Porque Tamar engravidou do sogro?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

O filho mais velho de Judá batia na mulher, e o herdeiro seguinte se recusava a engravidar a garota. Assim, Tamar voltou para a casa do pai e ficou mal falada na região de Canaã. Sem chance de melhorar de vida, ela teve a ideia de engravidar de Judá para reconquistar seu lugar na família do veterano.

Tamar aparece na narrativa bíblica no contexto em que Judá cuidou de preparar uma esposa para seu filho primogênito, Er. Mas Er foi um homem perverso e Deus o castigou. Consequentemente, Tamar acabou ficando viúva antes que pudesse engravidar de Er. Judá, o sogro de Tamar, tinha ainda outros dois filhos.

Nos próximos capítulos da reta final de "Gênesis", Judá (Thiago Rodrigues) vai engravidar a própria nora, Tamar (Juliana Xavier), depois que sua mulher, Muriel (Rhaisa Batista), e os filhos morrem por decisão de Deus.

Esta história é um lembrete de que a violência sexual é uma violação dos direitos humanos. Juntos, em parceria com todas as sobreviventes de violência sexual, precisamos falar contra ela e mantermo-nos firmes. Devemos nos dar as mãos em oração e ação pela justiça e restauração dos relacionamentos rompidos.

Tamar, que engravidou de Judá, seu sogro; Raabe, a prostituta cananéia; Rute, que seduziu a Boaz; Betsabéia, a mulher de Urias que, antes de tornar-se esposa, foi amante do rei Davi; e, finalmente, Maria, a virgem que engravida por obra do Espírito Santo.

Tamar, percebendo isso, criou uma armadilha contra seu sogro. Ela se vestiu de meretriz e se deitou com seu sogro, Judá, sem que este a reconhecesse. Passados três meses, Judá foi avisado que sua nora havia adulterado e estava grávida, e ele logo a condena, exigindo que fosse queimada.

A esposa de Isaque, Rebeca, deu à luz filhos gêmeos chamados Esaú e Jacó. Esaú vendeu sua primogenitura a Jacó, e Isaque mais tarde concedeu a bênção da primogenitura — que incluía as bênçãos do convênio abraâmico — a Jacó.

Maacah

  • Perez
  • Zerah

Ele disse que Israel e Judá eram irmãs que tinham-se casado simbolicamente com o Senhor. Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

O nome Tamar surgiu a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, pelo espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.

Segundo a interpretação bíblica dos versículos, o Leão de Judá seria o Messias salvador, que governaria e unificaria todas as nações sob o nome de Deus. Genericamente, a figura do "leão" é compreendida como "o rei", "o poder" ou "o que governa sobre os outros".

E, ao tempo em que Caim pensara em casar-se, havia muitas irmãs e muitas sobrinhas, o que não lhe trouxe dificuldades para encontrar uma esposa. Esse costume, o casamento entre irmãos consanguíneos, continuou por muito tempo. Tanto que Abraão se casou com sua meia irmã Sara (Gênesis 20:12).

Tamar nasceu em um ambiente de realeza, filha do rei Davi e de sua esposa Maaca (2 Samuel 3:3).

O filho mais velho de Judá e de Tamar, Perez, foi ancestral do rei Davi, quem segundo São Mateus, foi ancestral de José, o pai de Jesus Cristo, o filho de Deus.

Existem duas mulheres significativas chamadas “Tamar” na Bíblia. Ambas aparecem no Antigo Testamento. Uma é filha do rei Davi. E a outra, nora de Judá, deu à luz um filho na linha genealógica de Jesus.

Devido à lealdade eterna que dedicava a Noemi, Rute casou-se com Boaz e, por consequência, ela — a estrangeira e convertida moabita — tornou-se a bisavó de Davi e, portanto, antecessora de nosso Salvador Jesus Cristo” (“Modelos a Serem Imitados”, A Liahona, novembro de 2002, p. 60).

Na Bíblia Tamar teve dois filhos, eles se chamaram Perez e Zerá. Com os gêmeos, Judá completou sua descendência em cinco filhos, seus três herdeiros mais velhos foram fruto do relacionamento com uma mulher cananeia. O nome desta esposa não é citado, ela é classificada na Bíblia apenas como 'filha de Suá'.

Amnom ou Amnon era príncipe de Israel, sendo filho de Davi e Ainoã e irmão de Absalão e Tamar. Embora ele fosse o herdeiro ao trono de Davi, Amnom, é mais lembrado pelo estupro de sua meia-irmã Tamar. c. 1000 a.C.

Tesouro da Escritura seven hundred Juízes 8:30,31 Gideão teve setenta filhos, todos gerados por ele, fruto de seus ossos e sua carne, porquanto tinha muitas mulheres.… Juízes 9:5 Em seguida Abimeleque rumou para a casa de seu pai em Ofra e matou seus setenta irmãos, filhos de Jerubaal, todos sobre uma rocha.