Porque se utiliza mais de um transformador em paralelo?

Perguntado por: oassis6 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Para que dois transformadores possam ser ligados em paralelo é necessário, além de terem razões de transformação iguais, que os valores eficazes das suas tensões nominais sejam iguais.

A condição para colocar dois transformadores em paralelo, devemos ter tensões de curto-circuito muito próximas, logo a razão entre eles deve ser a mais próxima de 1 possível.

Assim, podemos ligar os primários dos transformadores em paralelo à rede de energia, alimentando-os da forma convencional. No entanto, os secundários que serão ligados em série podem ser colocados em fase ou em oposição de fase o que nos leva a duas possibilidades.

Em geral, é o tipo de ligação mais utilizada em instalações elétricas residenciais e industriais pois permite que cada componente seja ligado independente no circuito. Desta forma, este tipo de circuito proporciona maior autonomia quanto as ligações elétricas, facilitando inclusive manutenções futuras.

O circuito em paralelo é mais utilizado em instalações elétricas prediais e industriais, isso porque uma de suas vantagens, é a tensão elétrica em todas as cargas será a mesma,127V; 220V; 380V dependendo do circuito.

pode utilizar sim, mas lembre-se de que o transformador tem uma potência máxima que ele consegue alimentar, caso você não ultrapasse este limite não terás problemas... pode-se ligar quantos equipamentos for necessário, mas a soma das potências dos equipamentos não devem ultrapassar o limite do transformador.

Os transformadores de energia são usados para aumentar e diminuir os níveis de tensão nas linhas de energia que transportam corrente alternada. A transferência de potência com tensões mais elevadas resulta em menores perdas e, por isso, é mais utilizado para o transporte de energia de longas distâncias.

Um transformador não funciona com corrente contínua e sim com corrente alternada pois eles precisam de variação no fluxo magnético. Antes que a voltagem chegue até os centros consumidores ela precisa ser reduzida e bem distribuída pois, não é interessante para o consumidor receber altas tensões.

Se ligarmos o transformador invertido a alta corrente é limitada pela lâmpada que então acende com brilho normal. Se tentarmos medir a tensão no outro enrolamento, dependendo do multímetro usado podemos ter um valor muito acima do esperado.

Os tipos de transformadores de energia elétrica são os seguintes: – Transformador de corrente elétrica; – Transformador de potência; – Transformadores de distribuição; – Transformadores de força.

I - Os transformadores só funcionam com correntes alternadas, uma vez que é necessário que surjam variações de fluxo de campo magnético para que se induzam correntes elétricas no enrolamento secundário.

Boa tare Wellington, depende se o transformador que tem possui potencia de gerar carga para os dois aparelhos pode ligar sim. Entretanto ao invés de colocar um T use um filtro de linha pois o ligar e desligar do motor da geladeira pode aquecer e derreter esse adaptador que geralmente são de baixíssima qualidade.

A principal desvantagem da ligação em paralelo é que o consumo de energia é muito maior, pois sua carga dissipa mais potência. Além disso, o aumento da ligação em paralelo pode ser um problema porque a corrente elétrica se divide de forma proporcional para manter a mesma tensão da carga.

Qual tipo de ligação é melhor a ligação em série ou a ligação em paralelo? Não existe qual é a melhor. Cada uma serve para determinado projeto.