Porque tem que tomar anestesia para fazer colonoscopia?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

A colonoscopia é uma exame invasivo e que exige um preparo desagradável, pois é necessário limpar o intestino para melhor visualização de suas estruturas. Porém, o paciente é sedado durante todo o procedimento, evitando que sinta qualquer nível de dor.

Náuseas, vômitos e dor abdominal foram alterações presentes em 11 (12,2%) pacientes e foram devido ao preparo do cólon para a colonoscopia. Nenhuma complicação importante foi verificada. Descritores: Colonoscopia, complicações, sedação, realização, preparo.

A dosagem da sedação para endoscopia é calculada para durar o tempo do procedimento, mas o efeito da anestesia pode durar até 12 horas no organismo. Por isso, é recomendado permanecer em repouso pelo resto do dia, não dirigir, não operar máquinas ou subir em lugares altos.

O sedativo leva tempo para desaparecer completamente. Os pacientes podem ter que permanecer na clínica durante 1 a 2 horas após o fim da colonoscopia. A recuperação total da sedação só está prevista para o dia seguinte.

Após retirada da sedação alguns pacientes acordam após algumas horas, outros demoram vários dias.

O propofol está sendo cada vez mais utilizado para sedação durante a colonoscopia, com muitos relatos recentes oriundos de ensaios clínicos randomizados (ECR) e de séries de caso não randomizadas.

Assim como em todo tipo de exame médico existem algumas contraindicações para a realização da colonoscopia, como pessoas com diverticulite crônica, obstrução intestinal, cirurgia abdominal recente, dentre outros.

A colonoscopia é realizada com anestesia geral.
Na maioria dos casos, a dor provocada pela colonoscopia é bem tolerada pelos pacientes, exigindo graus de leve a moderados de sedação e analgesia.

A colonoscopia é um exame que ajuda a avaliar o interior do cólon (intestino grosso), utilizado para diagnosticar diversos problemas no intestino, como câncer, úlceras, divertículos, entre outros. Dura aproximadamente 15 a 60 minutos e, depois do exame, o paciente deve ficar em recuperação entre 30 minutos a 1 hora.

Como é a alimentação antes da consulta? Continue lendo para esclarecer essas e outras perguntas. Antes de ir a uma consulta com o coloproctologista não é necessário se depilar. Porém, caso você se sinta à vontade, pode fazê-lo.

Segundo o neurologista Mauro Atra, nessa situação prolongada, o máximo que acontece é o paciente ouvir sons, mas sem a capacidade de interpretá-los. “A pessoa não sabe se ouviu um violino, uma buzina ou alguém falando o nome dela, mas vai mexer os olhos", diz o especialista.

Efeitos adversos após a sedação são mais comuns e leves, incluindo enjoo, vômitos, vertigem, tosse, cefaleia e dores no corpo. Outro cuidado necessário é garantir que o paciente esteja em jejum de oito horas, pois a sedação facilita a aspiração de conteúdo gástrico do estômago, elevando o risco de pneumonia química.

Na administração de uma sedação de nível moderado, o paciente aparenta estar inconsciente, mas reage a estímulos como o toque e a fala. Já a sedação profunda coloca o indivíduo em situação de mínima consciência, sendo que ele reage apenas a estímulos dolorosos.

Fazer jejum absoluto de alimentos sólidos. Serão permitidos líquidos claros sem resíduos, tais como água, água de coco, chás claros, sucos coados ou bebidas isotônicas, até 4 horas antes do exame. O medicamento utilizado para o preparo do exame de Colonoscopia é o PICOPREP®.

Pode ocorrer perfuração intestinal durante a introdução do colonoscópio. Esta temida complicação ocorre em cerca de 0,05% das colonoscopia com finalidade diagnóstica.

A Colonoscopia é um exame que para ser realizado com sucesso, o intestino deve estar absolutamente limpo. O intestino é considerado limpo quando as fezes eliminadas nas evacuações for um liquido limpo, claro, transparente. fruta coado de cor clara, refresco claro, pera (sem casca), maçã (sem casca) e melão.

Coma induzido
É o que acontece durante uma cirurgia feita com anestesia geral, por exemplo. “Quando o anestesista aplica uma medicação, ele está induzindo um coma, está gerando um estado de alteração do nível de consciência. O paciente não pode ser despertado, mas não é por uma lesão, e sim pelo efeito da medicação.

Sedar é induzir um estado de maior relaxamento usando medicamentos sedativos, que podem ser administrados por via intravenosa, oral ou por inalação. A sedação tem vários níveis, que estão relacionados com a quantidade de medicamentos administrada, e pode ser ajustada ao que se pretende realizar em cada procedimento.

Anestesia geral endovenosa: é aplicada por meio de uma injeção na veia, como o nome sugere. Ao ser introduzida diretamente na corrente sanguínea, a substância rapidamente circula pelo corpo, por meio do sangue, e ao atingir o cérebro, promove o mesmo bloqueio das sensações dolorosas e da consciência.

A colonoscopia não é apenas uma exame diagnóstico. Através dela também é possível realizar procedimentos como biópsias e remoção de pólipos. Portanto, caso seu médico encontre algum pólipo, ele já será removido, sempre que possível. Em caso de lesões suspeitas, o coloproctologista removerá uma amostra para biópsia.