Porque tendinite piora à noite?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

Isso porque quando a articulação está em repouso, o desconforto fica mais perceptível ao paciente e a dor se intensifica, já que músculos e tendões estão relaxados. A tendinite é, justamente, um processo inflamatório que atinge um tendão, estrutura formada por fibras e responsável por conectar os músculos aos ossos.

Sendo assim, a prática de exercícios físicos como corridas, basquete e vôlei pode sobrecarregar os tendões e causar a tendinite. Além disso, os indivíduos que apresentam sobrepeso, obesidade ou têm uma musculatura fraca e pouco trabalhada também podem desenvolver a tendinite com mais facilidade.

Como tratar a inflamação nos tendões?

  1. repouso com ajuda de tipoia, se a região afetada for ombro ou punho;
  2. acupuntura;
  3. fisioterapia e alongamentos;
  4. atividades de reforço muscular supervisionado;
  5. melhoria de ergonomia no trabalho para correção da postura;
  6. aplicação de gelo.
  • Holistix.
  • Forever Liss.
  • Use Orgânico.
  • Hopper.
  • Vollo.

Gelo. Fazer compressa de gelo também pode ser indicado no tratamento da tendinite nas mãos. O objetivo principal é diminuir a dor e o inchaço, sintomas comuns da tendinite. As compressas podem ser feitas de três a quatro vezes por dia, conforme orientação médica.

O repouso segue sendo o tratamento mais adequado para a melhora. A inflamação pode originar-se do esforço por algum movimento, bem como o esforço do sistema imunitário para combater e eliminar infecções. Por isso, é importante que se dê um tempo para o corpo.

No caso da tendinite, pelo fato de ela ser considerada uma doença ocupacional, isso faz com que o requisito da carência seja dispensado. Agora, se você possui tendinite, mas a origem da doença não tem qualquer relação com o seu trabalho e as atividades que você desempenha, não se trata de doença ocupacional.

O principal tratamento caseiro é feito com compressa para tendinite. As compressas de gelo ajudam a aliviar a dor e a inflamação no local. Como são feitas as compressas de gelo? Você pode colocar algumas pedras de gelo em toalha fina e deixá-la repousar em cima do local afetado por até 20 minutos seguidos.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

Muito comum no ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo, a tendinite pode ser ou aguda (história de dor recente – até 45 dias), ou crônica. “Geralmente, se manifesta pela presença de dor no local, que pode irradiar para toda a musculatura ao redor.

Doenças inflamatórias, além dos movimentos repetitivos como os realizados durante a digitação e esforços repetitivos e intensos, podem causar a inflamação deste conjunto de tendões do antebraço e do punho, estabelecendo a conhecida "tendinite" ou "tenossinovite".

Além disso, quando a tendinite não é tratada corretamente, ocorre um processo de degeneração do tendão, conhecido como tendinose. Isso é bastante perigoso, pois pode causar a ruptura do tendão. Para ambos os casos existe tratamento e o diagnóstico precoce é a melhor coisa para o sucesso.

A prednisona é receitada para diversas condições clínicas mais intensas por sua alta eficácia no controle de inflamações.

Tendinite dá direito a afastamento pelo INSS? Sim, a tendinite pode dar direito ao afastamento pelo INSS, desde que o trabalhador esteja incapacitado para suas atividades.

A tendinite é uma lesão que não é considerada muito grave, mas pode ser muito limitante, pois a dor que gera pode nos impedir de levar uma vida diária normal. A tendinite crônica ocorre quando, em vez de ser pontual, ela se repete ao longo do tempo sem recuperação completa.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).

Algumas doenças tratadas pelo reumatologista são: osteoartrose, osteoporose, fibromialgia e artrite reumatoide. O ortopedista, por sua vez, trata doenças como: tendinite, bursite, fraturas, doenças degenerativas e lesões esportivas, entre outras.