Porque sou tenso?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Muitas vezes podem ser situações momentâneas onde algo inesperado ocorre como por exemplo mudanças. Alterações de rotina pode deixar as pessoas tensas pois costuma envolver alguma incerteza. Mudanças de chefia, de residência, de relacionamento, de escola por exemplo, podem oferecer algum nervosismo.

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade. Tanto o estresse de curto quanto o de longo prazo podem ter efeitos sobre o seu corpo.

indisposição física; câimbras e espasmos musculares; risco de evoluir para problemas mais graves; limitação dos movimentos ou, até mesmo, do membro afetado.

Fazer exercícios e conversar são os remédios mais comuns, mas há mais opções

  1. Respiração diafragmática. Quando estamos estressados, o corpo precisa de mais oxigênio e a respiração se acelera. ...
  2. Relaxamento muscular progressivo. ...
  3. Visualização positiva. ...
  4. Rir e sorrir. ...
  5. Yoga e pilates.

8 técnicas psicológicas para lidar com stress e ansiedade

  1. Esteja presente. ...
  2. Entenda o poder da sua respiração. ...
  3. Cultive um olhar diferente em relação aos seus problemas. ...
  4. Aceite o que você não pode mudar. ...
  5. Ocupe a mente (mas não muito) ...
  6. Exercite-se. ...
  7. Durma bem. ...
  8. Não seja vítima do perfeccionismo.

Significado de Tensionado
adjetivo Que sofreu tensão, que se tornou tenso, rígido. Que está sob tensão, especialmente em relação ao nervo ou músculo que se distende: tendão tensionado. Que está num estado de sobrecarga física ou emocional.

O que é tensão? A tensão psicológica é semelhante a um estado de estresse, embora as pessoas que experienciam a tensão tendem a descrever os sentimentos de pressão, ansiedade extrema e incerteza sobre tudo.

Como diminuir o estresse

  1. Pratique exercícios físicos. O primeiro passo para desestressar é sair do sedentarismo. ...
  2. Medite. ...
  3. Alimente-se corretamente. ...
  4. Comemore as pequenas conquistas. ...
  5. Procure ajuda de profissional especializado.

Em psicologia, stresse ou estresse é uma sensação de tensão e pressão. Em quantidade razoável, o stresse pode ser desejável, benéfico e saudável, sendo importante para a motivação, adaptação e reação em relação ao meio ambiente.

A tensão e a incapacidade de relaxar podem sim ter relação com a ansiedade, aliás, isso é bem característico, mas é preciso ver os seus pensamentos e como se encontra o seu emocional nos contextos que você está inserido. Observando o que vem ativando essa tensão corporal.

Bom para 'destravar' o corpo
Ser sedentário leva à perda de flexibilidade e os músculos ficam encurtados. Isso pode levar a posicionamentos que lesionam as articulações e geram compensações no corpo e erros na mecânica de movimento. Fazer alongamentos regularmente ajuda a evitar esses problemas.

Realizar alongamentos
Uma boa forma de alongar o nervo ciático é sentar-se no chão com as pernas esticadas e dobrar uma perna, cruzando por cima da outra perna que deve permanecer esticada e girar o tronco, puxando a perna dobrada em direção ao corpo. É importante manter as costas retas e pode-se apoiar a mão no chão.

A tensão muscular é uma das manifestações físicas da ansiedade. É comum que em meio a crises ansiosas, a pessoa tenha a sensação de mandíbula apertada, punho tensionado e músculos enrijecidos por todo corpo. Por vezes, a tensão é tão grande que pode gerar dores locais.

8 calmantes naturais para aliviar o estresse

  • Camomila com hortelã A camomila tem ação calmante do sistema digestivo e nervoso, de modo a contribuir para a diminuição do nervosismo e do estado de agitação. ...
  • Erva de São João ou Hipericão. ...
  • Melissa ou cidreira. ...
  • Lavanda. ...
  • Alecrim. ...
  • Tília. ...
  • Flor de maracujá ...
  • Valeriana.
Continuar lendo Como saber se sou XY?