Porque tem tanto japonês no Brasil?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

A vinda de imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.

cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo é a que conta com a maior comunidade japonesa do Brasil. O bairro da Liberdade tem toda a atmosfera do Japão, com fachadas escritas com ideogramas e a arquitetura tradicionalmente oriental.

O Brasil tem 1,5 milhão de cidadãos de origem japonesa – a primeira maior população de japoneses e dependentes de japoneses fora do Japão – e a cidade de São Paulo reúne grande parte desse contingente, daí a diversidade de lugares relacionados à cultura japonesa na cidade.

Estima-se que a população nipo-brasileira (ou nikkei) no Brasil chega a 1.400.000 pessoas, que corresponde a 52,7% dos imigrantes nikkeis fora do Japão, segundo dados de 2007!, o que faz do contingente brasileiro o maior de todos os países com a presença dos japoneses e seus descendentes, excetuando o próprio Japão.

da Liberdade

O bairro mais japonês do Brasil, com certeza, é o da Liberdade. Ele está localizado em São Paulo – SP. Por lá, além de inúmeras lojas, aida é possível acompanhar eventos culturais que acontecem em datas específicas e celebram a cultura japonesa.

Qual país tem mais japonês? Uma notável diáspora japonesa, chamados Nikkei, vive em alguns países, nomeadamente no Brasil, que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão (2 084 000) Estados Unidos(1 304 286) China(131 534) Filipinas(120 000) Canadá(98 900) Peru(90 000) Argentina(34 000) e outros países.

Entre os cinco países com mais brasileiros, estão os Estados Unidos, com 1,7 milhão; Portugal, com 276 mil; o Paraguai, com 240 mil; o Reino Unido, com 220 mil; e o Japão, com 211 mil brasileiros.

O documento que comprova a sua descendencia é o Kosseki Tohon, que é um documento que toda familia japonesa tem, pois é o registro geral do Japão, então as pessoas que vieram do Japão tem este documento e a partir deste se traça a linha da familia definindo assim as gerações (Nissei, Sansei, Yonsei).

Gerações dos Imigrantes
Issei (imigrantes japoneses); Nissei (filhos de japoneses); Sansei (netos de japoneses); Yonsei (bisnetos de japoneses);

Estado de São Paulo

No Brasil, vivem aproximadamente 1,5 milhão de japoneses e descendentes, grande parte desse número habita no Estado de São Paulo, o restante está espalhado por todo do território brasileiro e em outros pontos de concentração, como Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará.

Grande parte dos imigrantes japoneses se fixou no Estado de São Paulo, por causa das colônias e bairros típicos que já se encontravam estabelecidos. Mas os imigrantes japoneses não restringiam sua fixação somente no Estado de São Paulo, eles se dispersaram por todo o território brasileiro.

Com mais de 12 milhões de habitantes, podemos afirmar que São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil. Em escala global, temos a capital japonesa, Tóquio, como a megacidade mais populosa do mundo.

Um simples esbarrão no Japão já é motivo para pedir desculpa. Os japoneses pedem desculpas até mesmo sem cometer nenhum erro. A forma mais usada para se desculpar em japonês é Gomen nasai e Sumimasen, mas existem outras maneiras de se desculpar em japonês.

Azul índigo: a cor do Japão.

O bairro da Liberdade fica localizado na zona central do município de São Paulo e além disso, está dividido em dois distritos, o da Liberdade e o da Sé. O bairro, fundado em dezembro de 1905, é considerado por abrigar a maior comunidade japonesa fora do Japão.

O bairro da Liberdade, localizado nas redondezas do centro de São Paulo, é o lugar em todo o mundo onde existe a maior concentração de japoneses e seus descendentes fora de seu país natal. A região possui um forte laço com a cultura oriental e esta característica não acontece por acaso.

Com mais de 1 milhão de japoneses e descendentes, São Paulo é a cidade com a maior população japonesa fora do país asiático.

De acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os japoneses têm a maior expectativa de vida do mundo.

Acredita-se que os sineus fossem originários de Zim, cidade da costa ao norte da Fenícia.

Os primeiros japoneses a chegar ao Peru e ao Brasil eram imigrantes contratados. No final do século 19, o Peru necessitava de mão de obra para sua crescente indústria açucareira e foi assim que chegaram os primeiros 790 nikkeis, em 1899, contratados para trabalhar em fazendas no litoral.

De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, a expectativa média de vida no Japão em 2021 era de 87,57 anos para mulheres e 81,47 anos para homens.