Porquê tantos gases na menopausa?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

A redução do estrogênio altera a forma com que o corpo digere as gorduras da alimentação. Isso causa o aumento na produção de gases, responsáveis pela sensação de barriga inchada.

Os hormônios femininos e a menopausa
Assim, quando a mulher entra em declínio hormonal, a tendência é que o funcionamento do intestino seja diretamente afetado. A prisão de ventre, que também é resultado desse processo, pode levar a outros desequilíbrios mais graves caso não seja tratado.

Alimentos que podem causar gases intestinais
Alguns alimentos podem ser menos tolerados ou mal digeridos pelo nosso organismo. Isso faz com que seja necessária a presença de bactérias para realizar o trabalho. Esse processo causa fermentação e, consequentemente, produz gases.

Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

As principais dicas para emagrecer e perder barriga na menopausa são:

  1. Fazer atividades físicas. ...
  2. Diminuir as calorias da dieta. ...
  3. Fazer jejum intermitente. ...
  4. Beber chás termogênicos. ...
  5. Evitar alimentos ultraprocessados. ...
  6. Dormir entre 7 a 9 horas.

Menopausa
O que fazer: diminuir as calorias da dieta e evitar alimentos ultraprocessados, como sorvete, bolacha, refrigerante e molhos pronto, por exemplo, ajudam a perder peso e diminuir o volume do estômago.

Chá de aquileia, alquemila e sálvia
A alquemila melhora o trânsito intestinal e seus flavonoides ajudam a repor níveis hormonais. A aquileia ajuda a manter a hidratação natural da pele, que fica dificultada na menopausa, e tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Para aliviar os sintomas da constipação ou SII durante a menopausa, você pode inserir mais fibras na sua alimentação.
...
Para consumir fibras na menopausa, você precisa se alimentar de alimentos ricos em fibra6, como alguns exemplos abaixo:

  1. frutas com casca; ...
  2. alimentos integrais, ...
  3. legumes ricos em fibra.

A prisão de ventre está entre as inúmeras alterações causadas pela menopausa, devido à redução do hormônio estrogênio. A constipação atinge cerca de 30% da população, mas com prevalência entre as mulheres, ou seja, são elas que sofrem mais com o problema, que pode ser agravado com a idade.

Artralgias – as famosas “dores nas juntas” –, dores musculoesqueléticas e dores difusas são as mais comuns. É isso mesmo: a chegada da menopausa pode causar desconfortos físicos, acentuar dores generalizadas ou ser o gatilho para algumas doenças.

"Nessa fase, as mulheres devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em cafeína como, por exemplo, café, mate, chá preto, chocolates e refrigerantes. Também é importante reduzir a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcares", afirma a especialista.

Agora, se por um lado alguns alimentos podem se tornar grandes aliados das mulheres, outros acabam se transformando em vilões. ;Alimentos ricos em cafeína, gorduras saturadas ou açúcares podem prejudicar a mulher nessa fase. É bom evitar muito café, chocolate, bebidas alcóolicas, doces com excesso de açúcar e frituras.

Em média, os sintomas da menopausa podem durar de quatro a dez anos. No entanto, também é comum durar menos tempo.

Para a sobremesa, ou até mesmo durante a refeição, as frutas laxativas são uma excelente pedida para quem sofre de gases. A laranja, a ameixa seca, o abacaxi e o mamão, são exemplos de frutas que ajudam muito a saúde intestinal.