Porque tem dívida que não aparece no Serasa?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Isso acontece porque o histórico de inadimplência pode continuar registrado em outros cadastros, como o Registrato (do Banco Central) e o Cadastro Positivo. Portanto, enquanto a dívida com mais de 5 anos não for quitada, o consumidor ainda terá restrições com essas instituições.

Sim, é possível, pois a SERASA recebe a maior de parte de suas informações da rede bancária enquanto os SPCs recebem os dados de devedores do comércio. Desta forma, podem existir informações que constam em uma base de dados e não estão na outra e vice-versa.

Pelo app do SPC Consumidor
Com cadastro e login feitos, é possível acessar o histórico de dívidas e o score logo na página inicial do app.

Veja o passo a passo de como ver o seu CPF negativado e possui o nome na lista de proteção ao crédito:

  1. Acesse o site da Serasa;
  2. Clique em “Consultar CPF grátis”;
  3. Cadastre-se, caso ainda não tenha;
  4. Se precisou cadastrar, confirme seu e-mail;
  5. Entre com seu login e senha;
  6. Clique em “Meu CPF” e confira se há pendências.

As principais diferenças entre SPC e Serasa é que a primeira recebe a maior parte das informações sobre consumidores que devem no comércio e a segunda tem mais acesso para consultas sobre dívidas em instituições bancárias.

Em cinco anos, prescrevem as dívidas contraídas por instrumento público ou particular. Vale lembrar que as dívidas só prescrevem se nunca tiverem sido cobradas. Ou seja, se você está sendo cobrada por uma dívida, ela nunca irá prescrever.

Prazo para prescrição de dívida

  • Títulos de crédito. A prescrição acontece em 3 anos nos casos de títulos de crédito. ...
  • Contratos em geral. Dívidas de contratos de serviços, como água, luz e telefone, planos de saúde e cartão de crédito prescrevem em 5 anos, segundo o documento. ...
  • Cheque especial.

Quais dívidas podem ser negociadas no Serasa Limpa Nome? É possível negociar dívidas negativadas ou contas atrasadas (não negativadas) em empresas parceiras da plataforma. Os segmentos incluem: bancos, securitizadoras, empresas de telefonia, varejistas, universidades, entre outros.

Primeiro, a pessoa deve acessar o site do Serasa (https://www.serasa.com.br/) e entrar na página “Consultar CPF grátis”. Em seguida, será necessário realizar um cadastro e confirmar seu e-mail, caso ainda não tenha. Por fim, basta efetuar o login e senha e clicar em “Meu CPF”.

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

Dívidas negativadas e contas atrasadas
Toda negativação começa com uma conta em atraso, mas nem toda conta atrasada chega a ser negativada. Isso porque o débito só é negativado quando a empresa credora pede a inclusão do consumidor no cadastro de inadimplentes.

Uma conta pode estar com o pagamento atrasado, mas ainda não pode ser considerada uma dívida negativada se estiver dentro do prazo máximo. Em outras palavras, o valor que você está devendo só vai se transformar em uma dívida depois do período limite que a empresa definir.

Dívida que não foi paga até o prazo de vencimento, porém não gerou negativação. Também pode ser uma dívida “caducada” (prescrita). Dívida da qual o consumidor foi notificado por meio do Comunicado Serasa Experian.

Por mais que uma dívida possua 5 anos e fique caduca, o nome do inadimplente só pode sair da lista de negativados caso não possua outras dívidas pendentes. No entanto, caso você possua apenas uma dívida e ela já tenha caducado, mas ainda assim seu nome esteja na lista dos birôs de crédito, é possível recorrer.

O prazo máximo que o nome deve ficar “sujo” é de cinco anos, sendo que a partir desse período, ainda que a dívida não tenha sido paga, o nome do devedor tem que ser retirado do cadastro.

De 301 a 500 pontos: é uma classificação baixa com risco moderado de inadimplência. De 501 a 700 pontos: é uma classificação boa com risco baixo de inadimplência. De 701 a 1.000 pontos: é uma classificação excelente com mínimo risco de inadimplência.

de 0 a 1000

O Serasa Score é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e é utilizada como um dos critérios na avaliação de risco de crédito de bancos, instituições financeiras e credores no geral. A maioria das empresas prefere notas mais altas, porém essa não é uma regra unânime.

Como citamos anteriormente, é possível fazer um financiamento imobiliário com uma dívida que caducou. Porém, a instituição financeira deverá avaliar cada caso.

Mito! Uma dívida não pode ficar mais que 5 anos em cadastros de inadimplentes. Por isso, débitos com mais de 5 anos não são considerados no cálculo do Serasa Score.

Em resumo, uma dívida com mais de 5 anos não quitada continua existindo. É por isso que na plataforma do Serasa Limpa Nome há ofertas de renegociação de dívidas com mais de 5 anos. Quer saber mais sobre isso?

Além disso, quando a dívida completa cinco anos, o credor é obrigado a retirar o nome do cadastro de inadimplentes e seu nome fica limpo. Isso é o que chamamos de caducar a dívida, e vamos te explicar mais sobre essa condição agora.