Porque se usa verde no centro cirúrgico?

Perguntado por: rmoura3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

Embora, poucas pessoas tenham pensado nisso, existe uma razão importante para essa regra. As cores azul e verde são opostas ao vermelho (a cor do sangue) na “roda das cores” e por isso são cores adequadas para melhorar a visão dos profissionais durante o procedimento.

A principal função do design e cores em ambientes hospitalares é causar sensações de tranquilidade, calma e alívio, que sejam capazes de eliminar a tensão dos pacientes e, assim, contribuir em sua recuperação e hospedagem.

O Azul e o verde, de acordo com o círculo cromático, são escolhidas porque são opostas ao vermelho. Como os médicos, enfermeiros e a equipe técnica passam muito tempo olhando para sangue e órgãos, isso tira a sensibilidade da visão para as nuances róseas do interior do corpo.

A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. É cor da natureza viva. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.

O verde é sempre identificado por representar a natureza e a esperança. Mas também simboliza o equilíbrio, a tranquilidade, a juventude, liberdade, renovação, crescimento e boa sorte.

UNIFORMES PRIVATIVOS OU VESTES CIRÚRGICAS
São constituídos de jaleco e calça, geralmente confeccionados com tecido de algodão, não esterilizados e reprocessáveis. Seu uso é restrito ao interior do CC e devem ser trocados pelos profissionais em operações com tempo prolongado.

O motivo dos médicos não usarem branco na cirurgia é uma curiosidade muito interessante, por isso, merece ser compartilhada. Basicamente, os cirurgiões passam tempo demais olhando para a cor vermelha do sangue.

Uniformes privativos ou vestes cirúrgicas
As vestes devem ser usadas apenas dentro da área do Centro Cirúrgico. Porém, alguns hospitais podem exigir o uso de jaleco ou não há restrições para sair do ambiente cirúrgico com as vestes.

Embora poucas pessoas tenham pensado nisso, existe uma razão importante para essa regra. As cores azul e verde são opostas ao vermelho (a cor do sangue) na “roda das cores” e por isso são adequadas para melhorar a visão dos médicos durante o procedimento. Observe a figura abaixo.

Verde: pouco urgente, pode aguardar assistência médica ou ser encaminhado para o CAIS. Têm um tempo aceitável de espera de até 2 horas.

A utilização de roupa privativa em unidades fechadas ou específicas representam mais que uniformização da equipe, são também importantes para que os profissionais não contaminem suas roupas, e que assim, sejam vetores de contaminação.

O cinto deu lugar a uma faixa na parte de trás, que deveria cumprir sua função de ajuste. No entanto, sua utilidade acabou ficando restrita à estética da peça, sendo usada hoje em dia para pendurar o jaleco ao ombro depois da aula ou do serviço (ou para puxar o aluno que quer fugir da aula, rsrs).

No entanto, se você opta pelo branco e se compromete a manter a higiene, sai na frente. Além disso, a roupa pode ficar restrita ao expediente. Assim, você só vai usá-la quando realmente estiver na clínica ou consultório. Assim, os riscos de contaminação são menores.

É a cor que significa vigor, juventude, frescor, esperança e prosperidade, representando segurança, saúde, vida e liberdade. Essas associações naturais significam que o verde é uma cor pacífica, com qualidades relaxantes que dão equilíbrio, harmonia e estabilidade.