Porque tem acento na palavra refém?

Perguntado por: uaguiar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Além disso, a palavra refém é acentuada porque, segundo as regras de acentuação do português, são acentuadas graficamente as palavras oxítonas terminadas no no ditongo nasal -em: refém, porém, também, harém, mantém,...

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural.

São aquelas que possuem a última sílaba tônica
As palavras oxítonas são aquelas que a têm a última sílaba tônica, isto é, é a sílaba mais forte da palavra. Essas palavras podem ou não ser acentuadas. Recebem o acento gráfico as palavras oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens.

Paroxítona é uma palavra que tem a penúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, a sua penúltima sílaba é aquela que é pronunciada com mais força. As restantes sílabas da palavra são átonas, sendo pronunciadas com menor intensidade.

Regra para escrita sem acento:
Não são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em: r, l, z, x, i(s), u(s), im(ns), um(ns), om(ns). São naturalmente oxítonas, não necessitando de acentuação gráfica.

– rei, réis, destrói. Não se acentuam os ditongos ei e oi quando estiverem na penúltima sílaba, mesmo nos nomes próprios, exceto os casos em que a palavra se inclua em regra de acentuação tônica: – estoico, ideia, – paranoia, heroico.

São acentuadas as palavras oxítonas terminadas nas vogais tônicas fechadas grafadas -e ou -o, seguidas ou não de -s. As formas verbais oxítonas, quando conjugadas com os pronomes clíticos -lo(s) ou -la(s) terminadas com as vogais tônicas fechadas -e ou -o após a perda da consoantes final -r, -s ou -z, são acentuadas.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

A palavra esta, sem acento algum, é classificada como pronome demonstrativo feminino. Um pronome serve para acompanhar ou substituir substantivos em uma frase, a fim de gerar coesão. No caso dos demonstrativos, situam a pessoa ou a coisa designada no espaço ou no tempo.

Juiz é uma palavra aguda, isto é, com acento tónico na última sílaba. Segundo a regra de acentuação, as palavras agudas não levam acento gráfico no i tónico, quando este não forma ditongo com o u anterior e está seguido de z em fim de sílaba.

São, contudo, acentuadas as palavras oxítonas terminadas na vogal u e na vogal i, quando precedidas de outra vogal, formando um hiato, como baú e açaí.

7ª - Marca-se com o acento agudo o e da terminação em ou ens das palavras oxítonas de mais de uma sílaba: alguém, armazém, convém, convéns, detém-lo, mantém-na, parabéns, retém-no, também, etc.

1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

3) Frágeis e difíceis têm a mesma razão de acento gráfico: acentuam-se as paroxítonas (aquelas cuja sílaba forte é a penúltima) com ditongo oral na última sílaba (dois sons vocálicos pronunciados em mesma sílaba - no caso, ei). Essa regra não foi alterada pelo recente Acordo Ortográfico.

Com as regras do novo Acordo Ortográfico, não são mais acentuados: Os ditongos abertos ei, oi, nas paroxítonas: ideia, plateia, Coreia, boia, heroico, paranoia, asteroide.