Porque tem pessoas que não sentem cócegas?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

A sensação de cócegas está relacionada à sensibilidade da pele. Isso quer dizer que quem não sente cócegas pode ter a pele pouco sensível, ou então um controle impressionante da sensação de pânico e das gargalhadas que costumam acompanhar as cócegas.

As plantas dos pés são a zona do corpo humano mais sensível às cócegas. As cócegas nos pés provocam sensação de irritação, razão pela qual é nos pés que se consegue com mais facilidade obter reação da pessoa a quem se fazem cócegas.

Toque especial
A pele inteira possui terminações nervosas, mas algumas regiões possuem mais delas: é o caso das plantas dos pés. Por isso, ao serem estimuladas, elas geram tanta cócega!

coceguinhas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

1. Sensação irritante produzida em certas partes do corpo por uma fricção ou toque ligeiro que provoca geralmente riso ou movimentos pouco controlados. 2.

Mas porque nos fazem rir e contorcer? Com as cócegas os recetores da pele enviam sinais a duas regiões do cérebro que são responsáveis por processar o tato e as sensações agradáveis, a resposta a elas são os movimentos agitados e às vezes um pouco brusco e os risos ou gritos de emoção e prazer.

Nós não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos pelo fato de que o cerebelo, parte responsável pelo controle dos movimentos voluntários do corpo humano, já prevê os nossos movimentos antes mesmo deles acontecerem.

As cócegas contra a vontade podem causar uma dor mental profunda e causar problemas de confiança que podem perdurar por toda a vida. Existem inúmeras opções de brincadeiras para fazer com o bebê que consiga gerar as mesmas gargalhadas e sorrisos que as crianças dão através das cócegas.

Estudiosos acreditam que elas surgiram já nos tempos pré- históricos. Sua função não era fazer rir, mas identificar problemas, como insetos peçonhentos. O roçar do bicho na pele provocava uma desagradável sensação de alerta, obrigando o ser humano a espantá- lo (evitando, assim, uma picada fatal, por exemplo).

Sentir cócegas é uma reação primitiva de defesa. Assim como os animais, nós reagimos instintivamente tentando nos livrar daquilo. Nosso corpo tem terminações nervosas que são receptores de sensibilidade e dor. Esta via por onde percebemos a dor é a mesma via das cócegas e arrepio!

Por que sentimos cócegas? As cócegas surgem como uma forma de defesa do nosso corpo. Quando determinadas áreas da nossa pele são tocadas (algumas mais suscetíveis do que outras, como pescoço e costelas), as terminações nervosas da região enviam um sinal de perigo para o cérebro.

Cosquinha é o diminutivo de cosca, forma sincopada de cócega.

Fazer cócegas na palma da mão e pôr a mão sobre o coração para dizer o querer bem era parte da gramática amorosa. Em algumas ocasiões, eram os pés que agiam ligeiros a alisarem outros pés. Alguns afagos eram apenas esboçados, a anunciar a vontade de outros mais ousados, enquanto se elogiava a formosura da mulher.

beijinhos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

[Vocábulo mais us. no plural: cócegas.

É uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba.

maçaneta substantivo, feminino (plural: maçanetas f)

A pele inteira possui terminações nervosas, mas algumas regiões possuem mais delas: é o caso das plantas dos pés e das axilas. Por isso, ao serem estimuladas, essas áreas causam muitas cócegas!

Conversation. Você Sabia? Pteronofobia é o medo de sentir cócegas por penas.