Porque ser solteira incomoda?

Perguntado por: gagostinho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Por que incomoda tanto? Em seus estudos, Bella De Paulo e Wendy Morris perceberam que pessoas solteiras são socialmente percebidas como tímidas, infelizes, solitárias, inseguras e inflexíveis. E, claro, se tal condição se apresentar depois dos 30 anos, quando a pressão social aumenta, é ainda pior.

Pontos negativos: Solidão: Solteiros podem se sentir solitários, especialmente se não tiverem uma rede de apoio sólida. Menor suporte emocional: Sem um parceiro, os solteiros podem ter menos apoio emocional em momentos difíceis.

Ser solteiro não é uma coisa ruim. É um tipo de relacionamento em que você é sempre a pessoa mais importante do mundo. Divirta-se com seus amigos, família, animais de estimação. Pratique a felicidade.

No atual momento em que vivemos – em um contexto de pandemia e isolamento social – três anos sem namorar é absolutamente normal e não deve gerar nenhum tipo de preocupação.

Estar sozinho não é sinônimo de solidão, assim como ser casado não significa ser dependente do outro. Entenda que, para ser feliz, não é necessário estar com alguém. É perfeitamente possível realizar muitas coisas legais estando solteiro: viajar, estudar, se aprimorar na carreira e conhecer pessoas.

De acordo com diversas pesquisas, namorar leva a menos despesas do que estar solteiro. No entanto, para Guilherme Baia, planejador financeiro, isso é muito relativo, porque depende do local em que se vive e do estilo que se tem.

2 - Solteiros podem desfrutar de mais autonomia e satisfação
"Solteiros perseguem o que importa mais para eles, (como) trabalhos mais significativos e mais crescimento pessoal", argumenta. E, com mais autossuficiência, essas pessoas tinham menos chance de experimentar sentimentos negativos.

Já no século 19 havia pesquisas que indicavam que pessoas casadas levavam vidas mais saudáveis, e estudos mais recentes mostraram que elas tinham risco menor de pneumonia, câncer, problemas cardíacos ou de serem submetidas a cirurgias do que pessoas que vivem sozinhas.

O casamento pode fazer bem ao coração. É isso que aponta uma pesquisa realizada na Finlândia, que descobriu que pessoas casadas têm menos chances de sofrer um ataque cardíaco e, na ocorrência de um problema desses, têm mais facilidade de se recuperar.

A vida de solteiro pode ter alguns momentos de solidão, mas a vida é isso, são altos e baixos e não importa se você está casado ou não, estar casado não vai tornar a vida mais fácil. A solidão que os solteiros sentem às vezes pode ser até mesmo filosófica.

Construir a autoestima: a autoestima é muito importante para vencer o medo da solidão e de ficar solteiro. Assim, quando se tem autoestima baixa, é mais fácil desenvolver dependência emocional de outros indivíduos.

Ser casado traz às pessoas mais felicidade ao longo da vida do que ser solteiro. O impulso para a felicidade em estar casado também persiste até a velhice. O efeito positivo do casamento é ainda mais forte para aquelas pessoas que descreveram seu parceiro como seu melhor amigo.

Ela pode ter dificuldades sim relacionais, mas pode também procurar ajuda psicológica para entender os motivos do isolamento, se derivam de baixa auto-estima, medo de rejeição, ou simplesmente do fato de gostar de estar sozinha. O ponto de equilíbrio é o ideal e pode ser conseguido com terapia. Boa sorte.

Como ser feliz sozinha?

  1. Desenvolva amor-próprio. Feliz mesmo é quem que já aprendeu que não precisa estar com outra pessoa para se sentir bem. ...
  2. Trabalhe a sua autoestima. ...
  3. Cerque-se de amigos. ...
  4. Tenha hobbies. ...
  5. Reveja os seus valores pessoais.

Se ainda estiver difícil ver todos os benefícios da vida de solteiro, saiba que nada o impede de procurar um parceiro se estiver infeliz mesmo.
...
Aprecie a liberdade de passar o seu tempo como desejar.

  1. Dedique mais tempo aos hobbies. Você gostaria de escrever uma música? ...
  2. Empenhe-se nos estudos ou na carreira. ...
  3. Mime-se.

A psicóloga Sofia Taveira enumera 6 sinais que indiciam isso mesmo.

  1. Dependência emocional. ...
  2. Pressão social. ...
  3. Fuga de si própria. ...
  4. Aniquilou-se completamente. ...
  5. Medo de ficar sozinha. ...
  6. Continua a cometer os mesmo erros.

1) Solteiro Convicto: não pensa de jeito nenhum em arrumar um par e gosta da sua vida de solteiro. 2) Solteiro Contrariado: Quer um par mas não consegue fisgar ninguém. 3) Solteiro em cima do muro: Quer um relacionamento mas não consegue desapegar da vida e hábitos de solteiro.

Como muitas coisas, morar sozinho traz seus riscos e benefícios. A solidão tem sido associada à redução da saúde, do bem-estar e da capacidade cognitiva — mas morar sozinho nem sempre significa sentir-se só.

De acordo com o especialista comportamental, mulheres solteiras não só são mais alegres como têm probabilidade de viver mais que suas amigas casadas e com filhos.

O casamento eterno não é apenas um contrato legal temporário que pode ser encerrado a qualquer momento por qualquer motivo. Ao contrário, trata-se de um convênio sagrado com Deus que pode ser válido nesta vida e por toda a eternidade.