Porque tem 4 tipos de porquês?

Perguntado por: ocastro . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Para que o emprego dos porquês seja feito de forma correta, é essencial entender e distinguir as quatro formas: porque, porquê, por que ou por quê. Quando usar porque? Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Porquê (junto e com acento) é usado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo. Aparece quase sempre junto de um artigo definido (o, os) ou indefinido (um, uns), podendo também aparecer junto de um pronome ou numeral.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Porque junto e sem acento é usado em respostas e frases afirmativas. Por funcionar como uma conjunção, ele liga duas orações explicando a relação de causa entre elas. Veja os exemplos: Não viajei porque não tinha dinheiro.

O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi.

O "por que" e "por quê" (separados) são usados para realizarem a pergunta. O detalhe é o seguinte: quando o "por que" é usado no final da pergunta (ou sozinho na pergunta) ele deve ser escrito com acento (por quê). Exemplos: Por que você caiu da cadeira?

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas.

diferentes: porque, porquê, por que e por quê.
O usuário da língua portuguesa sempre tem dificuldade em entender o emprego desse vocábulo.

Quando usar por quê? Por quê (separado e com acento) é usado em interrogações. Aparece sempre no final da frase, seguido de ponto de interrogação ou de um ponto final.

Corrigindo a frase com os pronomes corretos (porquês), temos o seguinte: "Por que você não me conta o que aconteceu e me explica por quê disso tudo?" Observe que dois pronomes foram corrigidos para dar mais concordância ao que estava sendo perguntado.

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. Exemplo: este é o motivo por que (por qual) estamos lutando. - Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas.

Na expressão há dez anos atrás há uma repetição de ideias desnecessária para a transmissão do conteúdo da frase, uma vez que o verbo haver, quando conjugado como verbo impessoal, já indica tempo decorrido. Assim, é desnecessária a utilização do advérbio atrás para indicar o passado.

A forma correcta de escrita da palavra é "estou". singular do presente do indicativo: eu estou. Verbo estar - Presente do indicativo: .

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

Substituição de porque
Fiquei feliz porque tirei uma boa nota. Fiquei feliz pois tirei uma boa nota. Fiquei feliz uma vez que tirei uma boa nota. Fiquei feliz dado que tirei uma boa nota.

Lista de preposições
a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

(pelos quais) Caso surja no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, a sequência deve ser grafada por quê, pois, devido à posição na frase, o monossílabo "que" passa a ser tônico. Exemplos: Estudei bastante ontem à noite.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Quando usar “porque”
O “porque” junto e sem acento aparece em orações afirmativas que trazem uma resposta ou explicação, indicando a causa de algo. Por funcionar como uma conjunção, ele liga duas orações explicando a relação de causa entre elas.