Porque segunda terça quarta quinta e sexta tem feira?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Já o termo "feira" surgiu em português porque, na semana de Páscoa, todos os dias eram feriados, as férias, e o mercado funcionavam ao ar livre, as feiras. Preservando o domingo, dia do Senhor, como primeiro dia da semana, a igreja instituiu a secunda feira, a segunda-feira e assim sucessivamente.

No latim, feira era feria e significava data festiva. Era nessas ocasiões que as pessoas aproveitavam para fazer negócios (iam à feira). Daí vem segunda-feira, terça-feira…

Coube ao imperador romano Constantino bater o martelo e definir o calendário semanal com 7 dias, no ano 321 d.C., oficializando algo que já vinha sendo usado informalmente há mais de 400 anos na região. Foi ele também quem definiu o domingo como o primeiro dia da semana e o sábado como o dia de descanso.

“Todos os dias eram “feria”, de descanso, porque era a Semana Santa. Então, a primeira-feira existia, mas recebeu o nome de “Dominus Dei”, ou “dia do Senhor” (em homenagem à ressurreição de Cristo), de onde deriva o domingo”, explica a professora. “Já o sábado vem de “shabbat”, dia de descanso dos judeus”, conclui.

Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal.

De acordo com a História, por exemplo, juntar sete dias e chamá-los de semana vem da Babilônia, na Mesopotâmia. Os povos dessa região resolveram homenagear sete componentes do Sistema Solar que eram conhecidos até então: a Lua, o Sol e os planetas Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno.

domingo

No Brasil e em Portugal, assim como na Grécia, no Japão, na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e em países anglo-saxões em geral, por fundamentação bíblica e etimológica, o domingo é considerado o primeiro dia da semana. Na liturgia cristã, assim como no judaísmo, também é considerado o primeiro dia da semana.

O domingo veio de dies domini (“dia do senhor” em latim) e o sábado, do hebraico “sabbath” (descanso). Ninguém sabe por que todos os países latinos seguiram a ordem sobre o fim de semana, mas só Portugal obedeceu sobre os dias normais.

O fim de semana como instituição sagrada surgiu no início do século 20, seguindo a mesma lógica de quem, agora, defende que um terceiro dia de folga seja incorporado à rotina dos trabalhadores.

Quanto a sábado (que seria a «sétima»!) vem do latim «sabbatu-», proveniente, por seu turno, do hebraico «shabbath», 'descanso semanal'. O português é a única língua românica que usa a numeração ordinal para os dias da semana de segunda a sexta.

Origem dos nomes dos dias da semana
Na maior parte das outras línguas românicas, a sua origem são nomes de deuses pagãos romanos aos quais os dias eram dedicados, neste caso a quarta-feira era dedicada a divindade romana Mercúrio (este por sua vez inspirado no deus grego Hermes).

Até a Ressurreição de Jesus Cristo, Ele e Seus discípulos guardaram o sétimo dia como o dia santo. Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2).

Podemos afirmar que o domingo é o primeiro dia da semana, mas o primeiro dia útil é a segunda-feira. Numa tentativa de padronizar o primeiro dia da semana, em 2004, foi estabelecido pela Organização Internacional de Padronização na ISO 8601 que a segunda-feira seria o primeiro dia da semana.

Deus descansou de suas obras no sétimo dia, prover um exemplo para suas criaturas, sobre o que elas deveriam fazer também. Deus abençoe o dia de sábado. Deus separou um dia para uso sagrado. Deus descansou abençoou e santificou.