Porque têm que enterrar o umbigo?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Desde sempre, ela ouvia as pessoas dizerem que era bom guardar o umbigo para depois enterrar, isso porque existe uma lenda que diz que ao enterrar o umbigo próximo a um pé de bananeira traz sorte da vida da criança. “É para ser próspera. Alguns falam para plantar num pé de roseira para a criança ser bonita e ter saúde.

Para o Ministério da Saúde, por exemplo, guardar o cordão da criança para a própria criança num banco particular pode ser inútil. Em primeiro lugar porque se a criança tem uma doença no gene, em sua célula-tronco provavelmente ela também terá e em segundo é possível encontrar doadores compatíveis no resto do país.

O que fazer depois do coto cair
Não é aconselhado colocar moeda ou outro objeto para evitar que o umbigo fique para fora, porque isso pode provocar infecção grave no bebê, principalmente porque as bactérias contidas nestes objetos podem se espalhar pelo coto umbilical do recém-nascido.

Deus tendo criado Adão já adulto não seria necessário a ele ter um umbigo, pois ele não havia sido gerado a partir do útero de uma mulher. Porém, como Deus criou um ser perfeito, mesmo sendo já adulto, Adão foi feito com umbigo, igual aos demais homens e mulheres que ele teria deixado como descendentes.

"O chakra umbilical é responsável pelo equilíbrio de todos os outros", pontua Kelida. Por isso, tampar o umbigo é uma forma de proteção, para que a pessoa não doe energia nem receba energia negativa de outra, já que se trata do ponto de conexão entre dois indivíduos.

Mantenha o coto umbilical limpo e seco. Recomenda-se deixar o umbigo secar ao ar, se possível, e não cobri-lo com pomadas ou similares. Verificações regulares.

Neste processo exclusivamente realizado no sétimo dia de vida, a criança é protegida da visita de terceiros, como também do contato com a luz solar. -umbigo como “tétano umbelical, tétano dos recém-nascidos” e ao mal-de-sete-dias “o mesmo mal- de-umbigo”.

O umbigo não tem nenhuma função no nosso corpo. Ele é apenas uma cicatriz que surge no momento do nosso nascimento. A culpa é do cordão umbilical, anexo do corpo quce permite a comunicação entre o feto e a placenta. Durante a gestação, a placenta envolve o bebê.

Dessa maneira, segundo a crença mais comum, ele deve ser colocado em um local importante para os pais ou até mesmo para o bebê. Outra simpatia diz ainda que o umbigo deve ser enterrado nos pés de uma roseira para que a criança cresça bonita e saudável.

Uma delas sugere que a sobra do umbigo deve ser enterrada junto a uma planta para garantir prosperidade. Outra diz que se deve dar o coto para uma vaca comer para atrair sorte.

Um dos desdobramentos dessa crença indica que o umbigo deve ser enterrado nos pés de uma roseira para que a criança cresça bonita e saudável.

Após o nascimento, o cordão umbilical é preso por duas pinças e cortado entre elas. Caso haja o desejo, o acompanhante pode fazer a secção, mesmo na cesariana. Entre a primeira e a segunda semana de vida, o coto remanescente cai sozinho, dando origem ao umbigo. Até lá, ele deve ser mantido limpo e seco.

Você deve estar se perguntando, agora, o que fazer para que o cordão umbilical seja armazenado após o nascimento do bebê. É possível evitar o descarte doando o cordão para um banco público da rede BrasilCord. No banco público, o sangue de cordão umbilical é coletado por um profissional no momento do parto.

Dra. Giuliana Fongaro: Após a queda do coto, devemos continuar limpando com álcool 70% até que não haja sujeira no local. É comum após a queda que ainda fique com um pouco de sangue no local. O umbigo é considerado cicatrizado quando está seco e sem sujeira.

Temos em nosso DNA a contribuição dos genes de Neandertais, Denisovans, Africanos arcaico, Homo erectus, e possivelmente Homo floresiensis (que ficou conhecido como o “Hobbit”).

Colocar o esparadrapo para tampar o umbigo é uma crença muito antiga, que muitas pessoas acreditam ser um pequeno ritual de proteção. Dizem que ao tampar o chakra umbilical você estaria repelindo energias negativas que tentassem entrar no seu campo.

Quem eram os filhos de Adão e Eva
Os únicos três mencionados na Bíblia, no entanto, são Caim, Abel e Seth. Caim casou com a irmã gémea de Abel, Calmana, Abel casou com a irmã gémea de Caim, Deborah.