente propositalmente ignora a outra ou deixa de demonstrar emoções acerca de seu comportamento ou personalidade. É comum esse cenário ocorrer em relacionamentos afetivos, após o término, relações familiares e amizades. Outra justificativa para a indiferença é a timidez excessiva.

“A síndrome do impostor é caracterizada por pessoas que têm tendência à autossabotagem. Então, o indivíduo constrói, dentro da cabeça dele, uma percepção de si mesmo de incompetência ou insuficiência. Naturalmente, todo o cérebro humano possui essa pré-disposição a colocar essa sensação de incapacidade e demérito.

Me sinto insuficiente. Como mudar esse humor?

  1. Sentimento comum. “Às vezes, me sinto insuficiente”. ...
  2. Conversas com pessoas próximas. ...
  3. Prática de atividade física. ...
  4. Meditação. ...
  5. Contato com a natureza. ...
  6. Algo positivo que você goste. ...
  7. Ajuda especializada.

A sensação de vazio é incômoda, porém muito comum. Muitos já sentiram o estranho sentimento de vazio interior em algum momento da vida.
...
Como se livrar da sensação de vazio

  1. Reconheça o problema. ...
  2. Elimine a culpa. ...
  3. Preste a devida atenção a si mesmo. ...
  4. Reencontre o gosto pela vida. ...
  5. Busque ajuda.

Repetir afirmações sobre aceitação e tolerância pode ajudá-lo bastante. Exemplos incluem: "Eu sei que sentir culpa é difícil, mas eu posso lidar com ela." "É difícil, mas eu posso aceitar o que aconteceu, em vez de evitar o sentimento e fingir que as coisas não são como são."

Busque ajuda. Se você não conseguir encontrar motivos para gostar de si mesmo sozinho, você pode recorrer a ajuda de psicólogos. A falta de amor-próprio pode causar depressão, ansiedade, transtorno do pânico, distúrbios alimentares e outras condições de saúde mental graves.

1. Gente como a gente. Segundo estudo publicado no site científico da Associação Americana de Psicologia as pessoas tendem a sentirem mais atração por pessoas semelhantes a ela. Gostos musicais, idade, valores e experiências de vida, tudo isso em comum pode despertar alguma chama no crush.

O conceito de assexualidade
Ou seja, a pessoa não se sente atraída por ninguém, nem age por um desejo erótico.

A dificuldade em socializar pode sim ser um transtorno, o qual tem a possibilidade de evoluir e trazer maiores problemas ao paciente. Dito isso, o mais indicado é buscar por especialistas para realizar o correto diagnóstico. Nesse momento, o ideal é pesquisar em um local confiável.