Porque tem que tirar o esmalte para fazer cirurgia?

Perguntado por: bmartins . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Também é recomendado que não esteja utilizando esmalte nas unhas das mãos, pois este pode interferir na medição da saturação de oxigênio através de um aparelho de monitorização que utiliza ondas infra-vermelho que é colocado na ponta dos dedos durante a cirurgia.

Mantenha as unhas limpas e cortadas e, de preferência, sem esmalte ou use um verniz de cor bem clarinha.

Se caso, a paciente está acostumada a fazer a depilação com gilete, pedimos para fazer um dia antes da cirurgia a noite, para não dar tempo de desenvolver uma foliculite em local próximo à região da cirurgia.

Não é recomendável. O esmalte escuro impede a visualização de sujeiras debaixo da unha. Além disso, o esmalte não deve estar descascado, o que também acaba propiciando que micro-organismos fiquem entre o esmalte e a unha.

A resposta é sim. No entanto, uma recomendação necessária é que se você tem essa dúvida e precisa esclarecer alguns pontos em relação a cirurgia plástica e menstruação, procure seu médico de confiança e fale bastante sobre o assunto com seu cirurgião.

2) A mamãe pode estar com as unhas pintadas no dia de dar à luz? Sim, mas com cores claras e transparentes para não interferir nos cuidados com a mãe na hora do parto.

Os cabelos devem ser muito bem lavados, mas devem estar secos no momento da cirurgia, pois podem conduzir corrente elétrica. Evitem utilizar cremes e perfume no dia internação. Desodorantes neutros podem ser utilizados.

Na mala o paciente deve apenas colocar itens essenciais: material de higiene pessoal (shampoo, sabonete,escova de dente, creme dental, desodorante, toalha de banho e de rosto) e roupas confortáveis.

Evite qualquer tipo de peça que tenha fechos na região abdominal, como calças jeans, saias e outras. As roupas também devem ser mais leves e larguinhas, incluindo as peças íntimas que devem ter as alças largas para evitar machucar a região operada.

O ideal é retirar todos os fios artificiais dos olhos antes da realização de exames radiológicos ou mesmo de cirurgias. A permanência do “acessório de beleza” é um risco para o paciente, pois o material plástico tende a derreter durante os exames e causar queimaduras severas em torno do globo ocular.

É importante que o paciente comece a se preparar para a cirurgia desde cedo. Consumindo alimentos pobres em gordura saturada e evitando alimentos ricos em açúcar refinado ou industrializados. Na lista de alimentos que devem ser evitados estão fast-food, biscoitos de chocolate, refrigerantes, frituras e carnes gordas.

Esse produto é transparente e adere à unha de forma que torna sua retirada extremamente difícil, inclusive podendo causar ferimentos.

Não faça depilação nos dias que antecedem a cirurgia (1 semana). Se houver necessidade, o corte dos pelos será feito pela equipe de enfermagem, antes da cirurgia, somente no local indicado pelo médico.

Vale ressaltar que eles devem estar devidamente esterilizados, para evitar infecções no pós-operatório. No caso das unhas em gel, além de utilizar material devidamente esterilizado, é imprescindível que as unhas estejam sem processo inflamatório (infeccioso) ou com fungos.