Porque Sonho de Valsa mudou a embalagem?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
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De acordo com Yana Leocádio, gerente de Marketing de Chocolates de Impulso para a Mondelez Brasil, dona da marca Lacta, essa mudança está relacionada à busca por renovação da marca, por maior qualidade e melhoria na experiência de consumo dos clientes.

A simples mudança do doce e a sua explicação
Anteriormente o Sonho de Valsa era classificado como bombom de chocolate, por causa do modo como era embalado, aquele jeito “enrolado”, por isso estava sujeito à alíquota de 5% de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Questionada por EmbalagemMarca, a Lacta informou que a alteração das embalagens foi feita “pensando sempre em levar um produto de qualidade para o consumidor. As embalagens de Sonho de Valsa e Ouro Branco, presentes na Caixa de Variedades Lacta, estão mais fáceis de abrir e mantem a crocância dos produtos”.

O bombom Sonho de Valsa, tão popular, não é feito com chocolate.

Segundo a Lacta, a nova embalagem garante o sabor, o aroma e a crocância do wafer recheado por mais tempo, e é válida para todos os formatos de Sonho de Valsa: vendido avulso, em embalagens de 1 quilo ou na caixa de Variedades Lacta.

Porém, até o início da produção de papel celofane colorido no Brasil, Sonho de Valsa era embrulhado em papel de cor vermelha e recoberto por celofane transparente. Um selo preto com o nome do produto e com o desenho de um violão completavam a primeira embalagem do bombom.

Tudo começou no ano de 1938, quando a tradicional fábrica de chocolate Lacta (conheça essa outra história aqui) lançou no mercado brasileiro o famoso bombom SONHO DE VALSA, um wafer recheado com massa e pedacinhos de castanha de caju, coberto com duas camadas de chocolate, embrulhado em papel estanho de cor vermelha e ...

Quando os primeiros imigrantes europeus chegaram ao Brasil, trouxeram consigo a receita do verdadeiro chocolate. Com ela, criamos, em 1891, o chocolate Neugebauer: cremoso, macio, que derrete na boca e tem um sabor inconfundível.

Você deve ter percebido que a embalagem do Serenata de Amor mudou recentemente. Por trás dessa mudança, está uma manobra estratégica da fabricante Garoto/Nestlé para pagar menos impostos. A fábrica passou a classificar este produto como "Waffer” e não mais como bombom de chocolate.

Lacta

A marca Lacta é conhecida por sua tradição e qualidade há mais de 110 anos, garantindo ao consumidor um produto de confiança e sabor inigualável. A Lacta se orgulha de utilizar os melhores ingredientes em seus produtos, e o Sonho de Valsa, a.

O Sonho de Valsa possui recheio mais equilibrado de gorduras e castanhas de cajú em tamanho maior, que podem entrar no dente. A casquinha é mais fina que a do Serenata e menos crocante.

A embalagem selada mantém Sonho de Valsa e Ouro Branco crocantes por mais tempo e os protegem do calor e da umidade. Dona da marca Lacta e fabricante do Sonho de Valsa e do Ouro Branco, a Mondeléz não revela qual dos dois é o mais vendido no Brasil – e eles só são vendidos por aqui.

O que determina a coloração do ouro são os metais que formam a liga junto com ele. Portanto, o ouro branco acaba sendo mais caro, já que sua composição inclui outro metal nobre, o paládio, além da prata. Em seguida, vem o ouro amarelo, considerando a quilatagem acima de 18k.

Entre os séculos XVIII e XIX, após a crise do ciclo do ouro, o algodão era o principal produto exportado, assim sendo, essa cultura ficou conhecida como “ouro branco”.

ALÉRGICOS: O BOMBOM SONHO DE VALSA PODE CONTER TRAÇOS DE AMÊNDOA, AVELÃ, TRIGO, LEITE, SOJA E CASTANHA DE CAJU. CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM LACTOSE.

Dentre as diversas opções disponíveis no mercado, um dos mais famosos é o Ovo de Páscoa Lacta Sabor Sonho de Valsa. Esse delicioso ovo de chocolate ao leite é recheado com o sabor e a crocância dos famosos doces Sonho de Valsa, e ainda acompanha dois doces inteiros dentro da embalagem.

O irresistível bombom sonho de valsa traz uma combinação de um recheio cremoso de amendoim e castanha de caju, com a deliciosa crocância da cobertura de chocolate.

Mas perdeu tantas vendas que há uns dois anos resolveram melhorar a fórmula e tornar o produto comestível de novo. Não que esteja o que era antes, mas pelo menos dá para comer. E a Lacta, infelizmente, agora é a Nestlé de 2007, fabricando um chocolate intragável.

A origem do bombom
Tudo começou no século XVI, quando o primeiro povo passou a apreciá-lo – os astecas. Na época, eles coletavam as sementes do cacau para produzir um drinque amargo e apimentado, chamado “xocoatl”.

Ele é embrulhado em papel estanho, antes na cor vermelha e hoje em dia rosa, e coberto por celofane transparente.