Porque tem que cobrir a gaiola?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

Alguns criadores acreditam que durante o período de muda das aves não se deve manusear a gaiola e deixam-na protegida por uma capa. No entanto, esse comportamento não é indicado pelos veterinários, pois a capa deixa o ambiente fechado e, aliada à sujeira, causa umidade e induz a proliferação de bactérias e fungos.

Você pode sim cobrir, mas atenção ao PANO que você utiliza. Não utilize panos que desfie, pois o animal pode se machucar. Lembre-se, tudo depende!

Os periquitos costumam dormir pela noite, ou quando as horas são escuras para eles. Para que lhes seja mais fácil dormir, muitos donos de periquitos cobrem a sua gaiola pelas noites, de modo a ajudar a bloquear a luz e o ruído, e permitir que se conserve o calor no interior da gaiola.

As capas protetoras são ótimas opções para cobrir a gaiola das aves no inverno se não for possível mudar o ambiente, principalmente se forem viveiros grandes. E como aquecedor, você pode usar lâmpadas de cerâmica, fonte de calor que não retira a umidade do ar.

Como forrar o fundo da gaiola

  1. Cama natural de Celulose.
  2. Mosaico para aves com cama natural de celulose.
  3. Rolo de Papel Kraft ou Semi-Kraft.

Nunca deve deixar seu pássaro em um quarto escuro e silencioso, esse não é o lugar para ele. Verá que se colocar a gaiola do animal perto das vistas e em contato com a luz solar, seu pássaro se sentirá à vontade.

Como identificar passarinho com frio
Podemos observar, também, que quando o pássaro está com frio, ele se mantém em pé somente em uma perna, mantendo a outra elevada e próxima ao corpo para se aquecer. Além disso, vira o pescoço, encostando o bico nas costas ou pode até se “aninhar”.

As aves tendem a preferir as horas noturnas para dormir, assim como nós, pois regulam seus ciclos de sono ao nascer e ao pôr do sol, o que significa que durante o inverno dormirão mais horas e durante o verão reduzirão seus ciclos de sono.

A melhor maneira de começar é dessensibilizando o pássaro para sua presença. Se o pet fica nervoso e agitado toda vez que você está por perto, lentamente comece a passar de 5 a 10 minutos por dia perto dele. Falar com a ave também ajuda no processo, num tom feliz e animado.

As aves possuem as penas como excelente proteção contra o frio, mas as penas não esquentam, apenas mantêm o pássaro aquecido, portanto fatores como o vento, mudanças bruscas de clima ou umidade diminuiem a sua temperatura e podem causar algumas doenças como pneumonia e corizas.

Odor. O olfato também funciona como um repelente para os passarinhos. Normalmente, eles não gostam do cheiro de canela. Por isso, esse é um tipo muito usado para espantar as aves.

À noite eles gostam de dormir em paz, portanto deve ser escuro e silencioso, mas durante o dia, como eles são criaturas muito sociáveis, eles adoram companhia, então não os coloque em uma sala sozinhos, mas tente encontrar um lugar que atenda às suas necessidades.

Como cuidar
Estes animais, por serem de uma espécie diurna, precisam de uma boa noite de sono para evitar problemas de saúde. Por isso, a gaiola deve permanecer em um local tranquilo, sem ruídos noturnos ou iluminação. A área também deve ser protegida de ventos e do frio, principalmente durante os meses de inverno.

Bolsa de água quente
Alguns tutores costumam encher uma garrafa de água morna e deixá-la fechada dentro da gaiola. O calorzinho que irradia da água pode ajudar sua amiga a se proteger do frio.

Todas as aves devem tomar banho de sol diário de pelo menos 10 minutos, para poder sintetizar cálcio e vitamina D3. Entretanto, é muito importante que seja em horário adequado, porque o sol pode feri-las, assim como os humanos. Antes das 10h da manhã e 4h da tarde é o ideal!

Assim, ela pode descansar tranquilamente. Nesse sentido, uma recomendação é cobrir a gaiola com um pano durante a noite, tomando o cuidado de escolher um material fresco para não esquentar o viveiro. Lembrando que a rotina da calopsita acordada também pode influenciar a qualidade do sono.

Se a sua calopsita está com frio, existem alguns sinais que vão evidenciar o incômodo, como: penas eriçadas (arrepiadas), ficar posicionada no canto da gaiola de forma encorujada (retraído e solitário). Em alguns casos, a ave pode adotar essa posição para dormir.

"A gaiola é um tipo de fixador externo que serve para fixar uma fratura ou deformidade óssea através de pinos que são inseridos pela pele e se prendem ao osso.

Forre a bandeja da sua gaiola com Papel Psita, uma opção higiênica para você e segura para sua ave e evite contaminações por bactéria ou ingestão de tinta. Não recomendamos o uso de jornal velho ou páginas de revista por conter impressão em tinta (tóxico para suas aves) e contaminação por fungos e bactérias.