Porque so3 é apolar?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Como a molécula de trióxido de enxofre apresenta no seu átomo central 3 nuvens eletrônicas (2 ligações dativas e uma ligação dupla) e 3 átomos do mesmo elemento (oxigênio) ligados a ele, ela é apolar.

SO3: apresenta geometria trigonal por ser uma molécula tetratômica sem par de elétrons no átomo central. O enxofre central apresenta seis elétrons na camada de valência e utiliza dois na ligação dupla e outros dois em cada uma das duas dativas, não sobrando elétron não ligante.

Determinar a polaridade a partir da relação entre nuvens eletrônicas e ligantes

  1. Se o número de ligantes iguais for igual ao número de nuvens no átomo central, a molécula é apolar;
  2. Se o número de ligantes iguais for diferente do número de nuvens no átomo central, a molécula é polar.

O Ozônio (O3), embora seja uma substância simples, apresenta uma discreta polaridade, devido a sua geometria angular e à existência de um par eletrônico não compartilhado do átomo central. – Moléculas assimétricas: são polares.

Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar.

Para determinar se a molécula é polar, basta verificar se o número de nuvens existentes no átomo central é diferente do número de átomos iguais ligados a ele.

A molécula será apolar sempre que a somatória dos vetores momento dipolar entre os átomos for igual a zero. Nessa molécula, temos vetores momento dipolar: 1 vetor do carbono em direção ao oxigênio (à esquerda); 1 vetor do carbono em direção ao oxigênio (à direita).

O que é Trióxido de Enxofre (SO3) - Definição
Trióxido de enxofre ou óxido de enxofre VI, é um sólido fumegante sem cor, que possui três modificações cristalinas. O SO3 é preparado através da oxidação do dióxido de enxofre com oxigênio, na presença do catalisador óxido de vanádio V.

Os óxidos ácidos também chamados de anidridos são aqueles que reagem com a água e originam um ácido e que também reagem com uma base e geram água e um sal. Alguns exemplos de óxidos ácidos são: CO2, SO2, SO3, P2O5, Cl2O6, NO2, N2O4, N2O5, etc.

Quando o vetor momento dipolar resultante der igual a zero, a molécula é apolar, mas se der diferente de zero, ela será polar.

Ligação covalente apolar: Quando a ligação ocorre entre dois átomos de um mesmo elemento químico, não há diferença de eletronegatividade entre eles e, por isso, a distribuição dos elétrons ao redor do núcleo de ambos os átomos é simétrica e não há formação de polos carregados positivamente ou negativamente na molécula.

Essas moléculas não possuem regiões com cargas parciais positivas ou negativas, então elas não são atraídas eletrostaticamente pelas moléculas de água. Assim, em vez de dissolver-se, substâncias apolares (como, por ex., os óleos) permanecem separadas e formam camadas ou gotículas quando acrescentadas à água.

Uma ligação covalente é apolar quando apenas átomos de um mesmo elemento químico estão unidos; já quando são elementos diferentes, há diferença de eletronegatividade e a molécula é polar.

Óxidos de enxofre (SO2 e SO3): sua emissão pode se dar naturalmente pela decomposição de matérias orgânicas ou por meio de atividades vulcânicas, e também por meio da queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo) e processos industriais.

nós temos duas ligações. da ativas não que o oxigênio seja carente mas para justificar a estrutura do interior que não têm chover e esses dois pares eletrônicos serão árvores idos para o esses dois pares serão favorecidos para o outro.

Apenas o SO2 é solúvel em água por ser polar. Essa polaridade é devido a geometria angular, formada pela repulsão dos pares de elétrons não compartilhados no àtomo de enxofre.

O CO2 tem duas ligações polares, pois o oxigênio é mais eletronegativo que o carbono. Como a molécula é linear, a atração eletrônica do oxigênio “da esquerda” é contrabalançada pela atração do oxigênio “da direita” e, como resultado, temos uma molécula apolar.

OS OPOSTOS NÃO SE ATRAEM
Ela sugere que a água é polar e o óleo é apolar e, dessa forma, por apresentarem essa diferença de polaridade, eles não se misturam. É fato que substâncias apolares e polares se dissolvem melhor entre si, mas essa não é uma regra generalizada.

Os compostos iônicos são carregados de cargas elétricas positivas (cátions) e negativas (ânions) e, portanto, apresentam pólos. As substâncias iônicas se tornam instáveis, pois reagem facilmente com outros compostos. Polaridade das ligações iônica e covalente.

Existem três aspectos que devem ser considerados quando analisamos a solubilidade dos compostos orgânicos em água e entre si, que são: a polaridade, as forças de atração intermolecular e o tamanho da cadeia carbônica.

Significado de Polaridade
substantivo feminino Característica do que é polar, do que possui pólos. [Física] Propriedade positiva ou negativa dos pólos de um ímã. Característica do que possui qualidades ou formas distintas em relação a outra coisa: polaridade de opiniões.