Porque sentimos angústia e tristeza do nada?

Perguntado por: dfogaca . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Como mencionado brevemente, a angústia pode estar associada a depressão, ansiedade, pânico, transtornos de humor e outras condições psicológicas. Ela pode ser a causa assim como um sintoma acentuado. Quando essa sensação é acompanhada de sintomas físicos extenuantes, o diagnóstico ocorre mais facilmente.

5 dicas de como tratar a angústia e se curar

  1. Pratique técnicas que aliviem a angústia. ...
  2. Alimente-se de forma adequada. ...
  3. Faça exercícios de baixa intensidade. ...
  4. Tenha um sono reparador. ...
  5. Procure ajuda especializada. ...
  6. 5 comentários sobre “5 dicas de como tratar a angústia e se curar”

Caracterizada por um sentimento negativo acentuado que parece não ter fim, a angústia costuma surgir sem causa aparente. Pode causar sintomas físicos como um aperto no peito, sensação de nó na garganta, peso sobre os ombros e nuca, tensão muscular, sensação de um buraco no estômago, entre outros.

No Salmo 119.143, Davi nos ensina que a palavra de Deus sempre é mais forte que a angústia: "Sobre mim vieram tribulação e angústia, todavia os teus mandamentos são o meu prazer". A angústia está presente, mas a alegria na palavra de Deus é maior.

O responsável por esse efeito é a adrenalina.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto – Psiquiatria Paulista.

Os pensamentos negativos estão presentes na tristeza e é uma reação comum. Já na depressão esses pensamentos ficam distorcidos, mais próximos da imaginação e distante da realidade. É também comum que, na depressão, a pessoa se sinta culpada por estar vivendo essa fase difícil.

O vazio no coração diz respeito ao vazio emocional que os seres humanos sentem. De modo geral, está relacionado às situações estressantes da vida. Eis o cenário: em um primeiro momento, você está desfrutando de um ótimo bem-estar. Porém, em outro momento, devido a alguma causa, o vazio emocional dá as caras.

Salmo 116 - Contra a Aflição
Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, eu te rogo, livra-me. Compassivo é o Senhor, e justo; sim, misericordioso é o nosso Deus. O Senhor guarda os simples; quando me acho abatido, ele me salva. Volta, minha alma, ao teu repouso, pois o Senhor te fez bem .

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

Conclusão: A angústia espiritual é um fenômeno presente na vida de pessoas com câncer e tem significativa relação com o uso, de maneira negativa, da religião/espiritualidade como forma de enfrentamento da doença. Descritores: Espiritualidade; Religião; Religião e Ciência; Neoplasias; Enfermagem.

Alivie a angústia por meio de técnicas
permanecer em silêncio, com a TV desligada, sem acompanhar notícias trágicas e outros conteúdos que sirvam de gatilhos para esse sentimento; ouvir uma música tranquila e respirar fundo; anotar em um papel o que causa a angústia, tirando esse sentimento da mente.

A mesma coisa acontece no cotidiano: geralmente, usamos angústia para nos referir a uma denominação mais ampla de sofrimento duradouro; já o termo ansiedade é ainda mais difundido para diversas manifestações emocionais e físicas, podendo abranger inclusive sensações de ânimo antecipatório, como quem diz que está ...

Causas da sensação de vazio
Ela pode se originar quando você leva uma vida indesejada, como um trabalho que não combina com você, um relacionamento com um parceiro insensível, uma relação instável com familiares, uma personalidade que em nada representa o seu verdadeiro eu, entre outros. Todos nós temos sonhos.

Nunca se esqueça desta palavra do Senhor: toda a tristeza pode ser convertida em alegria profunda, gloriosa e bendita, a qual ninguém pode roubar. Há um consolo, que é saber que Jesus Cristo não mudou. Ele é o mesmo de ontem e de hoje e será o mesmo amanhã.

A angústia pode estar relacionada com o medo de algo que não consigo definir, meus pensamentos deixam minha mente angustiada e acabo precipitando eventos irracionais que me levam a pensar no perigo que pode surgir no futuro, então surge o vazio e fico paralisado(a), incomodado(a) e assustado(a).

15 – Isaías 41:10
“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei;eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.”

Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais. Caso você se encaixe no que descrevemos, não se acostume ou ache que vai passar sozinho.