Porque surgiram os videogames?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

A ideia surgiu com Ralph Baer em 1966, com o intuito de criar algo que pudesse interagir com a TV. O primeiro protótipo foi criado em 1968 e batizado como Brown Box (Caixa Marrom). Não durou muito para Baer vender o projeto para a Magnavox, subsidiária da Philips.

Há mais espaço para serviços, jogos grátis e títulos mais leves que utilizam os bilhões de aparelhos celulares espalhados pelo mundo. O rumo inédito democratizou o acesso ao público e permitiu que a indústria dos videogames ultrapassasse barreiras socioeconômicas em mercados emergentes, multiplicando os lucros.

Magnavox Odyssey

Brown Box, o projeto de Ralph Baer que é considerado o primeiro console da história, nasceu em 1967. Ele teve a ajuda de Bill Harrison, um engenheiro especializado em eletrônica, na confecção do aparato. Já a sua versão comercial, o Magnavox Odyssey, foi lançado oficialmente apenas cinco anos depois, em 1972.

Pesquisas realizadas revelam que a origem dos jogos surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.

Os jogos eletrônicos podem contribuir positivamente para o desenvolvimento dos indivíduos em alguns aspectos como no raciocínio lógico, coordenação motora e até mesmo na educação, mas a sua prática excessiva pode ter um impacto negativo na vida do indivíduo, o que tem gerado preocupação nos profissionais da área da ...

Desenvolve habilidades socioemocionais
Além das habilidades cognitivas, o uso de games na educação ajudam a desenvolver uma série de habilidades socioemocionais. Trata-se de um conjunto de capacidades ligadas ao social e emocional de uma pessoa – e são importantes para todas as áreas formativas do aluno.

O primeiro jogo de fliperama chamou- se Computer Space e foi lançado em 1971. Logo outros jogos de sucesso surgiram, como Pong, Invasores do espaço e Pac-Man. O primeiro console caseiro também surgiu nessa época. Em 1977, a empresa Atari lançou um console com cartuchos removíveis.

Na história dos consoles de videogame, a primeira geração compreende os consoles lançados entre os anos de 1972 e 1977, dentre os quais destacam-se o Magnavox Odyssey e o Pong, bem como o Coleco Telstar.

Outro fato importante para a evolução dos videogames foi a utilização de componentes de computador (processador, memória RAM, placa de vídeo...) nas produções dos consoles. Foi isso que a Sony fez com o Playstation.

Esse jogo foi criado pelo físico William Higinbotham, e consistia em um game que simulava um simples jogo de tênis, processado por um computador analógico.

Oficialmente, o primeiro videogame que chegou aqui no Brasil foi o Telejogo, em 1977. Ele foi desenvolvido pela Ford, que na época tinha comprado a Philco. O aparelho chegou ao mercado brasileiro custando 1,6 mil cruzeiros, um valor que hoje em dia daria algo em torno de R$ 1.150,00.

As origens de o Jogo são incertas, mas a grande maioria das teorias é unânime em apontar a Inglaterra como seu local de origem. Em uma reportagem de 2008, Justine Wettschreck diz que O Jogo provavelmente existe desde o início dos anos 90, e pode ter se originado na Austrália ou na Inglaterra.

Na Pré-história os jogos estão presentes como forma de lazer e de representar atividades rotineiras, além de servir como instrumento para passar herança cultural e conhecimentos entre as gerações.

Os Jogos Populares tem um papel importantíssimo nas aulas de Educação Física que é resgatar o lúdico, as brincadeiras de nossos antepassados, pois elas são muito importantes, divertidas e além de tudo muito saudáveis. Brincar de peteca, queimada e dominó eram brincadeiras de antigamente.

Mas você sabia que jogar dentro dos limites saudáveis traz diversos benefícios? Jogar videogame com frequência melhora habilidades cognitivas, agilidade mental e velocidade de processamento do cérebro. Os dados são de uma pesquisa de 2018, publicada na revista Frontiers in Psychology.

Sintomas no corpo
Entre os problemas físicos que podem ser causados pela prática descompensada dos jogos eletrônicos estão a falta de concentração, obesidade, síndrome do olho seco, problemas de audição e postura inadequada.

O uso excessivo de jogos online leva ao desestímulo de atividades escolares e sociais, e causa sintomas de abstinência quando retirados, segundo o estudo. Também faz com que o adolescente se isole e tenha comportamento agressivo.

Os jogos eletrônicos, em sua maioria, exigem concentração, trabalho em equipe, observação, pensamento lógico e rápido, resolução de problemas, assim como, melhora a coordenação motora e desenvolve a capacidade de tolerância a frustrações.

O aumento na popularidade dos jogos eletrônicos desencadeou no surgimento do mercado de e-sports, ou seja, esportes eletrônicos. A indústria, apesar de recente, cresce exponencialmente a cada ano, com o surgimento de competições internacionais de games como League of Legends, que é jogado no computador.

A chance de conhecer universos diferentes, ir para outras épocas, fazer ações que são impossíveis no mundo real, encanta o jogador, e isso tudo influencia a vida dos jovens.

Há um crescente corpo de pesquisa que reflete os benefícios dos jogos, incluindo, entre outros, socialização, melhoria do foco, multitarefa, memória de trabalho, cognição e regulação emocional, entre outros benefícios. O jogo foi considerado benéfico para a saúde mental.