Porque Semp Toshiba virou TCL?

Perguntado por: oalegria . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

Inicia-se uma nova Joint Venture, agora com o gigante chinês, que é o segundo maior fabricante de televisores do mundo e o quinto maior fabricante mundial de painéis de LCD, passando a empresa a se chamar SEMP TCL e a oferecer ao mercado brasileiro três grandes marcas: SEMP, TCL e TOSHIBA.

A TCL Technology, chamada até 2020 de TCL Corporation, é uma empresa multinacional chinesa de eletrônicos com sede em Huizhou, na província de Guangdong fundada em 1981.

É que como já explicamos nesse post, Semp, Toshiba e TCL são da mesma fabricante (as marcas se uniram) e as vezes isso confunde um pouco o consumidor. Mas a qualidade é a mesma. Esse modelo aqui é uma smart TV 43 polegadas, também com Android TV e Chromecast integrados. A resolução da tela é de 1080px Full HD.

Em 2016, foi desfeita a parceria com a Semp, e os produtos da Toshiba deixaram de ser vendidos no Brasil até 2021, quando a marca retornou pelas mãos do grupo chinês Midea Carrier.

A marca Toshiba está de volta ao Brasil, no mercado de TVs que a consagrou nos anos 1990. Agora, a empresa não tem mais a parceria com a Semp, mas sim com outras duas empresas: a brasileira Multilaser e a chinesa Hisense — a qual foi a compradora da divisão de televisores da japonesa no final de 2017.

A SEMP TCL é uma empresa pioneira no mercado brasileiro de eletroeletrônicos, construindo, desde 1942, uma trajetória de 80 anos de incessante inovação. Foi a responsável pela fabricação dos primeiros aparelhos de TV e de rádio no Brasil.

História. A empresa foi fundada em 1981 com a marca TTK como uma fábrica de cassetes fazendo versões falsificadas dos cassetes da TDK. Em 1985, após ser processada pela TDK por violação de propriedade intelectual, a empresa muda o seu nome para TCL ao escolher as letras iniciais de Telephone Communication Limited.

Japan Industrial Partners

O conselho da Toshiba Corp aceitou uma oferta de compra de um grupo liderado pela empresa de private equity Japan Industrial Partners, valorizando a empresa em US$ 15,2 bilhões, segundo informou a empresa nessa na quinta-feira, 23.

então a TV tcl ela dura em torno de. 40.000 horas as TVs em geral eles não são medidas a duração dela por dias não são é por meses por semana sou por anos Não elas são medidas por horas então quer dizer que o quanto menos você usar a sua TV.

Dada a consideração, no setor de televisores, há muito tempo a liderança nas vendas tem sido da Samsung, que vende quase o dobro da sua concorrente direta LG. Mas em 2022, um revés ocorreu, e a vice-líder viu o segundo lugar sair de suas mãos e ir para a TCL.

Em julho de 2016, a brasileira SEMP estabelece uma parceria com a TCL, criando a empresa SEMP TCL, unindo a tradição, a base de mercado e a experiência de um lado com a força e o crescimento acelerado dos chineses.

A Semp TCL substituirá a marca Alcatel – a qual detém desde abril do ano passado – no mercado de smartphones do Brasil. Agora, a empresa dividirá os seus aparelhos em duas linhas, com os nomes da sua joint-venture.

Grupo TPV

O Grupo TPV, detentor da marca AOC, já se posiciona entre os maiores fabricantes de monitores do mundo.

Hisense

Desde 2017 a divisão de televisores da Toshiba pertence à chinesa Hisense e foi através da parceria da Hisense com a brasileira Multilaser, em 2021, que a marca de renome e de saudosa memória de quem viveu os anos 90 voltou ao Brasil.

Ela surgiu em 1977, com a união das empresas brasileiras SEMP (Sociedade Eletro Mercantil Paulista), fundada em 1942, e Toshiba Corporation do Japão, instituída em 1939. Inicialmente, a produção da companhia SEMP se restringia aos rádios, mas, em 1972, a empresa lançou a primeira TV em cores do país.

Continuar lendo Qual marca virou TCL?