Porque sofremos por quem não merece?

Perguntado por: ltaveira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Não vale a pena sofrer por quem não merece, não vale à pena Deixar de ser feliz, por alguém que não mereça. A vida é feita de momentos, tais estes Altos e Baixos. Devemos saber lidar com cada um deles, devemos ser fortes nos momentos ruins, passar por cima daquilo que te oprime e te põe pra baixo.

Sofrer por amor é uma consequência da dependência emocional: quando o indivíduo projeta suas expectativas e deixa toda a sua felicidade atrelada ao outro, acaba se tornando dependente da pessoa amada para ser feliz.

Seja por um sentimento não correspondido, seja pelo término de uma relação ou quando existe uma traição, é natural que exista um sofrimento relacionado com a decepção da expectativa gerada em relação ao outro. Este sofrimento, mesmo quando agudo, tende a desaparecer com o passar do tempo.

Dicas para esquecer e superar

  1. Fuja do clico vicioso. ...
  2. Cuide de você ...
  3. Trabalhe sua autoestima. ...
  4. Aposte na ocitocina e dopamina. ...
  5. Perdoe e encerre a história. ...
  6. Dê tempo ao tempo. ...
  7. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Trate a pessoa com respeito e cordialidade.

  1. Evite colocar a culpa em alguém. Explique por que está indo embora, mas não diga coisas como "Estou indo por causa de você".
  2. Ouça os sentimentos da pessoa. Se a ama, respeite-a e dedique um tempo ao que ela tem a dizer.
  3. Espere um tempo até que ambos estejam recuperados.

Porque não vivemos mais no Éden. A única forma de uma pessoa justa não sofrer é viver com outras pessoas justas; mas, como vivemos em um mundo em que é mais “legal” ser injusto, estamos todos fadados ao sofrimento. É por isso que muitos concluem que não vale a pena ser justo. Afinal, vão sofrer mesmo assim...

Sintomas da síndrome do coração partido

  • Aperto no peito;
  • Dificuldade para respirar;
  • Tonturas e vômitos;
  • Perda de apetite ou dor no estômago;
  • Raiva, tristeza profunda ou depressão;
  • Dificuldade para dormir.
  • Cansaço excessivo;
  • Perda de autoestima, sentimentos negativos ou pensamento suicida;

Independente da forma, o amor não correspondido é o amor que nutrimos por alguém que não sente o mesmo por nós. Segundo os especialistas, esse tipo de sentimento pode causar muita dor porque envolve nossos desejos mais profundos e nem sempre é fácil superá-lo.

O que dói é amar carregando nossas ainda imperfeições, nossas carências, nossas ilusões, nossas cobranças, nossas dores... Nós amamos, mas ainda não sabemos amar. Porque o amor é a lição e o próprio Mestre. Você só aprende se tiver a coragem de tentar e de amar de novo, de amar sempre, de amar acima do medo.

Ficar longe da pessoa amada incomoda. Quando a saudade é muito grande sentimos como se faltasse algo em nós. Quem já passou por isso sabe que a angústia causada pela distância do objeto de amor e desejo pode levar ao aumento da ansiedade, desencadear perturbações do sono e, em casos mais graves, deflagrar a depressão.

Tem medo da intimidade
Sendo assim, correr atrás de alguém que não corresponde aos sentimentos de uma forma completa é uma forma de manter a sensação de estar apaixonado sem todo o risco, satisfazendo assim o seu próprio desejo de conexão.

Iniciar um hobby, fazer novos amigos ou até mesmo começar um novo relacionamento podem ajudar. Assim, suas prioridades são rearranjadas, abrindo portas para que você se apaixone de novo. — Não há razão neurológica para afirmar que é melhor superar uma relação sozinho e não com outra pessoa — afirma o americano.

Quanto tempo dura? Depende. Para cada pessoa pode durar um tempo, mas, sem manipulação de energia, terapias e conscientização, o término pode durar até metade do tempo que durou a relação, ou seja, em uma relação que durou um ano, o tempo para superá-la pode chegar a seis meses.

Ele te quer por perto para se sentir melhor com as ofensas que não hesita em falar! Ele se sente melhor assim, porque foi assim que aprendeu a ser tratado: com frieza , indiferença, mentiras e falta de amor! E sabe o que é pior de um homem assim? Tudo o que você fizer ou fez de bom, ele irá dizer que não te pediu!

A palavra humilhação até dói dentro de nós, ninguém quer ser humilhado e qualquer humilhação que sofremos machuca muito, e deixa marcas indeléveis que parecem ser eternas dentro do nosso coração, mas, por vezes, não percebemos que as nossas atitudes humilham os outros.