Porque só tem 4 evangelhos?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A Igreja está espalhada por todo o mundo e o mundo tem quatro regiões e, portanto, convém que existam apenas quatro evangelhos, como existem quatro pontos cardeais”.

Os Evangelhos do Novo Testamento, quatro relatos sobre a vida de Jesus aceitos por todas as igrejas cristãs, tradicionalmente são atribuídos a dois dos Doze Apóstolos (Mateus e João, filho de Zebedeu), a um companheiro do apóstolo Pedro (Marcos) e a um colaborador de São Paulo (Lucas).

Evangelista

  • Evangelho segundo Mateus.
  • Evangelho segundo Marcos.
  • Evangelho segundo Lucas.
  • Evangelho segundo João.

Os Evangelhos de São Mateus, São Marcos e São Lucas são chamados de "Sinóticos" (do grego syn , "juntos", e opsis , "visão") em virtude das semelhanças que apresentam em sua narrativa, linguagem, conteúdo, estrutura e outros elementos.

Resumo. João 1 João testifica que Jesus Cristo era um ser divino na vida pré-mortal e que Sua missão é permitir que todos sejam salvos.

Evangelho de Lucas
Lucas foi detalhista e mostra também o nascimento de João Batista e seu ministério.

A primeira multiplicação dos pães e peixes é o único milagre de Jesus relatado nos quatro Evangelhos.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

Lucas não conheceu Jesus pessoalmente. Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo. São Lucas, cujo nome significa “portador de Luz”, é padroeiro dos médicos e dos pintores.

Os quatro evangelhos do Novo Testamento relatam a vida e a missão do Salvador. Cada evangelho foi originalmente escrito como um testemunho independente do Salvador. Quando examinamos melhor cada testemunho individualmente, podemos apreciar perspectivas distintas ressaltando verdades importantes sobre Jesus Cristo.

São Marcos, Evangelista, não era um dos 12 Apóstolos: então quem era ele?

livros da Bíblia não encontramos a palavra 'Deus'? Ester e Cânticos.

Acredita-se que o primeiro evangelho tenha sido o de Marcos, escrito entre os anos 65 e 75 D.C.. Os evangelhos de Lucas e Mateus se basearam neste texto. O evangelho de Lucas foi escrito para convertidos não judeus e rastreia a genealogia de Jesus até Adão, fazendo dele uma figura universal.

Os Evangelhos de Marcos e João contam a história de Jesus Cristo, nosso Salvador, e são uma maneira linda de começar sua jornada.

  • Primeiro Passo: Evangelho de Marcos.
  • Segundo Passo: Evangelho de João.
  • Terceiro Passo: Antigo Testamento.
  • Quarto Passo: Novo Testamento.