Porque tem mau cheiro atrás da orelha?

Perguntado por: hribeiro7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Normalmente a secreção no ouvido tem como causa principal alguma infecção que pode se alojar no ouvido interno ou externo. E, invariavelmente, a infecção é causada por bactérias ou vírus que provoca dor, febre e vermelhidão.

Atrás das orelhas
Se a limpeza não for bem feita poderá ser contaminada com bactérias, resultando em crostas com cheiro forte. Então, para limpar atrás das orelhas você deve usar um algodão embebido em água morna, deslocando suavemente a orelha para frente e “esfregando” o algodão suavemente para uma limpeza completa.

Dependendo do quadro, a secreção e o mau cheiro podem ser causados por acúmulo de substâncias como água, pela ruptura de tímpano, por gripes maltratadas ou até por meningite. O ideal é não tentar tratamentos caseiros. Infecções graves não tratadas podem prejudicar a audição causando perda auditiva.

Cera com cheiro desagradável: se o odor da cera ficou ruim e você começou a ouvir ruídos ou ter a sensação de ouvidos tampados, pode ser sinal de que haja uma infecção. Caso identifique algum desses sintomas, procure o seu médico de referência imediatamente.

Para isso, basta friccionar levemente uma toalha macia, papel higiênico ou cotonete, após o banho, na parte de fora das orelhas.

O odor fétido no nariz pode ter diversas causas, sendo as principais delas são os processos inflamatórios como sinusites, rinites, tumores nasais e corpo estranho. Geralmente em crianças, o mau cheiro em geral acontece pelo aumento da produção do muco nasal com posterior infecção bacteriana.

Limpe com vinagre
Caso não tenha bicarbonato em casa ou queira tentar outro tipo de limpeza para as peças, que tal usar vinagre? Basta embebedar um pedaço de algodão com esse líquido e aplicar sobre os brincos fazendo a limpeza. Depois, é só enxaguar em água corrente e enxugá-los em material macio, que não arranhe.

O que é Queloide na Orelha? Queloides são uma resposta exagerada à lesão, quando ocorre uma cicatrização anormal por conta do excesso de colágeno. O queloide não aparece logo após o pós-operatório, mas sim meses ou anos após a cirurgia. A chance de formar um queloide é menor que 1%.

Para evitar o mau cheiro, basta adotar alguns hábitos simples, por exemplo, “usar roupas leves, calças e blusas mais folgadas; a questão da higiene com banhos mais frequentes, de duas a três vezes ao dia; usar desodorante que tenha substâncias que ajudam no tratamento.

Mergulhe um cotonete em álcool e esfregue suavemente no umbigo. Substitua o cotonete por um novo e álcool fresco, se necessário. Então, quando o cotonete não estiver pegando mais sujeira e sair limpo, use outro cotonete embebido em água para tirar o álcool restante, pois pode ressecar a pele.

Cetoconazol + Betametasona+neomicina Eurofarma Pomada 30g.

A otite externa fúngica, ou otomicose, é a infecção da orelha externa por fungos. O paciente se queixa de dor de ouvido, pior ao manipular o pavilhão auditivo, além de sensação de entupimento e secreção escorrendo na orelha.

Proteção contra infecções no canal auditivo
Eliminar a cera localizada na parte interna do ouvido deixa a região desprotegida contra corpos estranhos, poeira, bactérias e fungos. Isso aumenta o risco de infecções dolorosas que precisam de acompanhamento médico e do uso de antibióticos para serem tratadas.

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.