Porque Seth matou Hórus?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Algumas versões contam que na verdade ele traído por Néftis com Osíris, daí seu assassinato.

Filho de Rá e Nut, é considerado o deus das tempestades, dos raios e do vento, por este motivo acabou sendo identificado aos deuses estrangeiros e isso levou as pessoas a prestarem adoração a esses deuses similares, o que levou Seth a se tornar inimigo dos deuses devido os conservadores nativos do Egito.

Hórus, filho de Ísis e Osíris, derrotou, mais tarde, Seth numa grande batalha e tornou-se senhor da terra.

A lenda volta ao Egito, onde, em uma luta o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, que acabou sendo substituído por um amuleto, que deu origem então ao que hoje é conhecido como o olho de Hórus.

1. Hórus vivo. Termo utilizado para se referir aos faraós ou egípcios que eram semi-entidades. Só porque fulano tem descendência egípcia, ele se considera o Hórus vivo brasileiro, e que por isso devemos respeitá-lo e tratá-lo como uma semi-entidade.

Hórus era o deus dos céus, representado pelos egípcios como um falcão. Era o protetor da humanidade, da realeza e patrono dos homens jovens. Os deuses egípcios acreditavam que eram encarnações desse deus.

A representação de Osíris é de um rei mumificado com barba e a cabeça adornada com uma coroa. A pele é esverdeada ou preta, como forma de indicar que está, de fato, morto.

porco

O porco era um animal sagrado para Set, deus do caos. Segundo a mitologia do Egito, ele assumiu a forma de um porco, cegou o deus Hórus e desapareceu.

Néftis

Na mitologia desenvolvida na cidade de Heliópolis, Néftis era esposa do deus Seth, que era estéril, e para poder conceber um filho se disfarçou de Isis, que era casada com Osíris, e passou uma noite com o marido de sua irmã. Desse ato nasceu Anúbis, deus da mumificação.

Anúbis era um deus egípcio representado com rosto de chacal e conhecido por ser o deus dos mortos e da mumificação. Anúbis era um deus presente na religiosidade do Egito Antigo e era considerado o deus dos mortos e da mumificação.

Filho de Geb (a terra) e de Nut (o céu), irmão de Ísis, Osíris e Néftis, esta divindade passou a estar associada ao caos e à maldade, a partir da Época Baixa, com a popularização do culto de Osíris.

Amon-Rá ou Rá-Atum: Primeiro Deus do Panteão de deuses Egípcios. Responsável pela criação do mundo. É representado com o sol ou com a cabeça de uma ave de rapina no lugar da própria cabeça. Para os egípcios os faraós eram a reencarnação do deus Rá.

O deus Hórus é o deus solar dos céus e um dos mais importantes da mitologia egípcia. A imagem de Hórus está associada ao firmamento, e portanto, ele representa a luz, o poder e a realeza.

Filhos de Hórus é a designação dada a quatro deuses do Antigo Egito: Imseti, Hapi, Duamutefe e Quebesenuefe.

Nas histórias da mitologia egípcia, o deus Hórus teria perdido um dos olhos em uma batalha. Então, o Olho de Hórus concederia o poder da visão ampliada, a chamada intuição, e essa tatuagem ampliaria o poder de sexto sentido. Assim, alertando quando algum inimigo quer te prejudicar ou falsos amigos que podem te trair.

Separamos abaixo algumas dicas de como ativar o terceiro olho:

  1. Cultive o silêncio. Para ser capaz de receber as mensagens que o terceiro olho nos envia, precisamos ser capazes de acalmar e silenciar nossa mente. ...
  2. Aprimore sua intuição. ...
  3. Alimente sua criatividade. ...
  4. Coloque os pés no chão.

A ligação de Hórus com a guerra tem relação com o mito que narra as batalhas que esse deus travou com Set, o seu grande inimigo. Os egípcios acreditavam que os olhos de Hórus eram o Sol e a Lua e que por meio deles ele observava tudo o que acontecia na Terra.

Representado com as formas da ave íbis ou de um babuíno, deus Toth era relacionado pelos antigos egípcios à escrita e à sabedoria.

Origem do Olho de Hórus
De acordo com esse mito, o deus Hórus entrou em um confronto mortal com o deus Set e venceu. Porém, nessa batalha fatal, acabou perdendo seu olho direito. Portanto, para substituí-lo, mandou fazer um amuleto com o mesmo formato de seu olho, mas formado por serpentes.

Poderes e habilidades
Hórus tem força e agilidade sobrehumanas. Também um deus da guerra, é exímio combatente armado e desarmado, e como um deus da caça, pode abater ou capturar qualquer animal (mortal ou divino).