Porque tem gente que não emagrece com Ozempic?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Tecnicamente, o Ozempic não provoca o emagrecimento. A medicação tem como princípio ativo a semaglutida, substância análoga ao hormônio GLP-1, que o intestino produz quando a pessoa ingere alimentos.

A dose inicial recomendada de Ozempic para diabetes é de 0,25 mg uma vez por semana e, após algumas semanas, as doses podem ser ajustadas. Já a dose recomendada para perda de peso é de 2,4 mg, administrada uma vez por semana, durante as primeiras quatro semanas.

Quantos quilos se perde usando Ozempic? O principal estudo sobre a semaglutida indicou perda média de 14,9% do peso total em 17 meses em pessoas obesas.

Enquanto estava usando Ozempic, seu apetite havia praticamente sumido. É um efeito colateral comum do fármaco, autorizado inicialmente para tratar a diabetes e que agora está sendo usado "off-label" (para finalidades não contidas na bula) para emagrecimento.

QUANTOS QUILOS PERDE COM OZEMPIC EM 1 MÊS? Injetável, o medicamento Ozempic leva a uma perda de até 15% do peso corporal de pacientes com sobrepeso e obesidade, ao longo de um ano e meio.

Uma alimentação desequilibrada pode ser a principal causa para a falta de emagrecimento. Consumir alimentos ricos em açúcar, gorduras e carboidratos refinados em excesso pode levar ao ganho de peso e dificultar o processo de emagrecimento.

Um dos motivos mais comuns de não conseguir emagrecer mesmo fazendo dieta e exercícios físicos é o corpo ter se adaptado à nova rotina alimentar e de atividades, atingindo o efeito platô, que é caracterizado por um equilíbrio entre o consumo calórico e o gasto de energia pelo corpo.

Nesse ponto, Archana Sadhu, endocrinologista do Houston Methodist, desaconselha dietas drásticas, como as que proíbem o consumo de carboidratos ou que têm um índice calórico muito baixo.

Escolher alimentos com gorduras boas, como abacate e castanhas, e fontes de proteínas magras, como ovos e cortes de carne com menor teor de gordura, pode otimizar a secreção de GLP-1”, diz o endocrinologista.

Como tomar Ozempic ou Wegovy:
0,25 mg* por via subcutânea uma vez por semana durante 4 semanas, depois aumente para 0,5 mg uma vez por semana. Se necessário, pode aumentar para 1,0 mg uma vez por semana após 4 semanas na dose de 0,5 mg/semana.

Em artigo divulgado no site The Conversation, a professora da Universidade de Newcastle, na Austrália, apontou como estimular a produção do hormônio da saciedade. “Recomendo uma alimentação com muitas gorduras boas, como abacate, nozes e castanhas, ou fontes de proteínas magras, como os ovos e salmão.

Para saber quantos quilos deve-se emagrecer, é importante saber qual é o peso ideal a alcançar de acordo com a altura e a idade de cada pessoa, que é calculado através do índice de massa corporal, ou IMC. A perda de peso saudável aconselhada é entre 0,5 a 1 kg por semana, o que significa emagrecer de 2 a 4 kg por mês.

Você pode aplicar a injeção a qualquer hora do dia – independentemente das refeições. Para ajudá-lo a lembrar de injetar Ozempic® somente uma vez por semana, recomenda-se anotar o dia da semana escolhido (por exemplo, quarta-feira) na caixa. Você também pode escrever a data na caixa sempre que injetar Ozempic®.

Segundo informações do jornal "O Globo", a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, emagreceu de oito a 10 quilos reduzindo o consumo de carboidratos e utilizando o medicamento Ozempic. O medicamento, também conhecido como Semaglutida, foi aprovado pela Anvisa para o tratamento de diabetes tipo 2.

Dieta durante o tratamento
“Em geral, comer porções menores nas refeições, parar quando se sentir satisfeito, evitar frituras e alimentos muito gordurosos, manter-se bem hidratado ao longo do dia e evitar álcool são atitudes que podem minimizar esses efeitos colaterais”, explica Braga.

Verifique o nome e a etiqueta colorida
da sua caneta, para ter certeza de que está tomando a dose correta. Certifique-se de que a sua caneta contém Ozempic® límpido e incolor.

Um artigo publicado recentemente na revista Acta Pharmaceutica Sinica B concluiu que o uso prolongado destes medicamentos pode levar ao aumento do volume do intestino delgado e, consequente, obstrução do órgão.

Os efeitos colaterais do Ozempic mais comuns são sintomas gástricos, como diarreia, náuseas e vômitos, constipação, refluxo, gases e sensação de saciedade. No entanto, esses efeitos tendem a passar com o uso.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nessa primeira semana de 2023, o Wegovy, primeira medicação injetável contra a obesidade.

O que difere o Ozempic ® do Wegovy® são as apresentações comerciais. Enquanto o Ozempic ® apresenta somente 3 opções de dose: 0,25 mg, 0,5 mg e 1,0 mg , o Wegovy® apresenta 5 opções de doses: 0,25 mg, 0,5 mg e 1,0 mg, 1,7 mg e 2,4 mg.

Olá, o que ocorre é que muitas vezes você perdeu gordura e ganhou massa muscular ou está mais hidratado. Por isso, o peso permanece igual ou as vezes até aumenta. A gordura apresenta mais volume, assim, visualmente, quando perde ela aparenta mais magro. Continue firme que logo atingirá o resultado que espera.