Porque tem tanto argentino em Floripa?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Mas por que eles vieram para Floripa? A resposta está na economia e nas belezas naturais da cidade.

A pandemia de covid-19 e a crise econômica provocaram um aumento na emigração de argentinos ao Brasil, segundo o Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra). O levantamento mostra que 6,6 mil argentinos vieram ao Brasil em 2022.

Empresários do ramo apontam para um ótimo faturamento da temporada de verão, seja nas reservas de hotéis e pousadas, no grande movimento em restaurantes e no comércio em geral, o panorama se apresenta positivo. Os argentinos chegaram em peso às praias de Bombinhas em 2016. O perfil continua sendo muito variado.

manezês

O dialeto florianopolitano, popularmente conhecido como manezês, é a forma da língua portuguesa usada pelo nativo de Florianópolis, capital de Santa Catarina, e de sua região metropolitana, no Brasil.

Afinal, a localização geográfica faz dela única no mundo. Ao fazer divisa com a cidade catarinense de Dionísio Cerqueira, considerada gêmea, e com Bernardo de Irigoyen, na Argentina, Barracão torna-se trifronteira e pode reunir dois países, três estados e três municípios em um mesmo ponto.

Podem ser mencionadas ainda, no Rio Grande do Sul, as cidades de Uruguaiana e Itaqui. Em Santa Catarina, entre as cidades mais próximas da Argentina estão Dionísio Cerqueira e Itapiranga.

- Cidades trigêmeas – cidades fronteiriças vinculadas: Dionísio Cerqueira (SC); Bernardo de Irigoyen (Província de Misiones/Argentina); e Barracão (PR).

Conheça Diego: o argentino que torce pelo Brasil - Confederação Brasileira de Futebol.

O povo argentino é muito receptivo à “invasão de brasileiros”, sempre muito alegres, se esforçam para falar em português e não podem deixar de falar das praias brasileiras. Nas principais Universidades o carinho receptivo também é grande com os estudantes brasileiros que vivem em Buenos Aires.

Essa imigração de argentinos se deu por conta da crise política que foi instaurada na Argentina. No ano de 1976, a Argentina entrou em uma ditadura e com isso muitos de seus habitantes saíram do país por não concordarem com o regime, e assim, muitos foram morar na cidade de Búzios.

Proibida a reserva de espaço físico na faixa de areia. Proibido o uso de caixas de som, alto-falantes ou similares que causem perturbação ao sossego público.

PRAIA DE BOMBINHAS: existem algumas versões para o nome de Bombinhas, uma delas seria que o barulho provocado pelo bater das ondas lembra o estouro de uma pequena bomba; e, a outra seria de que, ao caminhar sobre a areia da praia o som produzido parecia o de pequenas bombinhas estalando.

A praia de Bombinhas, também conhecida como praia do Centro ou praia de Baixo tem seu nome derivado do som das ondas quando quebram. A história conta que quando os primeiros colonizadores chegaram, confundiram o barulho das ondas com explosões.

Se você tem vontade de ter a experiência de morar fora do Brasil, a Argentina é uma opção muito vantajosa: é perto, o idioma e a cultura tem muitas semelhanças, a população é receptiva com os brasileiros e a qualidade de vida em geral é melhor que no Brasil.

São Paulo

São Paulo, com quase 120 mil imigrantes é a maior comunidade de estrangeiros do país. No entanto, em pequenas cidades como Chuí, a forte presença de imigrantes tem mais impacto na configuração local.

Destaca-se um núcleo mediterrâneo europeu preponderante formado por italianos (o maior grupo de imigrantes no Brasil nesse período, quase 1,3 milhão, 35% do total), portugueses (28%) e espanhóis (14%) – isto é, quase 8 de cada 10 imigrantes era originário desses três países.

Os fluminenses, ou seja, os que nasceram no Estado do Rio de Janeiro, ficaram na primeira posição. Já a medalha de prata ficou com os baianos. De acordo com a pesquisa, os mineiros conquistaram o primeiro lugar como o sotaque mais bonito do Brasil.

O custo de vida em Florianópolis é considerado de médio a alto. Isso se dá por conta da economia, clima e qualidade nos serviços prestados na região. Além disso, as condições regionais contam muito no aumento dos valores. Afinal, morar em uma cidade sem acesso à praia pode ser mais barato do que morar em uma ilha.

Alguns dos parceiros comerciais do Brasil e de SC anunciaram o bloqueio das fronteiras, o que reflete um cenário desafiador para os setores nacionais quanto à circulação de mercadorias. Medida foi tomada para frear o contágio do vírus.

Uruguaiana é um município brasileiro situado no extremo ocidental do estado do Rio Grande do Sul, junto à fronteira com a Argentina e Uruguai. A cidade tem grande importância estratégica comercial internacional, tendo em vista que está localizada equidistante de Porto Alegre, Montevidéu, Buenos Aires e Assunção.

Distância entre o Buenos Aires e as principais cidades

A cidade mais próxima de Buenos AiresMaceió: 282 km
A cidade mais longe de Buenos AiresPorto Alegre: 2836 km