Porque sinto Mal-estar e tontura na academia?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

Uma sensação de mal-estar seguida de náuseas e tontura pode acontecer com algumas pessoas após o exercício. Você já se sentiu assim? Isso acontece porque, ao fazermos treinos intensos, como os sprints ou exercícios metabólicos de musculação, é comum acontecer uma sensação de náuseas e tonturas.

“Náusea, assim como dor de cabeça, tontura e cãibras durante ou após um treino longo ou intenso são sintomas comuns de desidratação”, explica a médica Julia Canali, diretora da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

A boa alimentação e hidratação é fundamental para quem pratica exercícios físicos com regularidade. Durante as atividades físicas, o corpo pode fazer esforços aos quais não está acostumado. Os músculos acabam se cansando e podem até mesmo ficar doloridos após a prática.

Na musculação, é importante repousar de um a dois minutos entre um aparelho e outro. Essa pausa serve para baixar os batimentos do coração e não deixar a pressão ir às alturas. Os intervalos, aliás, são uma oportunidade para verificar se o sistema cardiovascular está se comportando direitinho.

O significativo conflito de diferentes tecidos no corpo, todos exigindo oxigênio, pode ser uma das razões pelas quais a sensação de náusea aparece durante ou após uma sessão de exercício. O corpo tem que adaptar o fluxo sanguíneo aos tecidos à medida que a demanda muda.

Em pessoas que não estão acostumadas com a intensidade do exercício que estão praticando, pode ocorrer uma queda brusca da pressão arterial ao terminar o treino. Imagine que o sangue está muito mais concentrado nos músculos que estão sendo exercitados e, subitamente, esses músculos param de contrair.

Melhores suplementos para ganhar força e energia no treino

  1. 1 – Creatina. ...
  2. 2 – Composto de aumento de testosterona e vasodilatador. ...
  3. 3 – Cafeína. ...
  4. 4 – Beta alanina. ...
  5. 5 – Citrulina malato. ...
  6. 6 – Magnésio.

Na prática, mal-estar pode ser simplesmente a sensação de que não está completamente bem e saudável. De fato, é algo bem comum durante períodos que antecedem doenças em geral, como gripes e resfriados. Também é recorrente a queixa de mal-estar no corpo quando estamos nos recuperando de uma doença.

O que comer no jantar pós-treino?

  1. Opção 1: crepioca (ovos e tapioca) de frango.
  2. Opção 2: sanduíche de patê de atum ou de frango.
  3. Opção 3: omelete com cenoura, ervilha e milho.
  4. Opção 4: wrap de frango (ou pão sírio), com alface e tomate.

A falta de energia pode estar ligada por estresse, cansaço acumulado e aí você não tem ânimo para fazer outras coisas, ter dias de sono de má qualidade, ter uma alimentação pobre em nutrientes, não hidratar seu corpo da maneira correta ou até mesmo problemas na tireoide.

Isso pode ocorrer pois uma mudança simples de posição é um fator que pode interferir na sua pressão arterial e levar a tonturas e/ou desmaios. Essa queda de pressão provocada pela mudança de posição é chamada de hipotensão ortostática (HO) ou hipotensão postural.

Em períodos de calor, práticas de atividade física podem ser perigosas para todas as pessoas, mas principalmente àquelas com problemas cardiovasculares. Pacientes que sofrem de pressão baixa ou pressão alta são bons exemplos nesse sentido.

Pessoas ansiosas tendem a ter um sono prejudicado, normalmente, por episódios de insônia. Fazer atividades físicas frequentemente ajuda muito nessa questão. Mas é importante ter um cuidado: evite realizá-las no período da noite, já que esse horário pode acabar deixando você ainda mais acordado.

Afirma ainda que, durante a prática de exercício físico, ocorre liberação de endorfinas associadas ao bem-estar e, em casos de estresse, ansiedade ou depressão, em que há desequilíbrio de neurotransmissores, as atividades físicas podem auxiliar no controle, promovendo ainda benefício fisiológico.

Quem tem ansiedade pode tomar? Essa é uma das principais dúvidas quando se fala em mitos e verdades sobre o pré-treino. Não há grandes contra indicações diretas caso o pré-treino em questão seja composto pelas substâncias mais tradicionais, como os termogênicos.

O mal súbito ou morte súbita ocorre quando há uma parada cardíaca, ou seja, o músculo cardíaco para de bombear o sangue e o organismo entra em colapso.

O que não pode comer quando está malhando? Não apenas quem está malhando, mas também aqueles que desejam adotar uma alimentação mais saudável, devem evitar comer produtos ricos em calorias e pobre em nutrientes. Além disso, frituras, gorduras hidrogenadas e açúcares refinados devem ser evitados ao máximo.

As frutas contribuem para o ganho de massa muscular, além de ajudarem na prevenção de cãibras, na hidratação do corpo, na melhora da circulação etc. As frutas mais indicadas para uma boa alimentação antes do treino são: banana, abacate, melancia, uva e laranja.

Pães, torradas, biscoitos, arroz, macarrão e batata são ótimas opções para consumir antes de praticar alguma atividade física.

Suplementos para Ganhar Força

  1. Creatina. A creatina é uma substância composta por três aminoácidos, arginina, glicina e metionina. ...
  2. Pré-Treino. ...
  3. Vasodilatador.

8 ideias de pré-treinos que dão energia para malhar

  1. Iogurte natural. O iogurte natural é uma excelente opção de pré-treino, principalmente se consumido com algumas frutas picadas. ...
  2. Açaí ...
  3. Ovo. ...
  4. Guaraná ...
  5. Suco de laranja. ...
  6. Aveia. ...
  7. Batata-doce. ...
  8. Banana.