Porque só tem panda na China?

Perguntado por: omendes2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

A partir do final dos anos 1950, a China presenteou países com pandas gigantes, como um sinal de amizade e aliança diplomática. A China começou a usar pandas nas relações internacionais possivelmente no século 7, quando a imperatriz Wu Zetian enviou dois ursos, provavelmente pandas, ao Japão.

Esses animais habitam as montanhas do Nepal, Myanmar e China central. O panda-vermelho não é um urso e pertence à família Ailuridae.

O simbolismo do urso panda
Força gentil; Paz; Boa sorte e visão positiva da vida; Conexão com a sabedoria oriental.

Fica dentro do Bosque de Chapultepec.

Embora os pandas sejam mais conhecidos por seu único representante vivo, o panda-gigante, havia uma série de espécies relacionadas que percorriam a Europa e a Ásia. A espécie descoberta através dos artefatos do museu foi o último panda conhecido a viver na Europa, de acordo com o comunicado de imprensa.

Como em outras partes do mundo, os pandas são extremamente populares no Japão.

Pandas habitam florestas de bambu na China, mas foi na Amazônia que, em novembro, o balão do WWF-Brasil mostrou seu perfil 100% nacional: num sobrevôo sobre o encontro dos rios Negro e Solimões, a organizou fez um alerta para a gravidade do desmatamento na Amazônia.

leopardo das neves

Segundo a WWF, como no filme Kung Fu Panda, de 2008, o leopardo das neves é a maior ameaça ao panda, pois é seu principal predador. Além disso, assim como na história, apesar de desengonçado, o panda tem habilidades que podem lhe garantir a sobrevivência no caso de ser perseguido.

Com exceção da Rússia, que tem a maior população mundial de ursos pardos, a Finlândia está entre os três principais habitats desse animal na Europa, ao lado de Romênia e Suécia.

O urso pardo ocorre em partes da Rússia, Ásia central, China, Canadá, Estados Unidos (principalmente o Alasca), Escandinávia e região dos Cárpatos (especialmente a Romênia), Anatólia e Cáucaso.

Hoje, é encontrado apenas nos Alpes, nos Pirenéus, no Norte da Europa (Finlândia, Rússia, Suécia), nos Balcãs (uma pequena cordilheira situada em alguns países balcânicos como Grécia, Bulgária, Romênia e Eslovênia), e alguns poucos nos Montes Cárpatos.

Há 15 anos, o sabiá-laranjeira foi intitulado ave-símbolo do Brasil.

VOCÊ GOSTARIA de ter um panda-vermelho como animal de estimação? Ou um bicho-preguiça? E que tal um lóris-preguiçoso, um tipo de primata fofinho? No Brasil, criar espécimes da fauna silvestre sem a devida autorização de autoridades competentes é crime ambiental, conforme o Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais.

Não! Não existe nenhum país onde seja legalmente autorizado ter um panda como pet. Se você for encontrado com um, é bem provável que seja responsável perante a lei do seu país. Além disso, o governo chinês não autoriza a venda ou compra de pandas em nenhum lugar do mundo.

Panda albino, o mais raro do mundo, é fotografado pela 1ª vez em reserva natural na China.

O panda-vermelho é uma espécie “em perigo” de extinção. Estima-se que haja apenas 2500 exemplares em habitat natural. Veste de vermelho, tem bigodes brancos e já conta seis meses de vida.

Trata-se de um animal essencialmente arborícola, vivendo grande parte do tempo em cima das árvores, descendo ao solo somente em situações em que se faz extremamente necessária essa ação. De acordo com a IUCN, o panda-vermelho é encontrado atualmente no Butão, China, Índia, Mianmar e Nepal.

Os pandas são naturais de uma região da Ásia que abrangia China, Vietnã e Mianmar. Atualmente se concentram no sudoeste da China e no platô tibetano. Apesar de a caça ter sido reduzida, pandas caem em armadilhas para outros animais e sofrem principalmente com a perda de habitat.

Na época, estimava-se que havia 250 pandas na natureza e 50 em cativeiro. Hoje, existem aproximadamente 500 em zoológicos e reservas, e cerca de 1800 em cativeiro.

Urso panda é um animal mamífero encontrado na China que se destaca por sua pelagem característica e por sua dieta baseada na ingestão de bambu. Ouça o texto abaixo em aúdio!

A China retirou este ano o panda da lista de espécies em perigo de extinção, passando a ser considerado apenas “vulnerável”. Segundo a Administração Florestal chinesa, atualmente existem 1.864 pandas em liberdade e 673 em cativeiro, quase cinco vezes mais do que há 21 anos.