Porque substitui por causa?

Perguntado por: iferrari . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 14 votos

A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa.

Porque: normalmente usado em respostas. Exemplo: "A festa acabou porque houve uma grande confusão." Porquê: tem valor de substantivo e aparece acompanhado de determinanto (um artigo, por exemplo). Exemplo: "Queria saber o porquê de sua tristeza para poder ajudá-lo."

O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi.

1 por motivo, devido, graças, por isso, em razão, dado, posto, em consequência, em virtude, por obra, em atenção, por efeito.

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas.

Por causa de é a forma correcta, sinónima de porque (por causa de estar = por estar = porque estava). Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.

Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento. Por exemplo: Porque acho muito difícil…

O site Corretor ortográfico é uma forma simples e prática para corrigir trechos de textos. Nele, você copia e colar um texto de até 10 mil caracteres, clica no botão de verificação e pronto!

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

A forma porquê representa um substantivo. Significa "causa", "razão", "motivo" e normalmente surge acompanhada de palavra determinante (artigo, pronome, adjetivo ou numeral, por exemplo). Exemplos: Não consigo entender o porquê de sua ausência.

O certo é/seria: ''E por que não?'' ou ''E porque não?'' ? - Quora. No português brasileiro, para além das orientações de "por que" para perguntas e "porque" para respostas, considere o seguinte: Sempre que puder substituir por por qual razão/motivo, será POR QUE — separado e sem acento.

Diferença de “mais” e “mas”
Entretanto, possuem significados completamente diferentes, não podendo ser utilizadas uma no lugar da outra. Neste caso, “mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento.

Indica a razão de algo ter acontecido: 1 como, visto que, dado que, devido a, em atenção a, em consequência de, em razão de, em virtude de, graças a, já que, por efeito de, por isso que, por motivo de, por obra de, porquanto, porque, posto que, uma vez que.

Na dúvida, professores e gramáticos indicam usar preferencialmente o “por causa de” para indicar justificativa. Outros exemplos de uso de “por causa de”: Eu não fui à praia por causa da chuva. Eu não fiz a lição de casa por causa do meu cachorro, que comeu minha tarefa.

Por que: usado em perguntas diretas quando não aparece ao final da sentença e em frases declarativas para expressar dúvida em relação ao motivo. Também pode ser usado como sinônimo de “pelo qual” ou de “por qual”.

O por que, escrito separado e sem acento, é utilizado para fazer uma pergunta (interrogativo) ou como ligação de termos dentro de uma oração. Ele geralmente aparece no início ou no meio das frases e expressa uma dúvida.

Ou seja, se a expressão pode ser seguida das palavras “motivo” ou “razão”, ela deve ser escrita com os termos separados (por que). E se está antes da vírgula, de dois-pontos ou do ponto-final, deve levar o acento circunflexo (por quê).