Porque surge a paranoia?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Uma das hipóteses mais difundidas é a dopaminérgica, em que áreas escolhidas do cérebro apresentam um excesso da atividade desse neurotransmissor”, afirma o psiquiatra. Esquizofrenia, transtorno bipolar, ansiedade crônica, depressão, entre outros transtornos podem desencadear um quadro de paranoia.

A paranóia pode ser discreta, com o indivíduo ajustando-se socialmente, ou pode ser tão severa que o indivíduo torna-se incapacitado. As paranóias podem ser divididas em três categorias principais.
...
São elas:

  • Distúrbio paranóide de personalidade;
  • Distúrbio delirante paranóide;
  • Esquizofrenia paranóide.

Dessa forma, a pessoa paranoica vai nutrir ideias surreais sem qualquer lógica plausível. Dessa forma o indivíduo passa a desconfiar que alguém ou alguma coisa está no seu percalço, perseguindo-o a todo momento. Na mente dele, existe um risco iminente indo à sua direção para lhe causar mal.

O mais importante é, diante de uma pessoa com sintomas psicóticos, evitar confrontar diretamente o conteúdo psicótico. Isso significa dizer que é melhor mostrar disposição em ajudar o paciente a passar pela situação que está causando sofrimento do que tentar argumentar que nada do que ele está imaginando é real.

O problema é que quando não tratada ou controlada, a ansiedade pode se tornar paranoia. Atualmente, a OMS estima que o Brasil tenha mais de 18,6 milhões de pessoas (9,3% da população) que sofrem com o transtorno.

O hipocondríaco tem um medo infundado de ter uma doença grave e mortal, com base na interpretação errónea de funções normais do organismo. É bem mais do que uma mania e pode ter consequências graves. É, por isso, importante saber identificar os sintomas deste problema e em que consiste o seu tratamento.

Transtorno de personalidade paranoide é caracterizado por um padrão generalizado de desconfiança e suspeita injustificadas dos outros que envolve interpretar seus motivos como maliciosos. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com terapia cognitivo-comportamental.

Nenhum tratamento para o transtorno de personalidade paranoide é eficaz. Contudo, se a pessoa estiver disposta a colaborar, a terapia cognitivo-comportamental. Como resultado, atualmente, é possível tratar muitos transtornos de saúde mental quase com tanto êxito como os físicos.

1. Paranóia – doença crônica e rara caracterizada por um fluxo de delírios fixo, falta de alucinações deteriorações da personalidade. Os tipo de delírios observados incluíam os persecutórios,de ciúmes,somáticos grandiosos e hipocondríaco.

O que é o Transtorno de Personalidade Paranoide? Já demos a entender que o Transtorno de Personalidade Paranoide é justamente uma desconfiança em demasia das pessoas, mas profundamente discutindo o TPP é uma suspeição, descrença nas pessoas de forma generalizada, em que os motivos de quem age sempre são negativos.

A mania de perseguição é um transtorno psicológico que consiste em uma condição delirante que interfere diretamente na qualidade de vida do indivíduo. A condição leva a pessoa a acreditar que todos em sua volta a estão perseguindo, olhando, rindo ou comentando sobre ela.

A ansiedade pode gerar vários sintomas, porém para fazer diagnóstico mais preciso é importante você fazer acompanhamento em terapia e como você diz que é paranoico com relação a ficar doente é mais um motivo pra você fazer acompanhamento com um psicólogo.

Para Freud a paranóia se caracteriza pela regressão da libido ao estado do narcisismo, já na esquizofrenia trata-se da libido que não se contenta em regredir ao estado narcísico, mas vai além, retornando ao auto-erotismo infantil, representada por pulsões e objetos parciais.

Enquanto a intuição é um pressentimento mais sutil sobre algo, que nem sempre se concretiza, a paranoia é intensa e aterrorizante e se mantém mesmo que nada de ruim aconteça de fato.

Perturbação psíquica com presença de delírios: 1 delírio, paraneia.

São os mais utilizados: Risperidona (2-8 mg/dia); Olanzapina (5-20 mg/dia); Quetiapina (300-800 mg/dia); Ziprasidona (80-160 mg/dia); Clozapina (350-700 mg/dia). A Clozapina é uma medicação com maior eficácia que as outras em esquizofrenias refratárias.

Causas da psicose
Episódios de psicose podem aparecer durante surtos esquizofrênicos, doença de Alzheimer, crises epilépticas, devido à existência de tumores e de doenças infecciosas no sistema nervoso. Além disso, também podem ocorrer por conta do uso de drogas lícitas ou não.

Como lidar com a desconfiança?

  1. Use a lógica a seu favor.
  2. Evite fazer suposições.
  3. Torne a comunicação a sua aliada.
  4. Trabalhe a sua autoconfiança.
  5. Procure ajuda de um especialista.
  6. Conte com a ajuda do Coaching.
Continuar lendo Como surge a afasia?