Porque tem que queimar o bico da galinha?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

O objetivo dessa prática é reduzir os efeitos do alojamento, melhorar o desempenho produtivo, reduzindo a bicagem de penas e o canibalismo.

3uando se debica uma ave, tem-se por objetivo melhorar seu desempenho produtivo, reduzir o canibalismo, diminuir a bicagem de ovos e melhorar a conversão alimentar. A debicagem é uma prática realizada por profissionais experientes que evitam ao máximo o sofrimento da ave.

Bico. O bico é a estrutura que permite que a galinha se alimente, sendo comparado à boca em outros animais.

Entretanto, a debicagem apresenta desvantagens sob a ótica do bem-estar animal, alegando que é um procedimento que vai contra o bem-estar das aves, pois causa estresse, dor e, após este procedimento, as aves passam por um período em que não conseguem se alimentar normalmente, ocorrendo perda de peso e diminuição de seu ...

A resposta é muito simples: piolhos são parasitos que se alimentam do sangue das aves, causando às galinhas anemia e fraqueza, podendo, inclusive, levá-las à morte. As verrugas, por sua vez, indicam contaminação das galinhas pela doença bouba aviária, ou varíola aviária.

A galinha não depende do galo para produzir ovos, porém a participação do macho é fundamental para que ocorra a fertilização deles. O galo é o fornecedor de espermatozoides que precisam se fundir com os óvulos da fêmea para que haja a fecundação.

Luz. Essa é uma característica fundamental para a saúde desses animais. As galinhas têm necessidade de serem expostas à luminosidade por 14 a 16 horas por dia, pois isso é um fator que as estimula a botar ovos.

Agora que você já sabe o que galinha pode comer, vamos descobrir o que não é permitido. Aves soltas, em geral, podem comer qualquer alimento fresco, mas existem alguns contraindicados, como cebola, coisas gordurosas, quentes, frutas cítricas, abacate, feijões secos, casca de batata e folhas de ruibarbo.

Nos últimos anos, alguns métodos alternativos ao método convencional de debicagem vêm sendo testados, dando destaque para o tratamento de bico realizado por meio de radiação infravermelha (RI) no primeiro dia de vida da ave, no incubatório.

À princípio, falha nutricional ou restrição no acesso à ração surgem geralmente como as principais razões que levam as galinhas a iniciar a bicagem de pena e progredir para o canibalismo – mas não as únicas.

A maioria dos autores recomendam a primeira debicagem entre o sétimo e o décimo dia de idade e quando houver necessidade da redebicagem deve ser feita até a 12ª semana de idade, conforme o Protocolo de Bem-Estar para Aves poedeiras da União Brasileira de Avicultura do ano de 2008.

O bico das aves é conhecido anatomicamente como rostro.

A ave com papo pendular tem a região abaixo do bico bem volumosa. Resultado da concentração de água, alimento e material da cama. Ao tocar, você vai perceber que é mole e causa desconforto ao animal. Repare se, no período da manhã, quando a ave está há mais tempo sem comer, a dilatação diminui.

Quando imaginamos animais brincando, tendemos a pensar logo em gatos e cachorros, os pets mais comuns. No entanto um estudo publicado na revista Nature sugere que as galinhas também gostam de se divertir. Elas podem correr, pular e até interagir com brinquedos e suas colegas de galinheiro.

Bico aberto por muito tempo
A abertura do bico possibilita a perda de calor por meio da evaporação. Quando as aves permanecem por muito tempo dessa forma, é preciso ter atenção, uma vez que, com esse comportamento, há um aumento da taxa respiratória.

Os métodos para a muda forçada são basicamente três:

  1. a) através de medicamentos,
  2. b) métodos nutricionais e.
  3. c) métodos de manejo. O mais usado, por ser mais simples, consiste em retirar o alimento por um período determinado, quando as aves trocam de penas e ao mesmo tempo descansam e rejuvenescem o aparelho reprodutivo.

A Galinha, em média, bota um ovo a cada 25 horas e cerca de 280 ovos por ano. Nem de todos os ovos nascem um pintinho. A galinha precisa cruzar com o Galo para chocar os ovos fecundados.