Porque tem que esperar 72 horas para cremar um corpo?

Perguntado por: achaves4 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.7 / 5 14 votos

Espiritismo — os espíritas acreditam que os laços entre o espírito e o corpo se desafazem lentamente. Por isso, a recomendação é que o corpo seja submetido ao procedimento após 72 horas do óbito.

Talvez a palavra “queimado” não seja a palavra mais adequada para responder a esse questionamento. Afinal, o caixão não entra em contato direto com o fogo, mas sim, fica em uma câmara de incineração, onde será submetido a uma temperatura de mais de 1.200 ºC.

Mundo espiritual
Entretanto, existe um tempo a se esperar para que o ente possa ser cremado. Acredita-se que após 72 horas da morte, o desligamento entre o espírito e o corpo se deu por completo. Por conta disso, a cremação pode ocorrer sem maiores problemas, já que o corpo é apenas matéria, mas o espírito, imortal.

A pessoa que optar pela cremação pode ter sim um velório, antes do corpo ser levado para a câmara fria e posteriormente para o forno que será cremado as pessoas podem se despedir do seu ente querido e prestar as suas últimas homenagens em seu velório, então, se a pessoa tiver essa vontade ela pode sim ter um velório ...

Os corpos são colocados em fornos e incinerados a temperaturas altíssimas, fazendo carne, ossos e cabelos evaporarem. Só algumas partículas inorgânicas, como os minerais que compõem o osso, resistem a esse calor para lá de intenso.

É válido ressaltar que a cremação de restos mortais é ambientalmente mais limpa e higiênica. Além disso, ela só pode ser feita a partir de três anos após o sepultamento. Antes desse prazo, não é possível realizar a exumação, por uma determinação legal.

O fato é que não há qualquer impedimento. A cremação é um processo extremamente inclusivo e pode alcançar a todos, inclusive quem faz uso de próteses e marca-passo. Explicando melhor: a única restrição à cremação é se houver morte violenta.

Quantos corpos são cremados de uma única vez? É feita a cremação de um só corpo. Não há qualquer possibilidade de ser diferente, pois o próprio equipamento comporta apenas um corpo a cada vez que é acionado.

Já para os islâmicos, a cremação é totalmente proibida, inclusive por lei. Os seguidores do islamismo acreditam que essa forma de despedida é impura, e optam por um sepultamento feito sem o caixão, em uma cova com paredes de pedras e com práticas muito rigorosas.

QUANDO NÃO PODE SER REALIZADA? Em casos onde o falecimento tenha ocorrido por morte violenta, ou seja, homicídio, suicídio, acidente de trânsito ou qualquer tipo de morte sob suspeita, a cremação de corpos é proibida judicialmente.

A cremação é permitida pela Santa Sé desde 1963, desde que não seja um ato de contestação da fé. "A Igreja não tem razões doutrinárias para impedir tal praxe, já que a cremação do cadáver não atinge a alma e não impede a onipotência divina de ressuscitar o corpo.

Nas recomendações, Márcia Teixeira destacou que, nas crenças de religiões de matriz africana, praticantes do candomblé não podem ser cremados ou sepultados em gavetas, pois precisam retornar para a terra, o “grande útero-mãe”, do mesmo modo que, para alguns povos indígenas, o corpo do morto deve retornar para a ...

Nessas 24 horas, o corpo costuma ser preservado em refrigeradores, dentro do necrotério. Dessa forma, é possível se despedir dos entes queridos com o caixão aberto, durante o enterro.

Ao fim da incineração, o que sobra na câmara de cremação são as cinzas e restos de esqueleto do falecido. Os pedaços de ossos restantes são triturados e transformados em um pó fino e uniforme. Depois, esse resíduo é colocado em uma urna, que pode ser feita de diferentes materiais.

Quanto pesam as cinzas de cremação? O fato de que as cinzas de cremação são compostas principalmente de ossos significa que a altura, ao invés do peso, determina o quanto de cinzas um corpo humano cremado irá produzir. Um homem adulto médio resulta em aproximadamente seis libras (2,72 kg) de restos de cremação.

Algumas pessoas preferem trazer as cinzas para casa, mas a maioria as lance à Natureza, mais especificamente no mar. Para quem deseja que as cinzas sejam jogadas no mar deve optar por urna biodegradável. “É uma cerimônia muito bonita, uma linda despedida do ente querido ".

Entre 60 cm e 1 m de profundidade, ela leva entre nove e 12 meses. Os ossos, porém, só “somem” depois de uns quatro anos. E a proteção de um caixão (ou de outros invólucros, como tecido e plástico) pode multiplicar esse tempo por seis!

Existe apenas uma restrição para o processo de cremação de um corpo, é em caso de morte violenta, quando ocorre, a cremação só pode ser realizada com autorização judicial.