Porque tem muitos furacões nos Estados Unidos?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

Os furacões são causados pelo aquecimento das águas dos oceanos em latitudes intertropicais. Durante os meses da primavera até o início do verão no Hemisfério Norte, ocorre a Temporada de Furacões do Atlântico Norte.

Repetindo: há três lugares na Califórnia. Florida e Texas estão na ponta oposta- apresentados como os lugares mais arriscados. Uma ressalva: a coleta de dados da pesquisa ocorreu antes dos impactos dos furacões mortíferos e incêndios florestais desta temporada.

O Atlântico Sul não apresenta temperaturas maiores que 26ºC próximo à costa brasileira, o que impede a ocorrência de furacão. No Brasil, as massas de água oceânicas não apresentam temperaturas maiores que 26ºC, sendo essas registradas especialmente na Região Nordeste do país.

Estados Unidos

Os Estados Unidos são o país com maior exposição aos desastres naturais, segundo a Maplecroft, sendo classificado como de “risco extremo”. A temporada de furacão americana de 2011 foi uma das mais intensas da história dos EUA, com 1.154 tornados registrados.

Muitos eventos individuais de tornados em território brasileiro foram na verdade ondas de tornados (quando ocorrem mais de 6 tornados em um mesmo sistema convectivo). Eventos possíveis e/ou confirmados de ondas de tornados em território brasileiro ocorreram nos anos 1959, 1991, 2000, 2005, 2009, 2015 e 2016.

O maior tornado já registrado nos Estados Unidos ocorreu em 1925. Chamado de Tornado de Três Estados, ele percorreu 352 quilômetros, atravessando os estados do Missouri, Illinois e Indiana. Ao todo, 695 pessoas morreram e mais de 2 mil ficaram feridas.

Os tornados e furacões costumam ser diferenciados também pela seguinte forma: um tornado pode ser percebido inteiramente a olho nu, enquanto os furacões são grandes demais para isso. Além do mais, o primeiro forma-se geralmente em terra e o segundo, nos oceanos.

furacão Michael

Uma das tempestades tropicais mais intensas dos últimos anos, o furacão Michael atingiu a Flórida em outubro de 2018 com estragos de cerca de US$ 25 bilhões.

Lista dos maiores furacões que já ocorreram

  • Furacão Katrina: ocorreu em 2005, na costa leste dos Estados Unidos, com categoria 3.
  • Furacão Irma: ocorreu em 2017, na costa leste dos Estados Unidos, com categoria 5.
  • Furacão Michael: ocorreu em 2018, na costa leste dos Estados Unidos, com categoria 4.

Apesar de não apresentar condições favoráveis à formação de furacões, já houve ocorrência de tempestade tropical no Brasil. A Região Sul do país apresenta maiores possibilidades de serem atingidas por furacões, visto que as tempestades tendem a migrar das regiões mais quentes para as mais frias.

Além da proximidade com a Linha do Equador, as águas oceânicas do Brasil, mesmo as do litoral nordestino, não chegam à temperatura média de 26ºC. E é por isso que não temos furacão no Brasil.

Segundo a meteorologista Lais Alves Santos, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), apesar de raro, há, sim, registros de três tornados no estado. Santa Rita de Caldas, no Sul de Minas, teve o mais recente, em 2020. Outros dois foram registrados em Unaí e na Represa de Três Marias, em 2019.

A explicação está na temperatura da água do mar. Esses fenômenos climáticos são resultados de uma espécie de choque térmico do oceano com a atmosfera. E o Atlântico Sul não apresenta condições favoráveis à formação de furacões.

Ocorrem com maior freqüência no Atlântico Tropical Norte, Pacífico Tropical Oriental, Pacífico Tropical Norte Oriental e Pacífico Tropical Sul Oriental, além do Oceano Índo centro do furacão há uma região sem nuvens e com ventos calmos, chamada de olho do furacão.

O ciclone de Bhola de 1970 foi o ciclone tropical mais mortífero na história, matando mais de 300 000 pessoas e possivelmente mais de um milhão após atingir a região altamente povoada do Delta do Ganges em Bangladesh, em 13 de novembro de 1970.

Os tornados são observados em todos os continentes, exceto na Antártida.

JÁ TEVE FURACÃO NO BRASIL? Apesar de um ciclone tropical já ter sido registrado oficialmente no Brasil, não há registros de furacão no país. Em 2004, o ciclone tropical Catarina atingiu o estado de Santa Catarina, no Sul, e deixou 10 mortos, mais de 500 feridos e aproximadamente 30 mil pessoas sem abrigo.

No entanto, em casos de tornados mais fortes, o melhor a fazer é tentar se afastar utilizando cruzamentos perpendiculares à trajetória esperada do ciclone. Caso não haja rotas de escape, a ação recomendada pode parecer contraintuitiva.

O furacão mais severo para fazer aterro sanitário nos USA nos últimos 12 meses foi o »Ian«. Atingiu velocidades de até 259 km/h perto da cidade de Sanibel em 28 de setembro 2022 às 08h00, e tinha um diâmetro de 119 quilômetros naquela época.

Falando de Orlando especificamente, por ficar bem no centro da Flórida a região em geral não sofre tanto com os impactos das tempestades e dos furacões. Esses fenômenos costumam perder força ao chegar na terra, e quem acaba sofrendo mais com inundações e outros efeitos é quem está no litoral.

Tornados geralmente têm um tempo de vida de alguns minutos e raramente duram mais do que uma hora, e são menores que os furacões. Tornados são ventos ciclônicos que giram com uma velocidade muito grande em volta de um centro de baixa pressão.