Porque tem que tirar o pendão do milho?

Perguntado por: ecavalcante6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Atualmente utiliza-se despendoar (retirar o pendão) a fêmea para possibilitar a polinização cruzada e assim colher essas linhas para semente que serão F1 (Figura 3).

O cabelo de milho, também conhecido por barba de milho ou estigmas de milho, é uma planta medicinal muito utilizada popularmente para tratar problemas do sistema renal e urinário, como cistite, nefrite, prostatite e uretrite, devido às suas propriedades diuréticas e anti-inflamatórias.

Pendoamento, VT
A perda de sincronismo entre a emissão dos grãos de pólen e a receptividade dos estilo-estigmas da espiga concorre para o aumento da porcentagem de espigas sem grãos nas extremidades. Em condições de campo, a liberação do pólen geralmente ocorre nos finais das manhãs e início das noites.

Fenologia do pendão de milho
superprecoce: até 110 dias; normal: entre 110 e 145 dias; tardio: maior que 145 dias.

A formação da espiga no pendão é um fenômeno conhecido como tassel seeds, que pode ocorrer com sementes importadas e nacionais. Como não houve perfilhamento da planta, o mais provável é que tenha sido causado pela falta de água e/ou pela alta temperatura, que provocam um desbalanceamento hormonal na planta de milho.

(2008), ao avaliar o efeito da poda das árvores sobre parâmetros fisiológicos do milho, concluíram que essa prática aumenta a incidência de radiação fotossinteticamente ativa e permite maior transpiração da cultura, o que melhora sua capacidade de competição por água e luz.

Em média cada pé possui apenas duas espigas, mas a planta encontrada possuía oito espigas formadas e mais duas em formação. A área de milho, onde a planta foi encontrada, será destinada para silagem.

O tempo de colheita do milho é curto, entre 120 a 180 dias após o plantio, sendo que as espigas já estão maduras cerca de 50 dias após a floração, quando ficam secas e os cabelos ficam amarronzados. Esse cronograma está relacionado ao tipo de híbrido que foi semeado na área.

Além dos grãos, "cabelo do milho" também traz benefícios. O milho é rico em fósforo, vitamina B1 e fibras. O grão pouco calórico também se destaca pela versatilidade, já que pode estar em receitas doces ou salgadas.

Clavagem, também chamado de esporão (Claviceps purpurea) é uma doença muito preocupante em vários países porque produz um alcalóide muito tóxico ao homem e aos animais. Culturas como sorgo são hospedeiras desse fungo, e podem causar abortos em animais com prenhez positiva.

O ideal é que a pessoa consuma abaixo de 450 gramas por dia. Como temos grandes variedades de pratos que levam o milho em sua composição, o indivíduo pode escolher a melhor maneira de consumir o alimento, quer seja na sua forma natural, ou em cereais matinais, mingaus, tortas, polenta, pipoca, pamonha, canjica.

Como a planta precisa de bastante espaço para crescer, o ideal é que o plantio seja feito em grandes áreas externas, como plantar milho no quintal. As sementes devem ser colocadas em profundidades que variam entre 3 e 7 centímetros, de acordo com as características de densidade e umidade da terra.

Eliminação de plantas espontâneas (tiguera), tratamento de sementes, uso de híbridos tolerantes e vistorias frequentes para avaliar a presença e necessidade de controle da cigarrinha são os principais cuidados que os produtores devem tomar na implantação de lavouras de milho com o objetivo de minimizar prejuízos com o ...

Após o plantio do milho deve-se cultivar uma espécie aproveitadora de resíduos como: amendoim, soja ou centeio. Após a colheita das plantas aproveitadoras, devem-se cultivar plantas recuperadoras de solo como: adubação verde, feijão de corda e batata doce.

De acordo com a Embrapa, ao plantar milho entre os últimos 15 dias de setembro e os primeiros 15 dias de novembro, você favorece muito o cultivo de milho-verde. Ainda assim, a plantação destinada ao milho-verde pode ser feita o ano todo, basta proporcionar precipitação ou estrutura de irrigação.