Porque temos vontade de morder as pessoas?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Quando temos vontade de morder alguém, trata-se de um escape emocional em torno da ternura ou do amor e carinho que a outra pessoa provoca em nós, e esse desejo acaba sendo quase impossível de controlar. O cérebro usa esse comportamento como uma forma de não enlouquecer com tanta ternura e amor que você sente.

Além de uma forma de esquentar o rala e rola e deixar tudo com uma pegada mais selvagem, morder é um fetiche específico, chamado de odaxelagnia. “O prazer em morder e ser mordido pode estar relacionado com o prazer de sentir e provocar dor no outro”, explica a sexóloga Tâmara Dias.

Significado de Morder
Espicaçar, estimular, incitar: mordia-o o interesse. Pedir dinheiro emprestado (a amigo ou conhecido). [Figurado] Morder a isca, deixar-se lograr, ser enganado.

Odaxelagnia é uma parafilia que envolve ter prazer através de morder ou ser mordido. Odaxelagnia é considerada uma forma leve de sadismo .

Pode ocorrer como uma reação ao estresse, ansiedade ou tédio. Algumas pessoas podem até morder a bochecha durante o sono. Alguns indivíduos que enfrentam situações estressantes podem morder suas bochechas. Um estudo de 2019 observou uma associação entre o hábito de morder as mucosas bucais e casos de depressão.

Segundo pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, a vontade de “apertar” o que nos enche de ternura é uma resposta do cérebro para regularmos nossas emoções, enviando um estímulo negativo para conter um positivo.

De acordo com os cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, o nome dado a esse comportamento é “agressão de ternura”, o ato de morder as pessoas com as quais sentimos afeto. Essa situação tem por objetivo controlar as nossas emoções.

A odaxelagnia é uma prática sexual mais comum do que muitos imaginam, aponta a psicanalista Dra. Andréa Ladislau. “Ela se caracteriza por mordidas aplicadas durante o ato sexual. O prazer se atenua com as mordidas e a visualização das marcas deixadas em diversas partes do corpo do outro”, explica.

Um beijo acompanhado de uma mordida no lábio, segundo especialistas no assunto, é um dos mais eróticos que existe e, normalmente, indica que o parceiro está pronto para fazer sexo com você.

Mordisque os lábios da pessoa gentilmente (opcional).

  1. Mantenha uma pressão bem leve. ...
  2. Movimente-se lentamente. ...
  3. Quando estiverem se beijando, coloque os dentes ao redor do lábio inferior do outro e puxe devagarinho. ...
  4. Não exagere nas mordidinhas. ...
  5. Prepare-se para a rejeição.

Morder os lábios
O gesto indica ansiedade e desejo sexual intenso. Se as mordidas são acompanhadas de lambidas, é uma maneira inconsciente de demonstrar que está bastante atraída. O sorriso também entrega. Quando há interesse amoroso, é difícil controlar a vontade de sorrir quando se está perto do “escolhido”.

Agora em situações de stress e ansiedade a pessoa pode involuntariamente contrair os músculos da mastigação e morder as bochechas. Em situações em que os dentes estão desalinhados, um dente sai da linha de oclusão pode também provocar uma injúria na bochecha.

De acordo com um estudo feito, responder a uma experiência positiva (uma criança fofa) com uma emoção negativa (vontade de apertar ou morder) é uma forma que o cérebro humano tem de regular as emoções diante de situações que mexem com o nível dos sentimentos.

Uma pessoa com ansiedade normalmente sente muita agitação (cognitiva e de comportamento), tensão muscular, sudorese, tonteiras, dificuldade respiratória, taquicardia e rubor facial. Esses sintomas são manifestados em conjunto, podem ser experienciados alguns deles ou todos.

As pessoas ansiosas costumam colocar o seu foco de atenção geralmente nos aspectos negativos das coisas e tendem a antecipar o futuro imaginando como algo muito desagradável que poderá acontecer.

O transtorno de ansiedade generalizada pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais.

Stavropoulos concluiu que bochechas e olhos grandes são características associadas à fofura e fazem a atividade cerebral aumentar em áreas que envolvem emoções. Quanto maior a "cute aggression", mais atividades cerebrais, observaram a psicóloga e o grupo de cientistas que trabalharam com ela no estudo.

Quadros de estresse, depressão, ansiedade e até mesmo algumas doenças podem engatilhar sentimentos de insatisfação com a vida. Falta de interesse em socialização e a sensação de que as coisas não valem mais a pena também são indícios de alterações psiquiátricas.

Impulso inesperado; ímpeto, vontade, impulso. Desejo de fazer mal (a alguém); má vontade.

A violência psicológica causa severos danos à autoestima da pessoa por meio da humilhação, ridicularização, insultos, ameaças, privação de liberdade e xingamentos. Geralmente acontecem em ambientes de trabalho, ambientes domésticos e relacionamentos.

Cinco tipos de violência

  • I - violência física. Conduta que ofende a integridade ou saúde corporal;
  • II - violência psicológica. ...
  • III - violência sexual. ...
  • IV - violência patrimonial. ...
  • V - violência moral.