Porque tem pessoas que não sentem sede?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 16 votos

Causas comuns: uma lesão hipotalâmica ou um tumor (o hipotálamo é uma pequena área do cérebro que secreta hormonas que controlam muitos dos processos internos do corpo, incluindo a sede) lesão na cabeça. tumor bronquial (SSIHA)

Isso acontece porque o estômago não está “esperando” receber grande quantidade de líquido de uma vez e acaba ficando muito dilatado, causando a sensação de enjoo e de estar “cheio”. Por que algumas pessoas tem "dificuldade" em beber água? Porque muitas vezes não tem costume e esquece mesmo de beber .

É importante que o indivíduo busque beber água antes mesmo de sentir sede, sensação provocada pela desidratação do corpo e o principal aviso que o corpo envia para reabastecer seu nível de líquidos. De acordo com o Ministério da Saúde, a quantidade recomendada de água por dia é de 2,5 litros.

São 35 ml diários para cada quilo que temos. Ou seja, uma pessoa de 60 kg deve fazer a conta 60 kg x 35 ml e descobrir que a recomendação é de 2,1 litros por dia. Já para uma pessoa de 100 kg são aconselháveis 3,5 litros diários.

Assim, a falta dela pode ocasionar diversos problemas para o organismo, entre eles a desidratação. A desidratação ocorre quando os líquidos perdidos pelo corpo durante o dia não são repostos por meio da ingestão de água.

O diagnóstico acontece através da avaliação clínica e da realização de exames de sangue, fezes e urina. A desidratação se caracteriza não só pela baixa concentração de água no organismo, mas também de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo e pode se tornar grave, principalmente, em crianças e idosos.

A dor de cabeça é o primeiro sinal do corpo avisando que está desidratado. Ela acontece porque a falta de água no corpo diminui o fluxo sanguíneo e impede a circulação de oxigênio nas extremidades do corpo. O cérebro também recebe menos oxigênio e isso faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, inflamem e inchem.

Leite é mais hidratante que água
O leite também possui sódio, que age como uma esponja, retendo a água no corpo e produzindo menos urina. O mesmo pode ser dito para as bebidas de reidratação oral usadas para tratar a diarreia.

Beber 500ml de água de uma vez pode causar desconforto abdominal e até mesmo náuseas em algumas pessoas, principalmente se o consumo for rápido demais. Isso ocorre porque o estômago precisa de tempo para digerir e absorver a água.

No entanto, este estudo mostra que beber 2 litros de água por dia (cerca de 8 copos) é um consumo muito alto para a maioria das pessoas.

A poliúria é chamada inapropriada quando o paciente urina demais mesmo sem haver uma grande ingestão de líquidos ao longo do dia. Neste caso, a perda excessiva de urina não é uma resposta natural e leva o paciente à desidratação. O rim é o órgão responsável pelo controle da água corporal.

Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água. Parece estranho, certo?

Outra dica é tomar água 30 minutos antes das refeições. Além de hidratar, o consumo aumenta a sensação de saciedade, ajudando a reduzir a quantidade de calorias ingeridas durante o café da manhã ou almoço, segundo alguns estudos feitos com obesos e idosos.

A hidratação só é feita adequadamente quando é executada permanentemente. O Ministério da Saúde recomenda 2,5 l de água ao dia, o que equivale a um copo de 200ml por hora. E, no caso de gastos calóricos maiores, como na prática esportiva, essa quantidade a ser ingerida, deve ser aumentada.

Então, hidratar-se ao longo do dia é o ideal para repor as necessidades, limitando o consumo antes de deitar - aponta Thais Campista. Beber água ao acordar acelera o metabolismo, tonifica a pele, melhora a digestão e homeostase, melhora funcionamento de órgãos como gástrico, renal e cardíaco.

1,9 litro

Dá para fazer um cálculo individual: multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo. Por exemplo: uma pessoa que pesa 55 quilos deve tomar pelo menos 1,9 litro diariamente.

Para saber qual sua necessidade diária basta multiplicar seu peso por 35, o resultado será quantidade de água que você deverá ingerir ao dia. Por exemplo: Uma pessoa com 70 kg: 70 X 35 = 2450 ou seja 2450 ml de água (2 litros e 450 ml de água ao dia).

Como foi observado, a água desempenha um papel importante no processo de emagrecimento, pois causa a sensação de saciedade, proporciona um melhor rendimento em exercícios físicos, regula o metabolismo, participa da queima de gordura e reduz a retenção de líquidos.

Incluem o hematócrito e a albumina, os quais aumentam de forma proporcional ao grau de perda de água.

Pele ruça ou acinzentada
Esse é um dos sinais mais claros e comuns de uma pele desidratada. "A falta de hidratação deixa a pele sem vida, sem viço. Por conta desse ressecamento, as células da camada córnea (que são células mortas) e a queratina ficam sem aquele brilho característico de uma pele hidratada.

Quando os lábios estão muito secos e a língua não sente mais a salivação, certamente o seu corpo precisa se hidratar. Mas não é só a boca que passa pela secura. Órgãos como a pele também descamam, as unhas podem ficar quebradiças…