Porque só vemos o Cruzeiro do Sul?

Perguntado por: asoares9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

Mas na realidade é fácil, pois somente o Cruzeiro do Sul tem, em sua proximidade, duas estrelas de forte brilho: Alfa Centauri e Beta Centauri. Estas estrelas são conhecidas aqui no Brasil como “guardas” ou “guardiãs” da cruz, pois como que apontam para o Cruzeiro do Sul, facilitando sua localização no céu.

Essa constelação ocupa uma posição estratégica no chamado sul global, ou seja, no Hemisfério Sul. A ponta inferior da constelação, que possui formato de cruz, indica a posição geográfica do Hemisfério Sul.

O Cruzeiro do Sul é uma constelação que permite identificar o ponto cardeal sul. No polo sul celeste não existe nenhuma estrela suficientemente brilhante para que seja facilmente identificável. Por este motivo, utiliza-se o braço maior do Cruzeiro do Sul para localizar aquele ponto cardeal.

Para encontrar o Cruzeiro do Sul você pode recorrer a duas estrelas da constelação do Centauro, muito brilhantes, conhecidas como guardiãs da cruz. Elas estão sempre próximas do Cruzeiro do Sul, como se estivessem guardando a cruz e apontando sua direção: Alfa do Centauro e Beta do Centauro.

Galáxia de Andrômeda

A Galáxia de Andrômeda recebe esse nome por se localizar na constelação de Andrômeda.

Sirius

Sirius, da constelação de Cão Maior, é a estrela mais brilhante do céu noturno visível a olho nu. O nome do astro vem do grego “seirios”, que significa “brilhante”. A estrela Sirius é também uma das mais próximas da Terra, situada a apenas 8,6 anos-luz.

O que representa as estrelas do Cruzeiro? As cinco estrelas brancas na verdade estão dispostas como a constelação Cruzeiro do Sul, que, além de ser um dos principais símbolos do Brasil, inspirou o nome do clube em 1942, quando ele deixou de se chamar Palestra Itália.

Faz divisa com os municípios de Lajeado, Estrela, Bom Retiro do Sul, Mato Leitão, Venâncio Aires e Santa Clara do Sul.

No hemisfério Sul, as estrelas movem-se todas em torno de uma região muito escura, que se designa por Saco de Carvão. A Estrela Polar indica sempre a direcção do norte e só é visível no hemisfério Norte.

Parece complicado localizar o Cruzeiro do Sul, já que há muitas “falsas” cruzes no céu, que podemos formar com várias outras quatro estrelas. Mas na realidade é fácil, pois somente o Cruzeiro do Sul tem, em sua proximidade, duas estrelas de forte brilho: Alfa Centauri e Beta Centauri.

No final de agosto o Cruzeiro do Sul nasce ao alvorecer e se põe antes da meia noite. No final de setembro e início de outubro podemos ver o Cruzeiro do Sul no início e nos finais das noites (Pouco depois que o Sol se põe o Cruzeiro do Sul também se põe, para novamente nascer pouco antes do amanhecer).

O cruzeiro constitui uma cruz monumental em pedra, geralmente colocada sobre uma plataforma formada por alguns degraus. Encontram-se predominantemente junto de igrejas, adros, praças, cemitérios, encruzilhadas e outros caminhos a assinalar percursos habituais de procissões religiosas.

A Cruzeiro do Sul Virtual e a Universidade Cruzeiro do Sul são mantidas pela Cruzeiro do Sul Educacional. A estrutura da Cruzeiro do Sul Virtual abrange uma Biblioteca Multiplataforma que está disponível em versão web e app (Android e IOS) com mais de 8 mil títulos.

A forma de ensinar da Cruzeiro do Sul Educacional permeia os cursos presenciais, a distância 100% on-line, EAD Semipresencial e EAD com aulas ao vivo, respeitando e potencializando as características de cada um. *EAD Semipresencial e EAD com aulas ao vivo são metodologias do Ensino a Distância.