Porque tem gente que fala tão alto?

Perguntado por: omello . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Há uma série de variáveis e possíveis etiologias para tal. Tanto questões culturais e hábitos familiares quanto deficiências auditivas e problemas fonatórios intrínsecos ao órgão laríngeo podem estar implicados. O primeiro passo é buscar o otorrino e investigar a causa.

Todavia, uma pessoa que fala de forma mais retraída, com a voz mais baixa, provavelmente é uma pessoa mais tímida, introvertida. Portanto, o ritmo e a necessidade conforme o ambiente e entorno são alguns dos principais fatores para direcionar a nossa comunicação.

A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral. A pessoa com esse transtorno sente uma vontade incontrolável de falar. Ademais, a logomania não pode ser confundida com a pressão de fala.

Portanto, falar muito alto ou gritar só faz sentido se o paciente apresentar outras causas para a perda auditiva, como por exemplo, excesso de cera no ouvido que pode obstruir a passagem do som.

Disartria é uma alteração da fala, geralmente, provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, doença de Parkinson, miastenia gravis ou esclerose lateral amiotrófica, por exemplo.

Por que algumas pessoas têm dificuldade com a dicção? Uma justificativa comum para este comportamento é que a pessoa pensa muito rápido e os movimentos não acompanham tamanha agilidade. A justificativa faz sentido, mas a manifestação na fala mostra um descompasso, algo desviando do caminho.

Atitudes como falar alto ao telefone, tuitar em uma palestra ou durante uma conversa, escrever e-mails enquanto caminha ou deixar o aparelho em cima da mesa em um jantar romântico são aparentemente inofensivas. O problema é que elas incomodam algumas pessoas ; e agora entram na lista de pecados da boa educação.

Esse comportamento é bastante comum entre aqueles que são excessivamente tímidos ou que passaram por alguma experiência traumática. Nesse caso, é muito importante buscar ajuda especializada, porque todos têm o direito de serem felizes e de se sentirem bem consigo mesmos.

Grito pode ser uma descarga de tensão
Mas quem grita frequentemente, de modo descontrolado, ressalta o especialista, demonstra incapacidade de comunicação eficiente. “Os gritadores tendem a ser pessoas dominadas internamente pelo medo e por uma raiva impotente, geralmente decorrentes de traumas não resolvidos.

Resposta. Falar é um ato realizado entre pessoas quando se quer transmitir uma mensagem de forma sagaz e compreensível, estimulado em tons normais. Gritar é um ato realizado quando se há um aumento no tom de voz de um individuo, geralmente utilizado quando se quer chamar atenção.

Estudos mostram diferenciações consistentes no comportamento não verbal de homens e mulheres. É muito comum observar indivíduos sorrindo, mesmo em contextos que não estão atrelados a emoções positivas, manifesto como forma de amenizar uma situação de constrangimento.

A dislalia, ou transtorno específico de articulação da fala, ocorre quando a aquisição dos sons da fala pela criança está atrasada ou desviada, levando à má articulação e dificuldade para que os outros a entendam e, também, por omissões ou distorções da fala.

Muitas crianças falam alto apenas por uma questão de hábito, para imitarem outras crianças ou então os adultos e nesses casos não tem problema nenhum. No entanto, há algumas que falam alto porque não ouvem muito bem e aí já é preciso intervir.

Pessoas que falam rápido têm tendência de ficar pegando no outro durante o diálogo e projetar o corpo para frente, em uma postura de ataque. Não faça isso. Falar baixo ou alto não é agradável. Quem fala muito baixo nem sempre é entendido pelo outro porque é difícil de ouvir.

O teste de audição online da ReSound é um modo rápido de verificar como está a sua audição. Em apenas 3 minutos, você poderá testar a sua habilidade de distinguir certas palavras e números em um ambiente barulhento. Nós recomendamos que você faça o teste em um ambiente silencioso e sem interrupções.

A hipersensibilidade auditiva ou sensibilidade sonora é o incômodo ao ouvir sons ambiente, que até mesmo em volume baixo, causam desconforto. A audição dessas pessoas que sofrem com essa sensibilidade sonora é normal, o único problema é a tolerância aos sons.

Os principais sintomas da hipersensibilidade auditiva são os seguintes:

  1. dor de ouvido e cabeça;
  2. perturbação mental;
  3. tontura e náuseas;
  4. ansiedade e estresse;
  5. irritabilidade;
  6. sensibilidade da audição quando se ouve sons considerados baixos.

Medite. A meditação é uma ótima maneira de desligar a sua mente, de manter o seu corpo e de ficar quieto. Gaste 10-20 minutos toda manhã para encontrar um lugar confortável em um quarto silencioso, feche seus olhos e foque na sua respiração entrando e saindo do seu corpo.

Falar rápido pode estar relacionado não só a fala como também ao estado emocional da pessoa. Por exemplo tem pessoas que quando ficam nervosa ou mentem, começam a gaguejar ou falam muito rápido, outros motivos pode ser a ansiedade, o medo, a timidez ou vergonha, ...

Um dos sintomas da esquizofrenia é o “embaralhamento” de palavras, ou seja, a fala é aleatória, randômica, cuja ordem é analisada pelo software. “Em 64% dos casos, já nos primeiros sinais da patologia, os sujeitos com esquizofrenia apresentam essa característica na fala, algo gritante nos indivíduos crônicos.