Porque se usa roupa branca na Umbanda?
O intuito tradicional de usar o branco é pedir paz e agradecer as bênçãos da semana. Na cultura yorubá, a cor branca pertence aos Irúnmolé's funfun (Divindades da cor branca), sendo Òsàlá (Oxalá) o principal Irúnmolé ou Òrìsà dessa cor.
O que significa se vestir de branco?
A cor branca significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de "cor da luz" porque reflete todas as cores do espectro. A cor branca reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total. O branco é símbolo da paz, da espiritualidade, da inocência e da virgindade.
Quais são os orixás da Umbanda branca?
Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.
Qual orixá representa a cor branca?
A cor referente a Oxalá é o branco, justamente por fazer referência ao seu espírito puro, positivo e bondoso, que transborda amor e carinho. Sempre em busca da justiça, Xangô é um orixá muito sábio, que representa a lei de causa e efeito.
Por que macumbeiro usa branco?
“No candomblé, o uso da cor branca além de representar a pureza e resguardar os Omo Òrìsá [filhos dos orixás] de coisas ruins, é também usada em sinal de respeito à importância hierárquica do pai do branco.
Qual a diferença entre macumbeiro e umbandista?
Deste modo, macumbeiro é o indivíduo que toca tal instrumento. No Brasil, a palavra "macumba" designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o "ebó" ou "padê". Já na Umbanda seria "despacho".
Como pedir licença pra entrar no terreiro?
Em respeito a energia de grande força de Exu, costuma-se pedir licença antes de adentrar aos espaços destinados à eles. Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”.
Porque Oxalá veste branco?
Chamado de Senhor da criação, tudo de Oxalá é branco, representando assim a pureza e a ética moral da qual Oxalá é revestido. Desta forma, além de representar a pureza, o branco também é usado em sinal de respeito à importância hierárquica de Oxalá no principio criador.
Como se vestir para ir na Umbanda?
Roupas e sapatos
O terreiro é um local sagrado, tal como outra instituição religiosa. Para ele se reserva o máximo de respeito. Sendo assim, roupas curtas, muito justas, transparentes e decotadas não condizem com o ambiente. Recomenda-se de forma geral, roupas confortáveis, brancas ou claras.
Pode usar preto na Umbanda?
em algumas nações de candomblé e na umbanda quarta é dia de Oyá e Xangô. de qualquer forma, babalorixás/yalorixás costumam aconselhar a não vestir preto, independentemente do dia.
Quem usa guia branca?
Já a guia de proteção é uma guia para uso diário, geralmente usa-se a branca de Oxalá, ou a do Guia de cabeça do filho de fé. Essa guia pode ser adquirida nos templos, onde são feitas dentro de preceitos ritualísticos para lhes conferir força espiritual.
Qual Exu que usa branco?
- Lalu Esù: dos caminhos de Oxalá. Não deve beber cachaça nem dendê. Veste-se de branco. Vem, também, para outros Orixás.
Qual a diferença da Umbanda branca?
Aliás, conforme os membros da LBMJ costumam repetir, a "umbanda branca" (tipo de umbanda praticado pela LBMJ) é um tipo de ritual umbandista que está entre a umbanda sete-linhas, mais próxima do candomblé, e o espiritismo kardecista.
Qual é a cor do Exu?
As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.
O que significa a cor branca no espiritismo?
A cor branca para a espiritualidade
Por ser a junção de todas as cores, na espiritualidade o branco representa a perfeição, esterilidade, inocência e rendição.
Como saber qual é seu santo?
No Candomblé, os Orixás são descobertos pelos praticantes somente no momento que se faz a cabeça. Mas através dos búzios, as Mães e Pais de santo podem conseguir identificar qual é o Orixá que está à frente de cada pessoa. Também é interessante destacar que na Umbanda, o processo acontece de forma semelhante.
Por que a Umbanda usa santos católicos?
Na tentativa de defender a religiosidade e a identidade de um povos, eles mantiveram a crença através dos Otás [pedras]. Assim, cada Orixá tinha sua pedra - colocada dentro imagens que representam os santos católicos - reverenciada sem a opressão dos senhores.